Linux Mint 22.3 Travando

Galera eu estou usando o linux mint 22.3, tenho um core i5 240 SSD e 16 de memoria. E atualmente estou usando o linux mint, do nada ele simplismente trava meu computador todo, não fuciona mouse, nem teclado nem nada, não faço edição de video, meu computador é para uso bem básico não tinha motivo dele travar por causa de hardware. só volta se eu apertar o botão de reniciar o PC (No gabinete), alguem pode me diizer o que fazer, é chato de mais, você ta fazer uma tarefa importante com uma planilha e travar e vc perder tudo. Alguem pode me Ajudar?

Olá!

Por favor precisamos de mais algumas informações.

Qual sua placa de vídeo?

Qual navegar vc usa?

Trava geralmente quando? Usando o navegador? Vendo algum vídeo?

16 gigas de ram, 1 pente de 16 ou 2 pente de 8?

Marca e modelo da sua placa mãe.

Possivelmente pode estar relacionado a placa de vídeo…

Rodrigo, faz isso:

1. clique no menu do linux mint
  2. coloca o mouse em cima da categoria administração
  3. clica em informações de sistema
  4. tira o print pra gente ver

Eu não tenho placa de video
Trava eu fazendo tarefas comuns, como usar o navegar, usar planilha ou abrir um site.
Eu uso o google Chrome
Dois pentes de 8GB

Instala o monitor de temperatura e presta atenção se a CPU ta esquentando demais, dai tem que trocar a pasta térmica, se a temperatura tiver OK tira um pente de memoria e testa só com um de cada vez p ver se tem um pente defeituoso.

Eu até baixei seu arquivo, mais não sei intalar kkkkkkkk Sou novato no linux, mais não quero desisti na primeira dificuldade.kk

não precisa baixar abre o programa applets clica em download e instala por la volta em manager seleciona e clica no + para aparecer na barra

outro monitor quer pode usar é o system monitor q vem instalado mas esse não mostra temperatura pode mostrar se a ram ta cheia ou cpu.

outra maneira é usando o terminal
sudo apt install lm-sensors
watch -n -1 sensors

O meu não aparece esse tanto de opçoes igual ao seu, so aparece esses.

Usa o botão direito na barra de tarefas, e depois seleciona APPLETS