Linux e Davinci Resolve

Olá turma, tudo bom?

Galera estou para migrar de vez para o linux, consegui substituir alguns programas do windows por programas do linux e me adaptar com eles, mas tenho um problema, pelo menos eu tive um tempo atrás que foi com o Davinci Resolve e pelo fluxo de trabalho que tive na época não tive como tentar resolver o problema mais afundo e acabei retornando ao Windows.

Lembro que tentei instalar no Linux Mint, Zorin OS, Pop_OS e Ubunt e pedia um monte de dependências, algumas eu conseguia instalar, outras não conseguia pois o sistema dizia que já tinha uma versão mais recente, mas parece que o davinci necessita daquela pacote em especifico.

se alguem tiver uma solução para meu problema eu ficaria muito agradecido

O linuxtoys tem um script que faz a instalação do DaVinci. Se não me engano ele cria um ambiente Debian usando o distrobox e instala o DaVinci com as dependências necessárias.

Segundo o site do Linuxtoys:

Oferece instalação através do DaVinciBox seguindo dependências e procedimentos padrão para isso, ou instalação nativa através de procedimentos personalizados. A versão Studio requer uma licença comprada da Blackmagic Design. A remoção pode ser feita desexportando os atalhos da aplicação e apagando a distrobox para DaVinciBox seguindo as instruções no seu repositório; usando o desinstalador do menu de aplicações no Fedora/OpenSUSE; ou simplesmente removendo o pacote através do seu gerenciador de pacotes em outros sistemas.

Só rodar esse comando para instalar o linuxtoys:
curl -fsSL https://linux.toys/install.sh | bash

Se der erro por conta de permissão é só usar o sudo antes.

Obrigado, estarei conferindo isso mais tarde.

Através do distrobox, há um script chamado davincibox que está sendo e melhor opção do momento. Principalmente, porque ele lida muito bem com as dependências e você não corre o risco de quebrar o sistema caso instale alguma delas errado.

Agradeço a ajuda de todos, não consegui instalar por esse meio que vocês indicaram, usei o linux mint, instalei algumas dependencias e outras não consegui porque dizia que já tinha uma igual ou superior, executei o .run do davinci pelo terminal dando skip em alguns cheks dele e consegui instalar, abri o programa tudo certinho, mas infelizmente parece que uma RX 580 não funciona bem com o Davinci no linux, eu usava de boas no Windows, mas parece que por limitação de driver no linux não consigo fazer o mesmo.

vou analisar o que faço agora, pois é um programa que uso bastante e tentar achar algo para substituir nessa altura do campeonato vai ser difícil.