Linux Mint 21.1 próximo do lançamento, conheça as novidades da Beta!

O Linux Mint 21.1, codinome “Vera”, está próximo de ser lançado, já podemos testar a beta para ver como está ficando, mas os desenvolvedores relatam algumas dificuldades que estão enfrentando.

Linux Mint é uma das distribuições baseadas em Ubuntu mais populares, eu mesmo estou escrevendo este artigo em uma máquina com ele, inclusive já vi rodando em universidades e repartições públicas.

Segundo uma postagem feita pelos desenvolvedores no blog oficial, eles estão trabalhando para lançar a versão 21.1 até o natal, mas estão passando por problemas, como um bug no launchpad que bloqueia o acesso à algumas traduções do sistema, além de outros bugs relacionados ao packagekit e o apdaemon. Entretanto, eles acreditam que irão resolver isso rapidamente.

Linux Mint 21.1 Beta

Você que é ansioso, pode conhecer a “Vera” na versão beta, que conta com os problemas citados anteriormente, além de outras possíveis instabilidades, entretanto, já da pra vislumbrar o que está por vir.

Interface Gráfica

O Mint 21.1 conta com o Cinnamon 5.6, que é a versão mais recente da interface gráfica. Dentre as novidades, temos um applet no canto esquerdo da barra inferior, que ao ser apertado, esconde todas as janelas abertas e mostra a área de trabalho, da mesma forma como ocorre no Windows. Entretanto, isso já podia ser feito antes através configurações simples, que inclusive, eu fiz em meu computador e funciona da mesma forma, apenas com um aspecto um pouco diferente.

Novo applet em ação. Crédito: OMGUbuntu

O menu do sistema continua no canto inferior esquerdo, mas agora conta com um separador entre ele e os atalhos. Além disso, os ícones na área de trabalho para a lixeira e a pasta home estão desabilitados por padrão, mas podem ser exibidos através das configurações de ícones da área de trabalho.

Os ícones das pastas estão remodelados, algo bastante perceptível ao abrir o gerenciador de arquivos. Não sei se a linha diagonal no canto de alguns ícones significa algo, talvez seja algum tipo de status da pasta,

Crédito: OMGUbuntu

Novas configurações

Você pode configurar o tempo em que as notificações perduram na tela, para que elas não atrapalhem seu trabalho, ou permitam que você leia tudo.

O gerenciador de drivers agora pode ser acessado sem a permissão de administrador e o sistema conta com uma ferramenta de verificação de imagens de disco no formato ISO, que pode ser acessado por um clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo.

Outras novidades do Linux Mint 21.1

Esta é uma beta do sistema, portanto não tem todos os recursos que virão na versão final, além de ser instável.

Você já pode baixá-la para testar pelo repositório oficial, entretanto, só terá acesso a todos os novos recursos no lançamento final do sistema. Quando isso acontecer, pode ter certeza que iremos contar para você tudo o que há de novo!

Referência

8 curtidas

Finalmente mudaram isso. Antes ficava um ícone no canto esquerdo, nada intuitivo.

3 curtidas

Mas com uma pequena configuração é possível deixar “no lugar certo”, apesar de não ficar “bonito”. Na minha máquina, deixei assim:

image

1 curtida

Sim, muita gente usava assim, ficava meio “estranhinho” por causa desse icone grande, mas uma atualização do cinnamon bem certeira, acredito que o LM vem se tornando cada vez mais uma distro de “bem vindos ao mundo linux, se você veio do windows não vai me achar estranho”. Muito boa e aguardada atualização, tomara que tambem adicione temas mais “full black”, seria uma boa

3 curtidas