Linux Mint 20 Cinnamon congelando

Instalei o Linux Mint 20 (Cinnamon) a pouco tempo, e ando tendo problemas de freezing que nem consigo reiniciar o Cinnamon… já procurei várias soluções, mas não tive progesso. Podem me ajudar?

Informações do Sistema:

  • Linux Mint 20 Cinnamon 4.6.6
  • Kernel Linux 5.4.0-42-generic
  • Intel© Celeron© CPU N2920 @ 1.86GHz × 4
  • 4GB de RAM

Se souberem de alguma coisa que possa me ajudar, ficarei agradecido.

Primeira coisa: existe SWAP de memória? Esse é um problema comum no Mint que costuma dar esse erro. Se não tiver, aí pesquisa como criar um swapfile

Aparentemente, sim
Captura de tela de 2020-08-02 18-51-34

Eu suspeitei também que fosse um problema de RAM, mas eu tenho 4GB de RAM, que é bastante para suportar (em tese) o que eu estava usando. Mas eu acho que o problema mesmo foi por alto consumo da CPU.

Somente o fato de ser Celeron, já aumenta mais minhas suspeitas, e o meu notebook ainda é da Positivo, o que aumenta mais ainda minhas suspeitas pelo fato de que… produto da positivo tem uma qualidade muito duvidosa…

1 Curtida

Ah, pode ser CPU mesmo… sugiro instalar uma DE mais leve e testar… pode ser mesmo por linha de comando:
sudo apt -get xfce4
Tem no Synaptic também e na loja do Mint. Aí é encerrar a sessão e logar pelo XFCE. Se ficar estável, dá pra usar assim mesmo (deve dar uns bugs nos temas, mas é pouca coisa, pois é GTK também) ou reinstalar do zero baixando a ISO adequada

1 Curtida

Sobre a Positivo, sim, ela faz uns equipamentos exageradamente de entrada. Mas tem horas que vale: achei um por aqui por 250 contos, vou colocar um Manjaro XFCE nele se rolar a compra e mais 2 GB, pra ficar com 4. Deve deixar o lap em bom estado pra uso doméstico, que é o objetivo mesmo. Cinammon é reconhecidamente pesadão, acho que até mais que o Gnome

1 Curtida

Ele não me dá problema, e já vi comentários de outras pessoas que na verdade o Gnome era o mais pesado.

Cinnamon ele pode não ser tão leve quanto o XFCE, mas qualquer DE se daria bem na máquina pelo fato de ter 4GB de RAM, não uso (em tese) nada pesado a nível de ter problemas com RAM.

Por uns testes que vi de consumo de RAM, o mais pesado deles é o Cinnamon, depois KDE, Budgie, Gnome e por aí vai… os mais leves são o XFCE, LXQt e MATE

O fato é que realmente foi o consumo de CPU.

Fiz uma análise usando algumas aplicações que tem um consumo considerável de RAM. A memória chegou a ficar com valores oscilando entre 75-90%, mas a CPU continuou baixa, e não teve travamento. Quando teve um pico no consumo de CPU, foi o momento que travou.

Acredito que se deve ao fato do meu notebook ser um tanto ultrapassado (ênfase nisso LMAO), e que a CPU tem mais influência na máquina que a RAM e a GPU. Claro que ela também ajuda no desempenho, mas o problema realmente foi da CPU.

Estou evitando usar aplicações que consumam muito da CPU, e em breve também planejo testar tanto novas distros, quanto também outras DEs.
De qualquer forma obrigado pela ajuda ^-^

1 Curtida