Linux completa 29 primaveras com muitos feitos no mundo da tecnologia

Na data de hoje o nosso querido e amado Linux está apagando velinhas, com muitas “batalhas árduas” e caminhos “espinhosos”. Hoje em dia, Linux é usado em praticamente tudo que podemos imaginar e até em lugares que nem imaginaríamos que ele estaria.

Em 25 de agosto de 1991, Linus Torvalds na época com 22 anos e na Universidade Helskinki (Finlândia), enviou um e-mail para a lista de discussão comp.os.minix, fazendo o anuncio do seu “pequeno” projeto, com o seguinte dizeres:

Estou criando um sistema operacional (livre) apenas como hobby, não será nada grande e profissional como o GNU, para clones AT 386 e 486. Estou desenvolvendo ele desde abril, e está começando a ficar pronto.

Bom como podemos ver, esse “pequeno hobby” se tornou uma peça fundamental para o mundo da tecnologia e estando presente em praticamente todos os seguimentos, em alguns dominando e em outros tendo uma pequena parcela.

“Muitos” podemo falar que “Ahhh ninguém usa Linux e não serve pra nada…”, bom isso sabemos que não é verdade visto que dos 500 Super Computadores, os TOP100 são Linux. Se formos para o mundo mobile, o Linux domina praticamente com o seu “filho” Android. E se formos para a internet das coisas, servidores na nuvem, aparelhos de conexão (roteadores, modens e switches), ilhas de produções em Hollywood, Bolsas de valores, NASA, SpaceX e por ai vai, todos usam Linux em algum grau na sua “linha de produção”.

Pode ser que a pessoa se refira nos PCs domésticos (Desktops e Notebooks), ai sim podemos concordar, mas hoje em dia o Linux ta se consolidando na faixa dos 3% (com boas projeções de crescimento, podendo chegar a 5%) e assim se tornar uma forma bem atrativa de se usar o PC. O Windows ainda “abocanha” os incríveis 87% de mercado aproximadamente.

Gostaria de fazer uma menção ao jornalista do Olhar Digital, Rafael Rigues, que fez uma matéria muito boa e completa sobre a data e sobre o Linux em si. Gostei muito, pois não repete os famosos “clichês e inverdades” sobre o sistema, como alguns sites e pessoas do meio fazem.

Não posso esquecer do pessoal do ZDNet também, que fez um compilado das maiores conquistas do Linux nesses 29 anos.

Por tudo que o Linux me proporcionou e proporciona para uma galera que digo “Parabéns Linux, pelos 29 anos e que venha muito mais :v: :yum: :v: .”

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 curtidas