Linux mint (Cinnamon) não aplica nenhuma imagem como plano de fundo na tela de logon

Bom dia, boa tarde e/ou boa noite, galera. Venho enfrentado um problemas (simples), depois de um tempo utilizando o Linux Mint 19x, ele parou de aplicar imagens como plano de fundo da tela de logon. Alguém poderia me ajudar ?

Também aconteceu isso comigo uma vez. Eu guardava minhas imagens em /home/user/Imagens/wallpapers. Eu criei uma pasta chamada wallpapers onde eu os colocava, e aí eu indiquei um wallpaper que estava nessa pasta para ser o plano de fundo do logon, só que nunca ficava o wallpaper que eu selecionava. Ai eu movi esse wallpaper para dentro da pasta Imagens, o selecionei, e deu certo.

Eu não sei onde está localizado essa imagem que você quer colocar, mas coloque-a na pasta Imagens da sua home e selecione-a como plano de fundo da tela de logon e veja se dar certo.

1 curtida

Para aplicar vá em configurações do sistema > Janela de inicio de Sessão (digite a senha root) e depois selecionar em Plano de fundo…
Se a imagem for a mesma do wallpaper ativa a opção Exibir o Plano de Fundo do usuário
Se for diferente seleciona o Plano de fundo. No meu ta assim:
obs: minhas imagens estão na /home/rogerio/Imagens/wallpapers

1 curtida

Tentei sua dica, porém ainda sem êxito. :disappointed_relieved:

Mesma coisa, já havia tentando, porém sem êxito :sleepy:

Qual é a extensão da imagem que você está usando?
Já tentou com outras imagens?
O que aparece na tela de logon? Nada ou outra imagem?
Você criptografou o disco ou fez alguma alteração de permissões ou algo assim?
Você lembra se fez algo (uma configuração…) antes deste problema acontecer?

Bom dia, já testei com JPG e PNG, porém ambas não aplicam. Na tela de logon é aplicado apenas cores solidas pelo sistema. O disco é criptografado desde a instalação, porém no começo não apresentava esse erro. Lembro que tinha atualizado o driver de vídeo, porém o mesmo foi atualizado de novo para uma nova versão e nada de aplicar o wallpaper.

Veja se a imagem que você quer está com permissões de leitura e escrita para o seu usuário, pode ser isso.

3 curtidas

O meu acontece isto, mas no meu caso as imagens estão num segundo hardware (segundo HDD).

Acredito que no momento do login o drive ainda não está montado e por isso ele carrega o padrão. Se a sua imagem tbm está em um drive adicional, pode ser esta a causa.

Sinceramente não sei como resolver, mas tbm não procurei muito. rsrsr

Galera muito obrigado pela a disposição, mas não consegui resolver. Porém como não é algo que afeta minha usabilidade com o sistema, não vou ocupar a cabeça com isso. Só ressaltando, muito obrigado.

Creio que a questão já expirou, mas vale a pena reabrí-la, por ser um problema específico do Mint, e porque a busca google remete para esta página, então outros virão em busca de uma solução. Nos fóruns do Viva o linux ( vivaolinux.com.br ) a questão é bem conhecida em uns 10 tópicos diferentes, e vou resumir num tutorial completo : No Mint, graças à alguma idéia ruim e totalmente desnecessária, os walpappers só abrem SE estiverem dentro do diretório Imagens, e nenhum outro. Se alguém, por algum padrão pessoal, mantêm seu walpapper na pasta Home, algo muito comum entre quem só tem um e não gosta de ficar trocando ( eu, por exemplo, só tenho uma imagem dos meus gatinhos, que tenho desde e os meus tempos de Elementary OS, e os gatinhos até já morreram de velhos ) mas na Home a imagem não carrega ! O padrão, totalmente desencessário, é voce criar uma pasta dentro da pasta Imagens ( para não fazer bagunça ) chamada papéis de parede ou algo assim, e pode ser tanto em minúsculas quanto em maiúsculas ou pode ser numerada, ou até mesmo ter um nome ridículo qualquer, como “Kafureba” ( piada interna ), mas tem que ser uma pasta interna da pasta Imagens.

Depois é só entrar nas configurações do sistema, e PRIMEIRO, ir à “Janela de inicio de Sessão” , na última linha dos módulos, como o Rogério-san acima explicou ( e pôs uma fotinha ) e habilitar “plano de fundo do usuário”, também como ele explicou. E depois, vá para a primeira linha ( topo ) dos módulos da Configurações de Sistema e procure o módulo “Planos de Fundo”. Dá para habilitar também no módulo que voce foi primeiro “plano de fundo do usuário”, como disse o Rogério, mas ali às vezes dá algum conflito estúpido de configuração, então é melhor mesmo ir para o módulo “planos de fundo”. Há uns backgrounds-padrão ali, e embaixo há um botão de “+” para acrescentar pastas – DESDE QUE ESTEJAM DENTRO DO DIRETÓRIO IMAGENS – exigência desnecessária que deve ter saído da cabeça de algum nerdalha desocupado, porque só cria dificuldades e não contribui com nada. Então vc clica nesse botão de “+” e acrescenta primeiro seu diretório IMAGENS, para satisfazer a Burocraci… ops, o nerdalha desocupado, e depois voce acrescenta a subpasta onde voce pôs o seu fundo. Isso evita que o Mint refugue por algum motivo aleatório qualquer. Funciona até se a pasta estiver com problemas de permissão ( Mas no Mint é sempre bom entrar nos diretórios um-à-um, e alterar as permissões de grupo para habilitar o usuário, criar e deletar arquivos. NUNCA FAÇA ISSO NA PASTA HOME, apenas nos diretórios – músicas, imagens, vídeos… então tem mesmo que ser um-à-um – porque a maioria dos players não abre música se não estiver com permissões de usuário e tal, e outros problemas do tipo que cedo ou tarde voce vai ter… E, para se garantir, abra um terminal e execute “umask 0000”, sem sudo. Isso é para evitar que o mint – ou o Ubuntu – zoe as suas permissões, salvando todo download da vida com permissão apenas de root principalmente quando voce não fez uma reinstalação limpa. São problemas antigos do Mint, mas cedo ou tarde vc tropeça neles )