Linux Mint 22.1, tenho que organizar o boot toda vez!

Olá galerinha do fórum!

Eu estou trabalhando agora numa creche, e formatei o notebook do escritório recentemente: de um Windows 7 dinossauro para o Linux Mint 22.1. Acontece que desde que eu instalei ele a mais ou menos 5 dias, eu tenho que ficar mudando a ordem de boot! Quando eu ligo, sempre aparece uma mensagem de “inserir mídia bootável” ou algo assim (eu não lembro exatamente agora), e eu já fiz isso umas 3x contando com hoje.

Já tem mais de 2 anos que eu não tocava em um PC, e estou reaprendendo a usar o sistema que eu usava antes :sweat_smile: então não faço ideia se isso tá sendo causado por algum particionamento que eu fiz errado, ou algo assim. Se puderem me ajudar, eu agradeço.

1 curtida

Entre na BIOS e mude a ordem de BOOT para o HD.

1 curtida

Depois de mudar a ordem de BOOT tecle F10 para salvar.

Eu já fiz isso. Isso que eu sempre tenho que fazer quando ligo ele.

A tecla é diferente nesse notebook, mas eu sempre salvo.

1 curtida

Talvez seja a bateria do CMOS

1 curtida

Eu ia chutar que tinha ficado uma partição de recuperação do windows, mais vi que é o Windows 7 , deve ter uma partição com os arquivos de inicialização do windows ativa ai.
posta ai
sudo fdisk -l

1 curtida

Talvez mesmo… eu não sei como conferir, mas pode ser

Eu particionei com o /home separado

1 curtida

Tem uma partição UEFI ai ,
rode “sudo efibootmgr” para vermos a ordem do boot.

seu problema esta na mistura do modo UEFI com BIOS legado.

1 curtida

Tá aí

Como eu disse antes, já tem um tempo que eu não lido com Linux. Eu instalei da mesma forma que eu me lembrava, e na maioria dos vídeos de instalação o processo era quase idêntico (só mudava o tamanho dos espaços alocados).

1 curtida

Manda um sudo efibootmgr --verbose para dar mais informações sobre quais são as entradas ativas.

1 curtida

Tá aí

Demorei de postar porque eu agora tô com um problema diferente: o Wi-fi não tá funcionando desde a última atualização, já tentei de tudo que achei nos fóruns do Mint e não deu em nada.

Até abri uma instalação Live do Mint e do Debian pra ver se funcionava, e nada! :sob:

1 curtida

Interessante. Veja que da vez anterior estava BootOrder 0000,0001,0003,0006 (errado) mas desta vez parece estar certo BootOrder 0003,0006,0000,0001

O item 0000 parece ser boot legado do hd.
O item 0001 parece ser boot legado do CDRW
O item 0003 é o boot seguro do ubuntu
O item 0006 é o boot normal do ubuntu

Eu iria indicar mudar a ordem, mas como já está em ordem, nada a fazer.

Eu iria para a alternativa do colega Natanael: acho que a bateria da BIOS está fraca e perdendo a configuração. Tente mudar uma opção da BIOS para fazer o boot “UEFI Only”. Após isso, devem sumir as opções 0000 e 0001. Se depois elas voltarem e continuar na prioridade antes do boot ubuntu, então troque a bateria da CMOS.

Outra forma de conferir isso é acertar a data do relógio do computador. Tente reiniciar e entre na BIOS, a data deve estar correta. Depois, quando der a mensagem “no boot media”, entre na BIOS e veja se a data foi zerada. Mas enfim, a bateria dura uns 7-10 anos, ja imagino que seu computador está nessa faixa e é caso comum de acontecer.

1 curtida

Então, eu acho que não apareceu na ordem certa da primeira vez porque eu não tinha mudado a ordem do boot, apenas selecionei mesmo.

Mas realmente, todo dia eu preciso ficar alterando a ordem senão fica aparecendo sempre a mensagem
“Reboot and Select proper Boot device
or insert Boot Media in selected Boot Device and press a key”

E pra piorar, o Wi-fi não funciona mais, só pelo cabo. Estou usando meu celular pra fazer internet funcionar, e já tentei de tudo pra mudar isso.

Edit: Na minha BIOS não aparece nada sobre UEFI only, só ordem de prioridade de boot. Mas é aquilo, toda hora eu preciso ficar mudando a configuração e a data sempre fica errada.
Edit2: Não sei nem o que é CMOS, imagine como trocar @_@
Edit3: Se eu formatar de novo, e instalar dessa vez com o modo legado, será que eu me livro desse problema pelo menos?

1 curtida

Pra que isso cara, é só mudar qualquer coisa na UEFI e reiniciar e olhar de novo, se não salvo é a pilha, não precisa entrar no OS para olhar o que o OS diz.

É porque a UEFI não está lembrando que vc tinha deixado o Wifi ligado e ai perde a configuração, é só apertar fn e mais alguma tecla que liga o wifi.

Tem que trocar a pilha da UEFI(CMOS, antigamente BIOS mas erroneamente hoje em dia).

É a pilha, não é a bateria não, se trocar a bateria vai ficar do mesmo jeito, eu já mandei uma imagem da pilha né, é uma CR2032, é tipo uma pilha de Hamachi, aqueles brinquedos antigos de bichinho virtual.
Digita CR2032 no google que vc vai ver para comprar, ela tmb é chamada de pilha moeda no nome popular.

Caramba, eu não tinha visto que tinha ma tecla para ativar o Wi-fi. Funcionou mesmo!

Essa aqui?

Só resolve se eu trocar isso? Nem se eu reinstalar e usar um particionamento MBR resolve? Eu tenho medo de abrir o notebook e acabar quebrando alguma peça importante. Não tenho experiência com isso, sabe?

1 curtida

Sim, o tamanho do CR2032 escrito pó. tá escrito grandão pó.

Cara, é falha de hardware, não tem como resolver falha de hardware por software não, hardware vc só conserta com hardware.

@Nyora tem outras pilhas parecidas, mas tem que ser CR2032, se for outra não serve.