Tenho um HD de 160gb e 4gigas de RAM tenho instalado Linux Mint estou começando a usar para aprender e quando ligo o PC ele demora um pouco para carregar o sistema quero saber se tem como deixar o sistema mais rápido e iniciar mais rápido também estou no aguardo obrigado…
@JG22 , pode dar uma olhada?
Caso esteja usando o linux mint cinnamon, seria uma boa ir pro linux mint xfce.
Olá e boas vindas ao fórum 
Como o David sugeriu, uma boa seria usar o Mint XFCE, caso esteja no Cinnamon ou Mate. Outra sugestão seria trocar o Mint pelo Manjaro minimal com XFCE, pois base Arch tende a ser um pouco mais performático.
Olá, HDs de 160GB não são fabricados faz um tempo, tem uma boa chance dele não estar mais íntegro e ter algum bad block, isso pode causar lentidão no sistema.
HD não tem prazo de validade.
Não, mas eles se deterioram pela utilização.
Você pode tentar desabilitar alguns aplicativos da inicialização (Configurações > Preferências > Aplicativos da Inicialização) e desinstalar aplicativos que não use (não sei se ajuda muito).
Seria bom também você informar qual seu processador, acho que tem mais impacto na performance do que o resto.
Exato, já passou muita máquina com problema no HD na minha mão, ter um HD integro é crucial para um bom funcionamento do sistema, independente de qual sistema operacional.