Oi meus consagrados, tudo bom? Espero que sim!
Muito bem, tenho o ubuntu server instalado em 3 maquinas, até ai tudo bem, quem nunca instalou o unbu server né, oque eu percebi é que com o tempo a partição / começa a consumir certo espaço, sem que eu tenha copiado nada, ou nem mesmo instalado nada.
Sem mais sem menos, percebo que to com GB a menos de espaço livre.
Quando instalei tinha 3GB só, de consumo, agora ja estou em 8, nesse ritmo um dia vai chegar a 60gb.
Alguém sabe me dizer como faz pra limpar? ou oque seria esse espaço que consome do nada?
Já tentou limpar o cache…
Mesmo só atualizando o cache de pacotes vai crescendo
1 curtida
Existem vários motivos para isso: Logs (tanto do sistema quanto dos aplicativos que estão rodando), Arquivos temporários do APT, Arquivos temporários do “/tmp”, …
Para limpar isso, dê uma olhada nos diretórios “/var/log” e “/tmp” e os comandos apt autoclean
e apt autoremove
para limpar as tmps do apt. Percebi também que você está usando o Snap no servidor, outra coisa que pode estar consumindo seu HD com as cópias das versões antigas pra permitir o “rollback”.
Dica: Use o comando du -sch *
nos diretórios para verificar qual deles está usando mais disco.
2 curtidas
Montei este server só para gravar imagens das câmeras aqui da empresa, meu conhecimento é bem baixo, como limpo caches?
Bruno obrigado pela ajuda, verifiquei conforme você sugeriu, com o apt autoclean não removeu nada, e no var e tmp não consegui identificar, se tem algo lá pesando.
O comando du
retorna a quantidade de bytes usados por cada diretório/arquivo.
Ordenando o resultado por ordem numérica você consegue descobrir qual o diretório/arquivo está usando mais disco. Isso pode ser feito com esse comando: du -s * | sort -n
(pode ser que precise executá-lo como sudo dependendo do diretório).
Por exemplo, ao rodar esse comando no meu “/var/log”, os últimos itens da lista são os seguintes. Ou seja, o diretório “journal”, que mantém os arquivos de verificação de integridade dos discos Ext4, está utilizando 2105728 bytes, o que dá por volta de 2GB (2milhões de bytes). Isso pode ser verificado executando o comando du -sh /var/log/journal
(o “-h” faz com que os valores sejam impressos de forma mais “Humana”), que retorna: 2,1G journal/
.
512 apt
680 syslog.1
1040 ufw.log
1436 ufw.log.1
1840 kern.log
2776 kern.log.1
11544 installer
13592 boot-repair
15904 boot.log
2105728 journal
Nesse caso não tem muito o que fazer, pois não é recomendado remover esses logs a não ser que você tenha muita certeza do que está fazendo. Serve mais para saber a causa do consumo do disco. Essa mesma avaliação pode ser feita nos outros diretórios.
Porém, se você está utilizando algum servidor apache, tomcat, algum banco de dados, ou qualquer outro programa que gere logs, isso pode fazer com que uma hora seu HD lote. E normalmente esses logs podem ser deletados, principalmente os mais antigos.
Snaps e logs em 90% dos casos pode ser resolvido com:
find /var/log -exec truncate {} --size 0 \;
O problema estava entre a cadeira e o usuário kkkkkkkkkkkkkkkk
eu estava executando o comando errado, então vi na pasta log e a pasta spool estão consumindo muito espaço, mas ai que tá, como você mesmo disse, não é recomendável remover, e não, eu não sei oque estou fazendo, então vou deixar assim mesmo hahahaha
mas obrigado esse comando vai me ajudar muito daqui para frente.

Executei seu comando e a mágica aconteceu, obrigado pela sua ajuda.

1 curtida
Antigamente usava-se o logrotate para gerenciar os logs. Pelo que me lembro o systemd tem também configuração para tamanho de logs. Vale a pena verificar isso para deixar esse controle de forma automática.
Por nada, se possível feche o tópico marcando a resposta como solução (fica ao lado do ícone de solução) assim se outra pessoa tiver o mesmo problema vai ter acesso a solução de forma fácil
1 curtida
Dá para limitar o tamanho do journal e dos coredumps que é o que acaba ocupando mais espaço, os arquivos de configuração estão em /etc/systemd/, são eles coredump.conf e journald.conf.
1 curtida
Boa noite a todos, comprei um ssd m2 de 240Gb instalei o Ubuntu 19.04 e ontem realizei a atualização para o 19.10, após isso percebi que meu HD ficou com apenas 60Gb lives, sendo que com o comando du -sch * só tem 25Gb ocupados. Alguém poderia me ajudar?
Você possui snaps ou flatpaks instalados?