Tá bonito, mas tem 6 coisas que me incomodam no Cinnamon e por isso não consegui usar por muito tempo:
1 - Não tem suporte a blur, apenas transparência
2 - Não tem suporte ao Wayland, só agora que estão pensando em implementar…
3 - Não tem menu global
4 - Diferente do KDE Plasma, não traz possibilidades de modificar o menu para menus diferentes do padrão Windows-like, sei que existe o Cinnamenu, mas mesmo este não chega aos pés do que oferece o KDE Plasma e mesmo o Gnome através de suas extensões.
5 - Temas datados. A maioria dos temas são antigos, parece que não há interesse e atualização de criar novos e existem muitos temas ainda disponíveis que nem sequer funcionam mais nas versões atuais do Cinnamon.
6 - Ainda sobre temas, temas quebrados. Não há temas completos modernos para todo sistema, os poucos que tem mais recentes, não tem todas as partes (mesmo problema no MATE), fazendo você ter que instalar diversos temas diferentes e parecidos e usar partes deles pra tentar criar um tema mais próximo possível do que tem mais partes disponíveis, resumindo, fica um Frankenstein.
O suporte experimental a temas com blur foi adicionado ao Cinnamon 5.8.
Eu acho que o time do Cinnamon está esperando a implementação do Wayland no Mutter ter algumas funcionalidades que eles consideram essenciais, para fins eles “rebasearem” o Muffin para uma versão mais recente do Mutter. Dito isso, não veremos Wayland no Mint tão cedo, pois o time de desenvolvedores deles é surpreendentemente pequeno. Pelo que eu vi no Github, o Cinnamon e o Mint são um show de apenas dois homens: Clement Lefebvre e Michael Webster.
Eu até gosto do tema padrão do Mint de uma forma geral. Só aquele preto meio acinzentado que não me desce muito bem.
Quanto a personalização o KDE Plasma é o mais rico em possibilidades de customizações.
Estou com o Mint e consegui deixar ele visualmente mais agradável para meu gosto.