Linux Mint 20.1 não inicia interface gráfica

Olá jovens. Tudo bem. Este é meu último recurso para resolver um problema que encontrei ao instalar o linux mint 20.1 no meu Notebook Positivo Stilo XCI7660, HD Graphics 520. (na verdade é emprestado, rsrs). Então vim pedir ajuda à comunidade.

Acontece o seguinte, ao iniciar o pendrive de instalação, consigo usar normalmente o sistema e instalar na máquina.
Após a instalação, o lightDM não inicia. Somente uma tela totalmente preta, sem terminal.
Foto da tela
Obs: Entro no terminal root em modo recovery, digito startx e a interface inicia normalmente.
Já rodei todos os comandos do modo recovery e nada.
Obs: O debian 10 funciona normalmente no notebook. Porém, mesmo instalando a edição non-free o meu headset não funciona.

O que pode ser?

1 curtida

:wave:t2: @danielfreitasce seja bem-vindo ao Diolinux Plus!

:thinking: Sem nenhum tipo de informação na tela fica como ir para a China procurar uma pessoa específica mas sem mapa e sem saber ler/falar o idioma local… :joy: :sweat_smile:

Oque eu posso sugerir é, se caso não tenha usado, tentar usar o Balena Etcher ou o Ventoy para criar o pen drive boot do Mint. Talvez possa ser alguma falha de arquivos dentro da imagem do Mint que um programa não conseguiu passar para o pen drive.

:pray:t2:

4 curtidas

Fica piscando um tracinho branco na tela preta? Já tive esse problema em notebooks com gráficos híbridos (intel+nvidia), quando tentei usar driver nvidia ao invés de nouveau. A solução foi abrir um terminal TTY (apertando ctrl-alt-F1, por exemplo), fazer login, e em seguida remover todos os pacotes cujo nome começa com nvidia. Outra solução foi desabilitar a dGPU Nvidia na BIOS do notebook.

2 curtidas

Obrigado pessoal pela disposição. Resolvi a situação instalando o Linux mint debian edition, que usa o kernel 4.19. E o meu headset funcionou. Seria possível um kernel mais novo não ser compatível com o hardware desse notebook?

Quando me falaram mal de notebooks positivos eu até achei exagero. Mas este não é meu, então assim que possível compro um melhorzinho. Porém este está sendo meu salva-vidas. rsrs.

1 curtida