olá internautas. tranquilidade? trago-lhes uma questão bem objetiva:
devo usar Linux Educacional em um projeto social? sim ou não?
para quem tiver com tempo e quiser entender o caso, descrevo abaixo:
o projeto trata-se de uma biblioteca comunitária, os usuários possíveis serão crianças e adolescentes, na faixa de idade entre 7 a 15 anos. entre alfabetizados e em alfabetização.
demanda/propósito:
o propósito dos computadores a princípio é ter um local para que eles consigam utilizar para acessar a internet, para usar programas de edição de texto para trabalhos escolares e para jogos educativos, ou simplesmente jogos no geral no tempo de recreação das atividades da biblitoeca.
dúvida/pedido de ajuda
fiquei na dúvida sobre o Linux Educacional, o qual instalei e testei um tempinho antes de encaminhar de fato pra biblioteca, e achei tenebroso, simplesmente uma experiência a qual eu não recomendaria a nenhum ser humano. no entanto, tem pré-instalado esses programas que seriam, eu diria, essenciais para a biblioteca. pensando nisso, estou em busca de outros sistemas para esse propósito e/ou pacotes de programas que atenderia mestas demandas.
contexto
faço parte de um coletivo de educação tecnológica popular na minha comunidade, e ajudo projetos a se informatizarem, desde projetos como bibliotecas a eventos, festivais, festas, tudo envolvendo cultura.
acompaho o canal Diolinux há um tempo, mas nunca tinha entrado aqui na comunidade, este é meu primeiro post.
Esse Linux Educacional já “ouvi” falar porém não sei o que ele vem pré-instalado, pelo pouco que vi ele é base Ubuntu correto? Nesse caso, você chegou em observar se esses mesmos programas estão disponíveis em outras distro?
Essa birosca do finado Linux Educacional traumatizou muita gente.
Eu tenho um projeto educacional, mas carece de colaboradores para criar material de treinamento, de variadas ferramentas.
os programas que tem nele estão disponíveis em qualquer distro compatível. um Mint, um Zorin ou outro mais adaptado a hardware de baixíssimo desempenho resolveria.
vamos covnersar sobre essa colaboração? pode entrar em contato comigo ou me passar seu contato que te chamo. atuo com educação e tecnologia e posso contribuir nesse sentido!
Texto original doi editado - aviso dos Moderadores - não compartilhem dados pessoais em mensagens abertas, usem as mensagens privadas para isso.
entrei num microcosmos dos emaús e me perdi, valeu pela dica. o reforço pro Endless só garante que é uma boa dica do outro camarada ali. dei um bisu também no Emmabuntus e curti. vou estudar melhor e avaliar a melhor opção por aqui. muito obrigado!