Linux MInt 20.1 - Problema com resolução de tela Padrão

Olá pessoal, tive um problema com a resolução de tela padrão em meu Linux Mint 20.1, consegui resolver o problema com um script, mas acredito que a comunidade posse me ajudar a melhorar ou quem sabe ajudar quem estiver passando pelo mesmo problema que tive.

Bom, logo no meu ISO de instalação tanto na versão 20 e 20.1 ele pegava uma resolução de 600x900 o que deixava a imagem extremamente grande na minha tela que nativamente usa 1360x768.

Fiz a instalação no modo de compatibilidade onde se ajustou a minha tela normalmente, no entanto depois de instalar o sistema ele permaneceu com o problema.

Com algumas pesquisas achei uma configuração via terminal com os seguintes passos:

xrandr

cvt 1360 768 60

xrandr --newmode “1360x768_60.00” 84.75 1360 1432 1568 1776 768 771 781 798 -hsync +vsync

xrandr --addmode DisplayPort-0 "1360x768_60.00"

xrandr --output DisplayPort-0 --mode 1360x768_60.00

O mais estranho é que uso VGA e não DisplayPort, mas o foi o que retornou no meu xrandr e o que aparece no Leiaute do monitor, então usei o nome que apareceu em minha tela e funcionou.

O meu problema é que após reiniciar a máquina as configurações não ficavam salvas, o que me levou a pesquisar e cheguei até um forum estrangeiro que deu a solução de criar um Script do comando utilizado no terminal.

Ele indicou salvar na pasta dentro da pasta home e criar um .xprofile, então criei o arquivo e salvei em: home/alison/

Desta forma ele executa o script toda vez que faço o login no sistema, no entanto em algumas vezes volta aquela resolução de tela gigante.

Após baixar algumas atualizações do sistema apareceu mais configurações nativas para trocar a resolução da tela, porém a dúvida permanece e deixo essa pergunta para vocês.

Retiro o Script e tento utilizar as configurações nativas ou em time que está ganhando não se meche?

Também me orientaram a colocar o Script em /etc/init.d

Se você puder me ajudar nesse empasse do que fazer agora eu agradeço muito,

1 curtida

Já usei esse método que você usou para poder configurar meu segundo monitor e resolveu o meu problema.
Quanto à sua dúvida eu faria um teste, removendo o script, somente por curiosidade para ver como o computador se comporta. No meu caso coloquei os comandos no arquivo “.profile” na minha “Home” para setar a resolução que eu quero no segundo monitor.

1 curtida

Olá msteles,

Então, como você mencionou removi a configuração e ele está pegando a resolução do sistema mesmo, a única coisa que me incomoda é quando inicia o sistema e faço o login ele tem um delay onde fica 3s em uma tela preta e depois o sistema abre.

Tem como fazer ele entrar normal sem esse delay?

1 curtida

Putz, aí eu já não sei como resolver, não uso o Mint. Quando você usava o script fazia isso também? Se não, coloque o script novamente. :wink: Não tem problema algum fazer dessa forma.
Agora, se isso já acontecia, pode ser que nesse momento o sistema esteja iniciando algo.
Mas, de qualquer forma, se eu descobrir como resolver isso eu posto aqui.

Ele já fazia antes, como eu vim do windows não sei se é “normal” ele fazer isso, estou me adaptando ao mundo linux.

Beleza, muito obrigado pela sua atenção e cordialidade, estou gostando de participar dessa comunidade que auxilia muito quem é novo é fica perdido no que fazer e operar no sistema.

Gratidão msteles.

Att,

Alison

1 curtida