Linux Deepin 20 não faz login depois que bloqueia ou faz logoff

Estou com um problema no meu Linux Deepin 20 que está acontecendo desde o beta. Achei que quando estivesse estável iam resolver, mas não foi o caso.
Consiste de não conseguir fazer login na conta do usuário.
No meu computador eu possuo dois perfis, o meu e o da minha esposa. Quando saímos de um para o outro, não conseguimos mais retornar para o perfil anterior.
Queria saber se alguém já passou por isso e como resolveu.

Lembro que aconteceu comigo um tempo atrás. Tentei achar a solução que eu fiz mas não obtive sucesso. No final era erro de permissão de um arquivo que eu não lembro.

Porém pesquisando cheguei a um BUG de uma situação parecida. Acontece igual aconteceu comigo: Loga no Plasma, tudo certo. Mas se a tela bloqueasse, não conseguia mais desbloquear na interface gráfica. Daí eu precisava logar via console e usar o comando loginctl unlock-sessions pra desbloquear.

Nesse caso alguns usuários relataram resolver o problema mudando permissões de um arquivo. Anote qual as permissões originais com o comando:
ls -la /sbin/unix_chkpwd
Altere setando o sticky bit:
sudo chmod +s /sbin/unix_chkpwd
Daí vc testa se funcionou: reinicie o computador, ou se vc for master, reinicie o serviço gráfico de autenticação. Se funcionou, que bom. Se não funcionou desfaça a alteração:
sudo chmod -s /sbin/unix_chkpwd

Pra vc ter ideia de como faz e como está aqui no meu computador:

rod@gentoo ~ $ ls -la /sbin/unix_chkpwd
-rwx--x--x 1 root root 34680 out 19 23:43 /sbin/unix_chkpwd
rod@gentoo ~ $ sudo chmod +s /sbin/unix_chkpwd
Senha: 
-rws--s--x 1 root root 34680 out 19 23:43 /sbin/unix_chkpwd
rod@gentoo ~ $ sudo chmod -s /sbin/unix_chkpwd
-rwx--x--x 1 root root 34680 out 19 23:43 /sbin/unix_chkpwd
rod@gentoo ~ $ 
1 curtida

Deu super certo!
Obrigado pela ajuda.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.