Linux como ferramenta para técnicos em informatica?

Olá caro leitor deste incrível forum, venho até vocês fazer um questionamento que me passa pela cabeça a um tempo.
Sou técnico em informatica e uso bastante ferramentas em modo live como o hirensbootCD, que é uma versão modificada do WindowsPE, mas gostaria de saber se existe equivalente a ele no mundo linux. Seria realmente muito melhor, na minha opinião, pois o WindowsPE nem sempre funciona tão bem quanto o modo live das distribuição linux.
Desde já agradeço a leitura.

Aí depende da sua necessidade, para cópia de arquivos de um HD para outro, por exemplo, qualquer distribuição vai servir, assim como um reset de senha de um usuário Windows.

Para imagem de sistema utilizo o Acronis True Image, por ser bem familiar.

Para recuperação de boot a ISO do Mint já está vindo com ferramenta, também é a minha preferência para gerenciamento de partição por ter o gparted no modo live e mostrar a quantidade de erros do HD

3 curtidas

Olá @andre.protasio93, tudo beleza?

Durante muito tempo meu “kit de ferramentas” para ressuscitar micros de clientes eram dois pendrives: um com o Slax e outro com o Clonezilla.

Meu Slax era remasterizado então ele tinha algumas ferramentas a mais como um antivírus, programas de compactação de arquivos e outros coisas que podiam ser úteis quando estava em campo.

Já o Clonezilla é uma ferramenta muito poderosa para cópia de dados, permitindo que você clone sistemas inteiros ou partes dele localmente ou para dispositivos de rede.

Eu nunca achei um equivalente do Hirens para Linux, mas, se formos avaliar a quantidade de pacotes disponíveis, basicamente qualquer distribuição pode substituir o Hirens.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Quando preciso utilizo o SystemRescueCD, pequeno e rápido.
http://www.system-rescue-cd.org/

Ferramentas do sistema incluídas

  • GNU Parted : cria, redimensiona, move, copia partições e sistemas de arquivos (e mais).