Foi anunciado no blog do Linux Mint, a nova versão do sistema, que se chamará “Victoria” e terá as versões com interface gráfica Cinnamon, MATE e Xfce. Hoje você conhecerá as principais novidades do Linux Mint 21.2 Victoria.
Visualizador de imagens
O sistema será lançado em Junho de 2023 e trará uma nova versão do visualizador de imagens Pix (não confunda com o sistema de transação financeira), que é agora é baseada na versão 3.12.2 do gThumb do GNOME e adotou sua nova interface de usuário, que é mais limpa, permanecendo intuitiva.
Nova versão do Pix. Crédito: Blog Linux Mint.
Na verdade, a nova versão do Pix veio com 168 novidades, mas algumas das que mais se destacam são:
- Melhor desempenho, com carregamento de imagens mais rápido e navegação mais fluída;
- Suporte aos formatos AVIF/HEIF e JXL;
- Controle de zoom aprimorado;
- Suporte a thumbnails maiores, com 512, 768 e 1024 pixels;
- Permite criar atalhos para filtros;
- Um editor de templates para mudar códigos de scripts, renomear templates, exibir cabeçalho e rodapé, etc;
- Suporte à perfil de cores;
- Reprodução de vídeo aprimorada;
- Ferramentas de efeitos especiais e modificação de curvas de cores para imagens;
- Ferramenta para captura de cor;
- Pesquisa em múltiplas pastas.
O Pix é compatível com todas as interfaces gráficas que o Mint oferece, agora tem uma configuração padrão aprimorada, configurações para o modo escuro e suporte à favoritos para Xapps.
Além do suporte aos arquivos HEIF e AVIF, o Linux Mint 21.2 Victoria também deverá ser capaz de abrir corretamente documentos do Adobe Illustrator através do Xreader, o visualizador de documentos.
Tela de Login
A tela de login Slick Greeter ganhou suporte a vários layouts de teclado, você pode escolher entre eles através do menu no canto superior direito. O uso da tela sensível ao toque também melhorou, agora você consegue acender e desbloquear a tela com o toque.
A navegação pela senha funciona melhor, você consegue navegar pelo texto utilizando as setas do teclado para editar alguma letra específica, e ao fazer isso, aparecerá um botão para revelar a senha. O Slick Greeter também recebeu suporte à Wayland.
O que achou da futura nova versão do Linux Mint? Já comparou com o Linux Mint 21.1, que é o mais recente no momento?