Estava jogando Minecraft no Windows 11 e percebi que o jogo estava dando alguns travamentos, mas quando instalei o Debian 12 o Minecraft rodava de boa sem nenhum travamento, foi o mesmo rodei HITMAN 2 no Windows 11 e travava muito, mas rodando no Debian 12 via Próton ele rodou liso, por que o Linux rodou melhor?
Há vários fatores que podem fazer jogos rodarem melhor ou pior, não da pra dizer qual é melhor, pra mim é justamente o contrario na maioria dos casos, eu até tento jogar algumas coisas no linux, mas o desempenho não é muito bom, o que me faz ter um windows para poder jogar algumas coisas
Mas linux utiliza menos recursos que o windows para rodar o sistema, windows tem muita telemetria, IA e serviços que possivelmente você não usa que acabam consumindo recursos da maquina.
E também aos grandes esforços da valve para poder lançar o SteamDeck com o SteamOS o wine/proton recebeu um aporte por anos para chegar ao desempenho que tem hoje.
Há muitos outros fatores, como o hardware e os drivers da sua maquina, que podem influenciar, então nem sempre é certo que um será melhor que outro, até o game pode dizer, então o Melhor é tentar descobrir se pra você é melhor ou não
Quanto ao Minecraft, é uma tendência que a maioria dos jogadores que experimentem Linux percebem ao longo do tempo. Não tenho certeza do motivo exato, mas Java no geral tem uma performance muito melhor no Linux, e isso inclui a versão clássica do Mine. Quanto ao Hitman, possivelmente tem alguma relação com o que o colega acima pontuou.
Me disseram que o Minecraft foi criado em Java para mostrar que mesmo um jogo quadrado de cubos fica lagado se for programado em Java, é verdade essa historia?
Como eu detesto java, sou obrigado a concordar com vc!!!
Eu tenho o jogo SOMA para win/linux.
No windows tem partes no jogo que dá uns “stuttering” chatos sem contar que o jogo tem bastante “motion blur” já que o jogo é no fundo do mar. Qualquer um diria que a placa de vídeo não tava dando conta do recado mas na época eu usava uma 9800GT e uma R7 260X 1GB e ainda sim os stuttering aparecia com fome nesse jogo. hoje tenho uma RX6500XT e instalei esse jogo na versão linux sem o proton e ao mesmo tempo tive que habilitar o Vsync pois sem ele o jogo tava impossível de jogar, muito rápido. Algum tempo depois descobri que esse jogo foi mal otimizado para windows.
Para aqueles que tem medo do fundo do mar não jogue esse jogo.
Há sempre alguns casos que o Linux rodará o mesmo jogo melhor. Seja por otimização da camada de compatibilidade, driver mais atualizado ou processamento mais suave devido a menor consumo de hardware. Sobre a pergunta em si. Windows ainda é o sistema numero 1 de PC para todos os tipos de jogos. Enquanto o Linux eu diria que é o segundo melhor com o Mac vindo por ultimo. Isso falando dos sistemas de Desktop mais usados. O maior calcanhar de jogos no Linux atualmente é mais quando se tratar de trabalhar com jogos com anti-cheat de Kernel. Tirando esses os demais são tranquilos de rodar.
Por enquanto, se fosse para dá um palpite certeiro entre 0 a 100% eu diria que no linux 70% já roda bem.
https://youtu.be/lZ8AjhUxLSc?si=Eqfd5NfSq2N7x3lM acompanho este canal e percebo que com amdgpu geralmente roda igual / melhor que Windoows.
Cara eu ainda chuto uns 90% pra cima. Estou há alguns meses zerando vários single player triple A no Linux e ainda n tive um problema ou incompatibilidade pra instalar. Se fosse pra eu dar uma opinião final diria q ao meu ver só jogo com anti-cheat de kernel q n vão rodar msm. Eu literalmente estou a meses baixando jogos, clicando duas vezes no setup de instalação, jogando e zerando. Tudo rodando liso e sem problemas gráficos. Eu nem sequer verifico alguma base de compatibilidade, apenas baixo o jogo e jogo do início ao fim, praticamente como se fosse um console msm.
Exemplo recente: Deixei baixando silent hill 2 remake e fui beber um café, voltei e abri sem problemas.
Essa é uma boa notícia, música para os nossos ouvidos.
Pse. E isso reforça algo q ja falei anteriormente nesse fórum. Se a valve lançou um console com Linux é porq sabe que funciona extraordinariamente bem para a maioria dos games.
Tudo o que eu queria na minha vida no linux, dentro do linux era jogar o Doom 3 BFG Edition
Ele não roda no Linux não?
Eu testei vários proton sem sucesso.
Acabei de ver q esse game é padrão gold no protondb. Além de ser bem antigo. Qual o erro que dá quando vc vai instalar? Tenho certeza que esse game roda de boa em qualquer linux com hardware decente e drivers instalados.
Erro ? esse é o problema, erro nenhum. Simplesmente nem carrega e quando mudo as configurações de inicialização avançada do proton o jogo carrega todo bugado faltando gráficos e mais lento o bicho preguiça.
Deixa pra lá rapaz, eu baixo esse jogo para Playstation 3 e rodo no RPCS3 no PeppermintOS.
Tá. Mas aí vc tem q concordar que não é o Linux que não roda e sim o hardware + drivers gráficos do seu computador. Uso esse fórum há 400 anos, e quando vejo alguém dizendo que algo não roda no Linux em 99,99% dos casos é só na máquina da pessoa e não no geral.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu tenho 32GB DDR3 1600
RX6500XT 4GB PCIex 4.0 running 2.0
AMDFX 8350 4Ghz 8 núcleos
Com essa configuração antiga DDR3 eu tô jogando Resident Evil 4 Remake
O doom 3 precisa de mais poder que RE4R ?
Se não é o hardware com certeza é config. É como te falei é um jogo padrão gold e ainda antigo o que o torna ABSURDAMENTE fácil de rodar no Linux.Se eu tivesse seu hardware primeira coisa que faria: Formatação do zero para um Ubuntu 22.04 e sem modificar coisas no sistema sem o devido conhecimento técnico. Duvido se não rodaria kk.
Vc poderia pedir ajudar através de um post aki no fórum. Acho q encontraria uma solução. Não faz sentido esse game não rodar.