Linux Mint 19.2 utilizando muito disco e dexiando lento o sistema

Bem… fiz uma instalação limpa no notebook da minha esposa, um Asus S400C, 6GB RAM, SSD 240GB.
Não criei partição nem arquivo SWAP.
Ela me relatou que ontem (28/ago) e hoje (29/ago), e hoje eu consegui ver o problema acontecendo, apenas navegando na internet, com o Chrome e muitas abas abertas, ele dispara o uso de disco (no caso SSD) e deixa o sistema lento, onde quase não é possível mover o mouse.
Num dado momento, até parece ter liberado o acesso a disco, porém, em alguns segundos, deixou lento novamente.
Seria o caso de criar um “SWAP file” de uns 2GB/3GB ?

O Ubuntu e qualquer distro baseada nele, incluindo o Linux Mint, cria um arquivo Swap de 2GB durante a instalação do sistema, a não ser que você tenha removido a entrada do fstab e deletado o arquivo, você tem sim um arquivo swap.

Abra o Monitor do Sistema, observe o uso de RAM e se há algum processo consumindo muita CPU, pela descrição do problema creio que seja uso excessivo da CPU, não do SSD. O problema também pode ser causado por alguma extensão no navegador, o Chromium/Chrome possui um gerenciador de tarefas próprio, basta pressionar SHIFT + ESC.

Pode ser o indexador de arquivos acessados recentemente. Tente desativá-lo em “Privacidade”, desabilitando a opção “Lembrar dos arquivos acessados recentemente”.

Creio que não seja nada relativo ao Swap, porque com 6GB RAM e utilizando apenas o Chrome é difícil precisar do Swap, mas de qualquer forma, antes de fazer qualquer alteração brusca, verifique se o Swap está sendo utilizado quando o problema acontece, utilizando o monitor do sistema. Se o Swap estiver zerado e o HD estiver com uso constante é porque o problema não é o Swap.

1 Curtida

Analisando nesse momento… verifiquei a seguinte situação:

Vá na aba processos e ordene por uso de memória.

6GB acho pouca memória para deixar sem swap

crie um swapfile
https://wiki.archlinux.org/index.php/Swap#Swap_file

recomendo swap de 6G

crie o arquivo
/etc/sysctl.d/99-swappiness.conf

vm.swappiness=1

deixe em 1, pois só irá utilizar se for necessário

1 Curtida

sim… esqueci de comentar… mas o Chrome estava utilizando mais de 1GB de memória (sem contar os processos filhos do Chrome)…
fechei e tudo normalizou…
Minha esposa estava com muitas… mas muitas abas abertas e, entre elas, um jogo do facebook, uma tal “Fazenda Feliz”, que necessita do Flash para ser executado.
Estou achando que é por aí que está o problema… aplicação flash “comendo” memória.
O que eu sugeri foi testar o firefox e/ou o Opera, talvez tenham um gerenciamento de memória melhor.

Não vai fazer diferença trocar de navegador se ela continuar com dezenas de abas abertas, mas o maior vilão provavelmente é o jogo mesmo.

1 Curtida

O problema é o Swap mesmo, o qual existe no seu sistema. Não precisa fazer nada para adicionar um e nem aumentar, porque se com 500MB de uso já está afetando a usabilidade do sistema imagina com 2GB.

A única solução no seu caso é reduzir a quantidade de programas abertos ou comprar um pente de memória RAM.

Qual processo está usando tanta RAM assim?

analisando novamente os processos, é justamente quando está aberto o jogo “Fazenda Feliz” do facebook, em flashplayer, o navegador, tanto opera quanto chrome, pega em torno de 1GB de RAM ou mais… basta fechar a aba do jogo que normaliza.
Então, por hora, sugeri o seguinte: navega e faz as pesquisas pelo chrome e utiliza somente o jogo do facebook no opera, daí, caso fique lento, feche o opera e td normaliza.

Posteriormente, vou avaliar adicionar um pente de memória de 8GB (que vai totalizar 10GB de RAM)

1 Curtida

isso… com respondi para o @brunonzanette, sugeri a utilização do Chrome para os trabalhos e navetgação em geral e o Opera para o jogo da fazenda… daí só fecha o Opera qdo necessário.

1 Curtida

Oi, existe uma extensão, ao menos no firefox que limita o uso de abas. MInha esposa também tem esse “defeito”, cada clique uma aba!!

1 Curtida

Bem… hoje, novamente o sistema utilizou todos os recursos a ponto de parecer “congelado”… só mexia o mouse de forma extremamente lenta. Deu pra ver que o sistema parou de atualizar a hora as 11:19, então, 11:54 forcei o desligamento.
Reiniciei, abri o chrome e solicitei a restauração das abas para analisar o consumo… tentei ver nos logs, tirando uma mensagem de “ACPI error”, não consegui maiores detalhes prints abaixo…

Além disso, tenho observado que, frequentemente, o cooler aciona e trabalha no máximo, como se algum processo estivesse causando aquecimento.

Estou cogitando a ideia de formatar novamente e trocar de sistema, talvez, pegar um Lubuntu ou Xubuntu.

Bem, é isso, não estou conseguindo achar uma forma de contornar/resolver essa situação.

Oi. Realmente o mint consome muita memoria. Não sei por que?.
Olha eu com configuraçoes atuais, kde neon…

Faz uma experiência e instala o Zram pra ver se melhora a performance…

abre o terminal e digite… sudo apt-get install zram-config
Em seguida reinicie o note…
Caso queira desinstalar depois é só digitar… sudo apt-get purge zram-config

Eu instalo o Zram em todas as minhas máquinas com no mínimo 4GB de RAM

1 Curtida

será que nesse caso não é melhor mint com xfce ou mate?

@elviolmp, eu posso te garantir que isso não é problema do Mint e nem do Cinnamon. Eu o utilizo há anos, trabalhando com programas bem pesados e raramente eu tenho problema com memória, mesmo não tendo uma quantidade absurda de RAM. Tanto que você pode perceber que o Cinnamon está usando apenas 60MB de RAM.

Não vai adiantar você mudar de Distro/DE e continuar com os mesmos programas/extensões/… Por exemplo, algumas páginas e extensões dos navegadores utilizam muito mais memórias do que outras, as vezes por causa de bugs as vezes pelo tipo de conteúdo. Eu já vi páginas que em alguns segundos depois de abertas acabava com a minha memória inteira, provavelmente por um bug no código. Você pode verificar isso facilmente usando o Gerenciador de tarefas do Chrome (imagens abaixo). O Firefox também disponibiliza a mesma ferramenta (Menu -> Mais -> Gerenciador de Tarefas).

Eu recomendo você ficar de olho no consumo das páginas e das extensões que você mais utiliza e tentar perceber se o problema está relacionado à alguma página em específico, que você abre de vez em quando. Ou alguma aba que fica aberta por muito tempo e que aumenta o consumo constantemente.

1

1 Curtida

Nesse caso coloque um widget mostrando o uso da memoria RAM na barra de tarefas. Configure de modo a alertar quando ultrapasse 75% (no meu caso deixo vermelho). Configure sua esposa para fechar abas antes que o travamento volte a ocorrer.

Ouvi falar que o navegador Vivaldi vai “liberando” abas automaticamente. Daí quando a pessoa volta praquela aba que estava aberta há dois dias, o navegador carrega de novo.

Opção automática: desative o swap. Quando topar a memória, o kernel vai matar os processos com mais uso de ram. O sistema trava por um minuto mas retorna depois disso. Se quiser fazer um teste digite

sudo swapoff

Ao reiniciar vai estar tudo como era antes.

Uma coisa que você pode tentar é configurar o swapiness e a forma da memória RAM fazer cache ser menor modificando o arquivo /etc/sysctl.conf

Se tiver usando HD pode tentar usar o kernel de baixa latência, aqui o Mint em outra máquina ficou muito mais responsivo, mas em contra partida com o maior uso do processador.

1 Curtida

Somando todos os processos da sua screenshot o total é 2GB de RAM e não há nenhum processo com consumo anormal de RAM. Eu tenho o hábito de abrir muitas abas, bem mais do que pode ser visto nessa screenshot, e o consumo de RAM dificilmente ultrapassa os 3GB, há algo de anormal no seu sistema, possivelmente um vazamento de memória que não está sendo detectado pelo monitor do sistema, eu testaria outra distro.

1 Curtida