Sou novato em Linux, por um tempo até testei o Manjaro em VM, e depois utilizei o LinuxFX, depois que vi um vídeo aqui no canal. Mas após algumas pesquisas e testes, optei por arrancar o meu WIN 10-Pro e Instalar o Mint 20. Após algumas semanas de uso, toda vez que abro qualquer navegador minha CPU vai a quase 100… Isto não acontece quando estou utilizando o Inkscape, Gimp e Kdenlive juntos. Achei muito estranho, e antes de reinstalar a distro, resolvi pedir ajuda aqui no Fórum. Alias, deixo abaixo os detalhes da minha máquina, que não considero uma máquina ruim…
Tenta remover e depois re instalar o navegador, e ver se isso dá alguma diferença, caso já não tenha feito. Do contrário, eu recomendo reinstalar mesmo, e usar o timeshift pra fazer uma snapshot do sistema base. Se der algum ruim, você pode voltar nessa “foto” do sistema, e reconfigurar sem ter que instalar.
Apesar de que, em um sistema dual core, eu também noto alta porcentagem de utilização, mas não chega a ser 100% até onde me lembro.
Abra o gerenciador de tarefa do navegador e veja o que consome a CPU.
Após isso recomendo que baixe o cpu-limit, é um programa simples e prático que é usado via terminal para limitar processos do cpu, este programinha está disponível na loja de programas oficial do linux. Na verdade nem vou o considerar programa já que você não abre ele ‘‘fisicamente’’ como o gimp, navegador, biblioteca etc. Você apenas roda o comando para limitar até quanto você quer que ele use.
Lembrando, se você optar por fazer isso não feche o terminal, pois o cpu-limit estara rodando por lá, caso não queira mais que ele limite a cpu basta fechar o terminal.
Se nada disso funcionar ou se mesmo não notou uma anomalia no gerenciador de tarefas recomendo trocar de navegador ou reinstalar.
Bom, quem sabe você não esteja usando o Software Rendering? Vai na parte de login e procura uma roda dentada perto do login, do nome de usuário e tals. Ve se tá em Software Rendering e tira pro normal.
Fiz até um tópico sobre minha experiência com esse beta, como uso o PC pra trabalhar não deu, trava muito e é mais lento que o anterior. Essa foi minha experiência.
Vi o seu tópico… Hoje baixei a ultima versão e instalei … esta rodando muito bem… da umas engasgadas quando abro a VM. Fora isto, não esta apresentando os quase 100% quando abro os navegadores… e no monitor do sistema o cinnamon esta rodando bem mais leve.
Resolvi insistir um pouco mais seguindo essas instruções, espero que a versão oficial dê um pouco mais de prioridade pra fluidez do Cinnamon e xfce que já são escolhas leves comparado com Gnome /kde. Se eu tiver errado favor me corrigir, estou me adaptando, quando eu mexia mesmo com Linux vc usava gnome ou kde, os outros era realmente primitivos mesmo pra época (usando a distro conectiva na época)