Linux Mint 21.3 Beta pode ficar pronto nesta semana

O novo Linux Mint 21.3 se encontra em testes de qualidade e pode liberar uma versão beta ainda nesta semana. No post oficial, ainda temos informações sobre uma nova forma da comunidade contribuir ativamente com o aumento de funcionalidades do sistema.

No Cinnamon 6.0 haverá um repositório com formato de loja para compartilhar e baixar “Ações”. As ações são botões no menu de contexto que podem desempenhar determinadas tarefas e automatizações, duas delas, populares no gestor de arquivos Nemo, verificam imagens de sistema e criam pendrives bootáveis a partir delas. Até então, apesar das ações existirem, não havia nenhuma ferramenta nativa que as disponibilizava facilmente.

A partir do Linux Mint 21.3, poderemos optar por sessão Wayland, por ora, muito mais limitadas do que X11, com diversos bugs. Esta opção ainda se encontra em Alpha, quem decidir testar, poderá relatar os problemas que encontrar pelo caminho por um canal específico, uma forma de contribuir com o desenvolvimento do sistema.

Neste último mês, alguns softwares nativos do Linux Mint também receberam alguns ajustes:

  • Hypnotix, um IPTV que reúne canais de televisão do mundo todo, permite a criação de playlists personalizadas, com links de vídeos de qualquer plataforma, ao vivo, ou não, incluindo o YouTube;
  • Slick Greeter, a tela de login, permite configurar o alinhamento da caixa de texto;
  • O visualizador de imagens e vídeos, Pix, consegue saber a orientação de um vídeo e rotacionar automaticamente.

Espera-se que a versão final do Linux Mint 21.3 fique pronta até o Natal.

3 curtidas