Meu notebook infelizmente so trabalha em modo UEFI ai gostaria de saber como faço par instalar o deepin nesse modo se tem uma maneira diferente de montar o pendrive bootavel ou algo do tipo
não, só gravar o deepin num pendrive normalmente
Como disse o @leoteodoro, é só criar o pendrive bootável, o que pode ser feito como Etcher por ex.
Depois dar boot pelo Pen Drive e instalar o sistema normalmente.
Se for fazer o particionamento manual, crie as seguintes partições:
/boot/efi - 512MB
swap - Tamanho a sua escolha (Opcional)
/home - Partição para os arquivos pessoais, e de configuração de aplicativos (Opcional)
/ - Partição para o sistema. Caso “/home” não tenha sido criada, o conteúdo da mesma ficará dentro da partição do sisema “/”.
Os vídeos abaixo são excelentes guias sobre o assunto:
isso acontece em outras distros? ou só com o deepin?
Só com o deepin o mint se eu montar ele em gpt ele vai mais o deepin não
então isso é problema com o deepin ou com a ISO que vc baixou
A iso baixei no próprio site do deepin até instalei em meu outro Pc aqui e instalou normal mais em modo legacy
O problema deve estar naquele erro maroto que não achou a southbridge IOAPIC. Lembro que alguns notebooks tinham um bug na implementação do APIC que não funcionava com o linux, precisava usar uma opção especial no boot, ou então fazer upgrade do firmware para uma versão sem esse bug. Veja pelo modelo específico do seu notebook e pesquise se é esse o caso.
Eu tentaria o seguinte:
- Desative o IOMMU no firmware do notebook. (é uma manobra, não é solução definita). Veja se funciona. Se optar por continuar assim, terá perdas somente caso vá usar máquinas virtuais no seu computador.
- Faça update do firmware do notebook (antigamente conhecido como BIOS). Novas versões devem corrigir esse bug. Essa é a solução definitva.
- Caso queira investigar o erro, adicione como parametro do kernel
amd_iommu_dump=1
. Aperte ‘e’ no menu do grub e adicione essa a opção no final da linha que começa com “linux”. Veja se dá boot dessa maneira e dê retorno aqui no tópico.
o firmware ta atualizado ate pq o lançamento do notebook e dos mais recente mais mesmo assim verifiquei se existia alguma atualização, conseguir instalar somente o linux mint mais queria mesmo era o deepin