Linux mint como deixar mais rápido

Tenho um HD de 160gb e 4gigas de RAM tenho instalado Linux Mint estou começando a usar para aprender e quando ligo o PC ele demora um pouco para carregar o sistema quero saber se tem como deixar o sistema mais rápido e iniciar mais rápido também estou no aguardo obrigado…

1 curtida

@JG22 , pode dar uma olhada?

Caso esteja usando o linux mint cinnamon, seria uma boa ir pro linux mint xfce.

Olá e boas vindas ao fórum :wave:
Como o David sugeriu, uma boa seria usar o Mint XFCE, caso esteja no Cinnamon ou Mate. Outra sugestão seria trocar o Mint pelo Manjaro minimal com XFCE, pois base Arch tende a ser um pouco mais performático.

1 curtida

Olá, HDs de 160GB não são fabricados faz um tempo, tem uma boa chance dele não estar mais íntegro e ter algum bad block, isso pode causar lentidão no sistema.

HD não tem prazo de validade.

Não, mas eles se deterioram pela utilização.

4 curtidas

Você pode tentar desabilitar alguns aplicativos da inicialização (Configurações > Preferências > Aplicativos da Inicialização) e desinstalar aplicativos que não use (não sei se ajuda muito).

Seria bom também você informar qual seu processador, acho que tem mais impacto na performance do que o resto.

1 curtida

Exato, já passou muita máquina com problema no HD na minha mão, ter um HD integro é crucial para um bom funcionamento do sistema, independente de qual sistema operacional.

3 curtidas