Linux em uma Rede Windows

Olá, pessoal! Estou tentando conectar o meu Zorin OS core 17 a uma rede Windows.


Mas infelizmente recebo esta mensagem como resposta:

Gostaria de uma ajuda para resolver este problema.

Verifica se tens o serviço SMB ativo com o SystemD
sudo systemd smb status

1 curtida

Este comando retornou Excess arguments.

Ali tá errado e smbd.service não só smb
O certo do comando e
systemctl status smbd.service

2 curtidas

Além das contribuições dos colegas e a fim de curiosidade, não há necessidade de utilizar o .service no final, o systemctl interpreta sem maiores problemas a linha:

systemctl status smbd

Caso retorne um erro de não encontrado, você tem que instalar o Samba primeiro (com sudo, possivelmente).

apt install samba

Depois de instalado, você deve ativar o serviço para que ele inicie juntamente com o sistema (da mesma maneira com o ssh, por exemplo)

systemctl enable --now smbd

Tente novamente systemctl status smbd e veja se o serviço está ativado e se foi iniciado sem erros.

Obs.: se estiver utilizando algum firewall, não sei qual implementação utiliza o Zorin, mas provavelmente precise liberar o serviço pela interface e, caso seja o ufw, segue instruções:

Algo do tipo (provavelmente com sudo):

ufw allow Samba

Deve funcionar, caso esteja em uma mesma rede.

Abraço.

5 curtidas

Muitíssimo obrigado! Funcionou perfeitamente.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.