Eu estou trabalhando agora numa creche, e formatei o notebook do escritório recentemente: de um Windows 7 dinossauro para o Linux Mint 22.1. Acontece que desde que eu instalei ele a mais ou menos 5 dias, eu tenho que ficar mudando a ordem de boot! Quando eu ligo, sempre aparece uma mensagem de “inserir mídia bootável” ou algo assim (eu não lembro exatamente agora), e eu já fiz isso umas 3x contando com hoje.
Já tem mais de 2 anos que eu não tocava em um PC, e estou reaprendendo a usar o sistema que eu usava antes então não faço ideia se isso tá sendo causado por algum particionamento que eu fiz errado, ou algo assim. Se puderem me ajudar, eu agradeço.
Eu ia chutar que tinha ficado uma partição de recuperação do windows, mais vi que é o Windows 7 , deve ter uma partição com os arquivos de inicialização do windows ativa ai.
posta ai
sudo fdisk -l
Como eu disse antes, já tem um tempo que eu não lido com Linux. Eu instalei da mesma forma que eu me lembrava, e na maioria dos vídeos de instalação o processo era quase idêntico (só mudava o tamanho dos espaços alocados).
Demorei de postar porque eu agora tô com um problema diferente: o Wi-fi não tá funcionando desde a última atualização, já tentei de tudo que achei nos fóruns do Mint e não deu em nada.
Até abri uma instalação Live do Mint e do Debian pra ver se funcionava, e nada!
Interessante. Veja que da vez anterior estava BootOrder 0000,0001,0003,0006 (errado) mas desta vez parece estar certo BootOrder 0003,0006,0000,0001
O item 0000 parece ser boot legado do hd.
O item 0001 parece ser boot legado do CDRW
O item 0003 é o boot seguro do ubuntu
O item 0006 é o boot normal do ubuntu
Eu iria indicar mudar a ordem, mas como já está em ordem, nada a fazer.
Eu iria para a alternativa do colega Natanael: acho que a bateria da BIOS está fraca e perdendo a configuração. Tente mudar uma opção da BIOS para fazer o boot “UEFI Only”. Após isso, devem sumir as opções 0000 e 0001. Se depois elas voltarem e continuar na prioridade antes do boot ubuntu, então troque a bateria da CMOS.
Outra forma de conferir isso é acertar a data do relógio do computador. Tente reiniciar e entre na BIOS, a data deve estar correta. Depois, quando der a mensagem “no boot media”, entre na BIOS e veja se a data foi zerada. Mas enfim, a bateria dura uns 7-10 anos, ja imagino que seu computador está nessa faixa e é caso comum de acontecer.
Então, eu acho que não apareceu na ordem certa da primeira vez porque eu não tinha mudado a ordem do boot, apenas selecionei mesmo.
Mas realmente, todo dia eu preciso ficar alterando a ordem senão fica aparecendo sempre a mensagem
“Reboot and Select proper Boot device
or insert Boot Media in selected Boot Device and press a key”
E pra piorar, o Wi-fi não funciona mais, só pelo cabo. Estou usando meu celular pra fazer internet funcionar, e já tentei de tudo pra mudar isso.
Edit: Na minha BIOS não aparece nada sobre UEFI only, só ordem de prioridade de boot. Mas é aquilo, toda hora eu preciso ficar mudando a configuração e a data sempre fica errada.
Edit2: Não sei nem o que é CMOS, imagine como trocar @_@
Edit3: Se eu formatar de novo, e instalar dessa vez com o modo legado, será que eu me livro desse problema pelo menos?
Pra que isso cara, é só mudar qualquer coisa na UEFI e reiniciar e olhar de novo, se não salvo é a pilha, não precisa entrar no OS para olhar o que o OS diz.
Tem que trocar a pilha da UEFI(CMOS, antigamente BIOS mas erroneamente hoje em dia).
É a pilha, não é a bateria não, se trocar a bateria vai ficar do mesmo jeito, eu já mandei uma imagem da pilha né, é uma CR2032, é tipo uma pilha de Hamachi, aqueles brinquedos antigos de bichinho virtual.
Digita CR2032 no google que vc vai ver para comprar, ela tmb é chamada de pilha moeda no nome popular.
Só resolve se eu trocar isso? Nem se eu reinstalar e usar um particionamento MBR resolve? Eu tenho medo de abrir o notebook e acabar quebrando alguma peça importante. Não tenho experiência com isso, sabe?