Linux Educacional - um sim ou um não?

olá internautas. tranquilidade? trago-lhes uma questão bem objetiva:

devo usar Linux Educacional em um projeto social? sim ou não?

para quem tiver com tempo e quiser entender o caso, descrevo abaixo:

o projeto trata-se de uma biblioteca comunitária, os usuários possíveis serão crianças e adolescentes, na faixa de idade entre 7 a 15 anos. entre alfabetizados e em alfabetização.

demanda/propósito:
o propósito dos computadores a princípio é ter um local para que eles consigam utilizar para acessar a internet, para usar programas de edição de texto para trabalhos escolares e para jogos educativos, ou simplesmente jogos no geral no tempo de recreação das atividades da biblitoeca.

dúvida/pedido de ajuda
fiquei na dúvida sobre o Linux Educacional, o qual instalei e testei um tempinho antes de encaminhar de fato pra biblioteca, e achei tenebroso, simplesmente uma experiência a qual eu não recomendaria a nenhum ser humano. no entanto, tem pré-instalado esses programas que seriam, eu diria, essenciais para a biblioteca. pensando nisso, estou em busca de outros sistemas para esse propósito e/ou pacotes de programas que atenderia mestas demandas.

contexto
faço parte de um coletivo de educação tecnológica popular na minha comunidade, e ajudo projetos a se informatizarem, desde projetos como bibliotecas a eventos, festivais, festas, tudo envolvendo cultura.

acompaho o canal Diolinux há um tempo, mas nunca tinha entrado aqui na comunidade, este é meu primeiro post.

abraços família.

2 curtidas

Esse Linux Educacional já “ouvi” falar porém não sei o que ele vem pré-instalado, pelo pouco que vi ele é base Ubuntu correto? Nesse caso, você chegou em observar se esses mesmos programas estão disponíveis em outras distro?

2 curtidas

Essa birosca do finado Linux Educacional traumatizou muita gente.
Eu tenho um projeto educacional, mas carece de colaboradores para criar material de treinamento, de variadas ferramentas.

2 curtidas

Acho que para sua proposta outras distros como Endless e Emmabuntüs são mais interessantes.

1 curtida

é baseado em Ubuntu, mas é uma versão antiga, pra quem quiser conferir:

https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/software-educacional-livre-na-wikipedia/linux-educacional/

a última versão estável é de 2013.

os programas que tem nele estão disponíveis em qualquer distro compatível. um Mint, um Zorin ou outro mais adaptado a hardware de baixíssimo desempenho resolveria.

excelente dica. vou estudar o Endless!

caramba, que notícia incrível!

vamos covnersar sobre essa colaboração? pode entrar em contato comigo ou me passar seu contato que te chamo. atuo com educação e tecnologia e posso contribuir nesse sentido!


Texto original doi editado - aviso dos Moderadores - não compartilhem dados pessoais em mensagens abertas, usem as mensagens privadas para isso. :vulcan_salute:

1 curtida

entrei num microcosmos dos emaús e me perdi, valeu pela dica. o reforço pro Endless só garante que é uma boa dica do outro camarada ali. dei um bisu também no Emmabuntus e curti. vou estudar melhor e avaliar a melhor opção por aqui. muito obrigado!

1 curtida

Se quiser se aprofundar ainda mais no mundo das distros educacionais, existem outras ainda:
http://www.skolelinux.org/

https://www.linuxschools.com/

http://freehumanity.live/

E outros tantos mais projetos específicos.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.