Linux em UEFI como fazer?

Meu notebook infelizmente so trabalha em modo UEFI ai gostaria de saber como faço par instalar o deepin nesse modo se tem uma maneira diferente de montar o pendrive bootavel ou algo do tipo

não, só gravar o deepin num pendrive normalmente

Como disse o @leoteodoro, é só criar o pendrive bootável, o que pode ser feito como Etcher por ex.

Depois dar boot pelo Pen Drive e instalar o sistema normalmente.

Se for fazer o particionamento manual, crie as seguintes partições:

/boot/efi - 512MB
swap - Tamanho a sua escolha (Opcional)
/home - Partição para os arquivos pessoais, e de configuração de aplicativos (Opcional)
/ - Partição para o sistema. Caso “/home” não tenha sido criada, o conteúdo da mesma ficará dentro da partição do sisema “/”.

Os vídeos abaixo são excelentes guias sobre o assunto:

1 curtida

Só dá isso no meu Pc e a tela fica preta e não acontece mais nada

isso acontece em outras distros? ou só com o deepin?

Só com o deepin o mint se eu montar ele em gpt ele vai mais o deepin não

então isso é problema com o deepin ou com a ISO que vc baixou

A iso baixei no próprio site do deepin até instalei em meu outro Pc aqui e instalou normal mais em modo legacy

O problema deve estar naquele erro maroto que não achou a southbridge IOAPIC. Lembro que alguns notebooks tinham um bug na implementação do APIC que não funcionava com o linux, precisava usar uma opção especial no boot, ou então fazer upgrade do firmware para uma versão sem esse bug. Veja pelo modelo específico do seu notebook e pesquise se é esse o caso.

Eu tentaria o seguinte:

1. Desative o IOMMU no firmware do notebook. (é uma manobra, não é solução definita). Veja se funciona. Se optar por continuar assim, terá perdas somente caso vá usar máquinas virtuais no seu computador.
  2. Faça update do firmware do notebook (antigamente conhecido como BIOS). Novas versões devem corrigir esse bug. Essa é a solução definitva.
  3. Caso queira investigar o erro, adicione como parametro do kernel amd_iommu_dump=1. Aperte ‘e’ no menu do grub e adicione essa a opção no final da linha que começa com “linux”. Veja se dá boot dessa maneira e dê retorno aqui no tópico.

o firmware ta atualizado ate pq o lançamento do notebook e dos mais recente mais mesmo assim verifiquei se existia alguma atualização, conseguir instalar somente o linux mint mais queria mesmo era o deepin