Eu instalei o Linux Mint 20.2 com o XFCE. No começo ele era rápido abria o menu iniciar e as janelas das pastas no mesmo momento que eu clicava, agora ele está mais lento, e além disso ao desligar o sistema ele trava no desligamento ficando muito tempo na tela de encerramento do sistema. Isso aconteu depois que instalei o pacote Wine com PlayOneLinux, para testar alguns jogos, então desistalei o Wine e o PlayOneLinux, mas mesmo assim continua muito lento e travando ao desligar; o que eu faço para resolver?!
Informações do meu notebook, caso precisem
sistema Linux Mint 20.2: 64 bits com a interface XFCE nativa,
modelo do notebook: emachines D525 0100,
CPU: Intel Celeron 900 (1) @ 2.194GH
GPU: Intel Mobile 4 Series Chipset
memória ram: 1141MiB / 1912MiB
Se precisarem de informações adicionais. É só pedir.
Eu usava Linux Mint mas troquei para Ubuntu-Mate 21.10, por causa do mau funcionamento em alguns dos meus computadores.
Em um deles descobri que o arquivo .iso estava corrompido. O Linux Mint usa repositório de terceiros o que causa este problema as vezes.
Optei por usar o Ubuntu-Mate e baixar a iso direto do repositório oficial.
Já existe a versão 22.04 beta disponível mas sugiro esperar pela versão LTS oficial.
Talvez devesse ter usado o Bottles (Flatpak) para experimentar aplicações do Windows, funciona muito bem.
Eu me preocuparia em usar um pouco menos de RAM também, apesar do XFCE ser leve, o que vem no Linux Mint é carregado de processos e deve estar iniciando com uns 600mb só de largada, enfim, para quem tem 2GB, bem, acho que poderia ser menos.
Vou ficando usando o meu sistema por um tempo antes desligá-lo, para ver se ele ainda trava no desligamento, senão travar eu marco a sua resposta como a melhor solução!