Linux Mint 20.1 é lançado! Dessa vez com novidades.

Vejo muito o pessoal falando do Linux Mint, mas fiquei um pouco triste quando eles abandonaram o KDE. Digo abandonaram, pois sei que é possível instalar o Plasma nos repositórios do Linux Mint, mas eles deixaram de lado a ISO baseada no KDE. Sou um admirador e entusiasta do KDE. Entre as muitas DE’s disponíveis, acho que é a que mais me atende no dia a dia. Tanto pela sua beleza, possibilidade de customização e, atualmente, uma das mais leves, com muitas opções. Além dos seus aplicativos que não encontro similar nos GTK’s da vida. E olha, não é pra dizer que não dei chance para outras distros e DE’s, pois até o Moksha, um fork do Enlightenment, eu estive usando, com o Bodhi Linux. Aliás, muito boa distro, muito bela e funcional. Não é para novatos, mas quem gosta de customização e aprecia temas, é excepcional.
Quem sabe um dia o Linux Mint resolve dar uma nova chance para o KDE, né? Enquanto isso, vou de Opensuse, que também é muito boa, e no final das contas, tão “verdinha” quanto o Mint (hehehe). Abraços.

4 curtidas

Se eu não me engano eles abandonaram o KDE Plasma porque os Xapps só funcionam nos ambientes gráficos GTK, acho difícil eles voltarem atrás.

E parece que eles não tavam dando conta

1 curtida

Acho certa a decisao. Não adianta tanto ambiente gráfico e acabar se perdendo tentando dar conta de tudo. Diminuir o número de opções e focar nos padrões Cinnamon e Mate é a melhor decisão.

3 curtidas

Só se eles fechassem o Cinnamon – o que iria acabar com a originalidade do Mint. O Cinnamon atende o mesmo público-alvo que o KDE Plasma, logo manter os dois é canibalizar o próprio projeto.

1 curtida

Alguém já está usando ele? O que está achando?

Eu instalei a versão (ainda Beta) em 2 máquinas de uso WEB e venho usando de atualizando…

Tanto a versão XFCE como a Cinnamon vem funcionado perfeitamente s/ apresentar nenhum bug aparente… com base nisso, as próximas instalações em outras máquinas já será a versão final

1 curtida

Exatamente! E sinceramente, a única coisa que me faz gostar do Mint é justamente o Cinnamon, acho um dos melhores ambientes que existe. Mas tá merecendo mais cuidados e mais foco da equipe, por isso acho acertado se livrar de muitas opções e focar mais nele, e no Mate também.

Tenho a versão 20 no meu Pen Drive Bootavel, é possível atualizar pelo terminal? (ou sem precisar baixar a iso de novo)

Ops, acho que li errado kkkk… (refazendo a resposta D: )

Acredito que só baixando a ISO de novo.

É aquea velha questão de gosto. Tem a ver com atender as suas necessidades também, né? O Cinnamon não me atende. Acho ele com uma cara de velho, entende? Não simpatizo com o GTK, e olha que já tentei. Tem distros que focam em um só ambiente gráfico, e o que eu mais me identifiquei, apesar de usar o XFCE, foi o Duzeru. Pena que desistiram do projeto, pois era muito bonito e funcional. Me atendia perfeitamente, e era muito bonito. Por isso vou de KDE. Uma comunidade vibrante, que não está amarrada a um só tipo de desenvolvimento. Já ouvi dizer que qualquer um que queira utilizar da comunidade para hospedar um projeto, poderá fazê-lo, independente se é desenvolvido em QT ou não. Desejo sorte ao Mint, mas, como já falei antes, não é para mim. E nem para quem prefere o KDE como DE principal.

Eu percebi (só agora, desculpem a ignorância) que o Linux Mint tem ISOs ‘Edge’, que servem para quem tem máquinas com software muito recente. Provavelmente vem com kernel e drivers mais recentes, ainda não chequei a fundo.
Descobri por aqui, enquanto fuçava o guia de usuário deles.
Também percebi que eles mudaram a argumentação contra o snap, como pode ser visto aqui.
Achei que o método de atualização foi mais simples que o anterior, tudo via GUI, sem uso de terminal.

Não. Da pra atualizar da anterior sim.

Da sim. Pode instalar essa, e depois atualiza

pra mim o mint é a melhor distro e pra minha familia também o 20.1 está bem estável e a filosofia anti snaps melhora tudo

1 curtida

A única diferença é o kernel mesmo.

Acredito que ele queria atualizar a ISO do pen-drive sem baixar a nova, não o sistema instalado no HD/SSD

Não funcionou girar cubo no compiz. Linux mint 20.1 mate

Eu consegui fazer funcionar na versão Xfce, mas eu não consigo fazer aquele efeito das janelas despedaçando ao fechar (algo que eu fazia sempre quando usava alguma distro com KDE Plasma).

Bem, a parte do “anti-snap” é discutível. Pra mim, tanto faz qual o meio de instalação, contanto que eu consiga instalar e usar (Loja, Flatpak, Snap, arquivos .deb ou .rpm, terminal).

Agora falando de estabilidade, posso dizer que concordo plenamente. Mesmo que os micros que estou rodando o Mint 20.1 sejam antigos, com uma aceleração gráfica que não aguenta ir mais longe que reproduzir 1080p30fps de um arquivo direto do HD/SSD via Celluloid (meio chorado, mas reproduz), o sistema está muito leve e estável. Os programas abrem rápido (até mesmo quando se usa HD) e muito raramente travam.