Linux como ferramenta para técnicos em informatica?

Olá caro leitor deste incrível forum, venho até vocês fazer um questionamento que me passa pela cabeça a um tempo.
Sou técnico em informatica e uso bastante ferramentas em modo live como o hirensbootCD, que é uma versão modificada do WindowsPE, mas gostaria de saber se existe equivalente a ele no mundo linux. Seria realmente muito melhor, na minha opinião, pois o WindowsPE nem sempre funciona tão bem quanto o modo live das distribuição linux.
Desde já agradeço a leitura.

Aí depende da sua necessidade, para cópia de arquivos de um HD para outro, por exemplo, qualquer distribuição vai servir, assim como um reset de senha de um usuário Windows.

Para imagem de sistema utilizo o Acronis True Image, por ser bem familiar.

Para recuperação de boot a ISO do Mint já está vindo com ferramenta, também é a minha preferência para gerenciamento de partição por ter o gparted no modo live e mostrar a quantidade de erros do HD

3 curtidas

Olá @andre.protasio93, tudo beleza?

Durante muito tempo meu “kit de ferramentas” para ressuscitar micros de clientes eram dois pendrives: um com o Slax e outro com o Clonezilla.

Meu Slax era remasterizado então ele tinha algumas ferramentas a mais como um antivírus, programas de compactação de arquivos e outros coisas que podiam ser úteis quando estava em campo.

Já o Clonezilla é uma ferramenta muito poderosa para cópia de dados, permitindo que você clone sistemas inteiros ou partes dele localmente ou para dispositivos de rede.

Eu nunca achei um equivalente do Hirens para Linux, mas, se formos avaliar a quantidade de pacotes disponíveis, basicamente qualquer distribuição pode substituir o Hirens.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Quando preciso utilizo o SystemRescueCD, pequeno e rápido.
http://www.system-rescue-cd.org/

Ferramentas do sistema incluídas

  • GNU Parted : cria, redimensiona, move, copia partições e sistemas de arquivos (e mais).
  • GParted : implementação da GUI usando a biblioteca GNU Parted.
  • FSArchiver : arquivador flexível que pode ser usado como sistema e software de recuperação de dados
  • Partimage : popular software de imagem de disco de código aberto que funciona no nível do bloco de disco
  • ddrescue : tenta fazer uma cópia de uma partição ou disquete / disco rígido / CD / DVD com erros de hardware, preenchendo opcionalmente os pontos negativos correspondentes na entrada com padrão definido pelo usuário na cópia.
  • Ferramentas de sistemas de arquivos (para sistemas de arquivos Linux e Windows): formate, redimensione e depure uma partição existente de um disco rígido
  • Ntfs3g : permite acesso de leitura / gravação às partições do MS Windows NTFS.
  • O sfdisk salva e restaura as tabelas de partição.
  • Test-disk : ferramenta para verificar e recuperar a exclusão da partição, suporta reiserfs, ntfs, fat32, ext3 / ext4 e muitos outros
  • Memtest : para testar a memória do seu computador (a primeira coisa a ser testada em caso de falha ou problema inesperado)
  • Rsync : programa muito eficiente e confiável que pode ser usado para backups remotos.
  • Ferramentas de rede (Samba, NFS, ping, nslookup,…): para fazer backup de seus dados pela rede
4 curtidas

Entendo, muito obrigado pelas dicas, apesar de não conhecer algumas dessas ferramenta mas assim eu posso melhorar mais nas pesquisas.
:v::+1::grin:

Olá @eddiecsilva, muito obrigado pelas dicas, se souber de algum tutorial que eu possa fazer um remaster desses com linux mint ou arch seria ótimo.

@anon58028541 obrigado pelo comentário bem completo, vou ter bastante matéria para estudos. Não conhecia o SystemRescuseCd parece ser uma ótima dica !

Por nada meu caro, agora ele é baseado no archlinux, está bem mais prático, antes era baseado no gentoo, no arch é mais rápido baixar uma ferramenta de última hora.

1 curtida

Andre, também estava a procura de algo assim. Nos últimos tempos além do Hirens também vi o pessoal usando o Sergei Strelec, que é uma iso do WinPE com várias ferramentas incluídas.

Ué, não entendi por qual motivo tu ressuscitou um tópico enterrado a mais de 2 anos com um off-topic (Linux como ferramenta para técnicos em informática).

Ganhou o troféu de coveiro :joy::joy::joy:.

Bem vindx ao fórum, não esqueça de ler as regras.