Sera que essa atualização vai trazer varias correções e bugs e algumas novidades ?
https://sempreupdate.com.br/linux-e-o-recurso-mais-importante-do-windows-10-20h1/
A promessa continua de pé. Isso retira as pessoas de usarem um sistema Linux real.
Muito daquele pessoal, geralmente desenvolvedores, que usa o Linux exclusivamente por causa de suas ferramentas, não verá mais motivos para usar Linux uma vez que o Windows pode fazer uso dessas ferramentas. Se eu uso o Linux por um motivo puramente técnico, e agora o Windows consegue ter acesso a esses recursos, por que eu deixaria de usar o sistema operacional mais popular dos desktops?
Se você usa o WSL no Windows, você continua sendo usuário de… Windows, você estará num ambiente 100% controlado pela Microsoft. O ponto é que as pessoas usem Linux. É claro que todo mundo tem o direito de usar o sistema que quiser e a Microsoft está no direito dela de implementar esse sistema. Meu estranhamento é ver usuário de Linux defendendo isso.
Isso não é uma pergunta retórica, mas genuína: O que o usuário de Linux realmente ganha com isso?
É claro que toda empresa que investe no Linux, tem os próprios interesses. Por exemplo, uma agência de segurança, que pretende usar um real sistema operacional Linux, investirá no aumento de segurança no sistema para benefício próprio, o que beneficia “acidentalmente” (respinga no) o usuário comum. Quando uma empresa envolvida com hardware investe no Linux (provavelmente para não ficar presa à Microsoft), eu espero que o Linux ganhe mais suporte a hardware.
Eu até espero que o usuário de Linux ganhe alguma coisa por causa desse WSL (como algum aumento na segurança, isso se essas defesas fizerem sentido num ambiente não-Windows), mas será muito levando em conta a perda de usuário que pode ocorrer? Não sei se será grande ou pequena, mas haverá uma galera que não verá mais motivos para continuar usando Linux. Imagino que o usuário de Linux “acidentalmente” ganhe um sistema relativamente mais seguro (mas o quanto mais? É um aumento relevante?), mas isso não é o mais importante que eu esperaria da Microsoft.
Acreditarei que a Microsoft Linux no dia que a Microsoft contribuir de alguma forma para o Wine (nem que seja de forma indireta, como um patch pro kernel) e/ou porte pro Linux seus principais programas.
Não sou da área de T.I. e posso ter me equivocado em algo, se esse for o caso, sou de todo ouvidos.