Uma das engines mais famosas para a construção de jogos, o Unity, parece que finalmente terá o seu Editor portado para Linux de forma definitiva em 2021.
No ano passado (2019) fizemos uma postagem mostrando a chegada da versão Preview, que antes era a Experimental, e que se tudo desse certo, neste ano (2020) uma versão definitiva do Editor estaria disponível para Linux, mas parece que vão lançar em 2021 mesmo.
O anuncio foi feito no blog oficial do Unity Technologies pela Senior Product Manager at Unity Technologies, Emily Diehl, que deu um panorama do por que da demora no lançamento e também alguns bugs e desafios que ele precisaram “transpor”.
Ela começa com:
“No ano passado, fizemos muito progresso com o Linux Editor. Temos resolvido constantemente os bugs, o desempenho e a estabilidade geral do Editor melhoraram muito. Desde a nossa última atualização, o suporte ao Vulkan agora está estável e o HDRP também está funcionando bem.
Nosso plano original era tirar oficialmente o Linux Editor da versão beta em 2020, mas devido ao nosso compromisso de focar no lançamento de recursos, fluxos de trabalho e componentes prontos para produção, decidimos ter como alvo um lançamento oficial 2021.2 para garantir que o Editor atenda a esse padrão de qualidade alto. Embora tivéssemos a sensação que um grande progresso foi feito para garantir que o Linux Editor esteja totalmente pronto para produção, ainda existem várias áreas nas quais gostaríamos de nos concentrar antes de retirá-lo oficialmente do preview.
Ela ainda deu três pontos que precisam de um foco maior, e que o pessoal do Unity Technologies precisam “atacar” para que o Editor possa ser lançado de forma definitiva, os pontos são:
-
Testar de forma mais completa os recursos e pacotes oficiais no Linux. O Unity é um produto rico em recursos, e ter esse tempo extra de agora até nosso lançamento de 2021 nos permitirá garantir estabilidade adicional para os usuários de Linux.
-
Resolvendo bugs e problemas relatados por nossas equipes internas e clientes. Mesmo que o Linux Editor ainda seja considerado um produto beta, continuaremos a tratar de problemas com a mesma prioridade como se já fosse oficialmente suportado.
-
Realizar pesquisas de usuários com desenvolvedores interessados em usar o Linux Editor em um ambiente de produção para reunir feedback adicional e garantir que o editor esteja pronto para uso em produção para todos os nossos usuários Linux.
E ela finaliza que estão ansiosos para resolver esses problemas e que possam lançar o Editor Linux do Unity até o final de 2021.
O anuncio você pode conferir na integra aqui.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS