Linux, entra direto no boot

Bom dia, fui fazer um determinado procedimento no gparted e acredito que por engano acabei excluindo os dados do SSD, quando liguei o Pc novamente fica entrando em boot e entra a imagem a seguir, fica aparecendo apenas hard disk. Será que consigo recuperar de alguma forma ou somente via formatação?

Bom dia!

É possível que você tenha excluído a partição do sistema, ou mesmo tenha excluído a partição de boot. Espero que tenha sido o segundo caso, pois você pode recriar a partição de boot, e seus arquivos e o sistema operacional estarão intactos.

Para que possamos saber o que aconteceu, insira um pendrive com a ISO do Linux Mint. No Linux Mint no modo live, procure pelo Gparted, abra-o, e tire uma captura de tela, para que possamos ver as partições que você tem no seu SSD.

Acredito que tenha excluído todas partições. Vou vê se baixo a ISO do Linux, provavelmente vou ter que formatar de novo. Não perdi nada, só vou ter que estudar via celular por enquanto hehehehe

Que bom que não perdeu nada dessa vez, mas essa situação deve servir de aprendizado. Ferramentas como o Gparted devem ser usadas com cautela. E realizar backups, de preferência em outro disco é importante…

Eu sempre faço e recomendo tirar uma foto do “fdisk /dev/XXX” antes das operações. Se houvesse tal recurso agora, vc precisaria apenas criar novamente a tabela de partição conforme os valores da foto e voltaria a usar o computador como se nada tivesse acontecido (a menos que vc tenha já criado novos sistemas de arquivos nas novas partições, daí ferrou mesmo).

1 curtida