Linux Educacional - Uma distro brasileira para escolas

Vai entender esse pessoal das distros educacionais. Quando conecei a usar linux, optei logo por Xfce, pois as pessoas e instituições não tem muitos recursos (inclusive eu - meu PC é um Core 2 Duo com 3 G de ram DDR2). Xfce também é a DE mais estável que tem.

3 curtidas

Vocês conhecem o Educatux?

1 curtida

Concordo, realmente Gnome não é viável para quem estar acostumado com Windows e por ser uma das DEs se não a mais pesada.

1 curtida

Só 700 megas??? Tem certeza??? Na maquina do meu amigo (é uma DDR2 de 8 anos) mostrou 1.2 G de RAM (o windows 10). Será que o windows 10 soma com a memória cache, igual faz o System Monitor do Gnome???
Consultei várias vezes a memória RAM, depois que iniciava o windows, não havia aberto nenhum outro programa, e sempre dava 1,2 gigas de RAM usado pelo windows.

3 curtidas

No Windows tem uma opção, que não lembro agora, que mostra tanto o uso de memória quanto do arquivo de paginação. Acessa clicando com o botão direito do mouse no relógio .

3 curtidas

Gerenciador de tarefas e monitor de recursos.

2 curtidas

Mais ou menos isso ve o comentário do @tnsampa

Não mas só de oferecer opções de acordo com o hardware já me parece superior

1 curtida

O problema também é que as versões 5 e 6 do Linux Educacional não vão funcionar em computadores do Pregão 83/2008 e inferiores, pois são muitos pesadas para esses hardwares. Além das placas multiterminais que do nada para de funcionar. O LE 5 não tem versão muito terminal, o LE 6 não tinha, em 2018 lançaram uma versão 6.1 que tem a versão para multiterminal, mas pelo que eu li no forum deles é recomendado para Pregão a partir do 71/2010.

A nível de Universidades Federais, conforme mencionaram anteriormente, eu não sei, mas a nível municipal, onde os computadores são de 2008, não recomendo as versões 5 ou posterior do Linux Educacional.

3 curtidas

Só um detalhe: é realmente para PC’s. Não funciona a contento em notebooks. No meu não reconhece o touchpad. Ele é detectado como um mouse comum, e tem que usar os botões para clicar. Não tem como habilitar o toque para simular o clique. Pelo menos no painel de controle do Gnome não tem a opção. Vale para quem quiser utilizar em PC’s mesmo.

Na Federal em que estudo os computadores são até robustos, o que mata o desempenho é o Windows que usam, infelizmente.

1 curtida

Lembro que as versões antigas sempre foram muito controversas…
Bonita essa versão nova está.

1 curtida