Linus Torvalds anuncia a remoção do IDE do Kernel Linux

O fundador do Linux, Linus Torvalds, postou em 11 de Julho de 2021 uma atualização na Linux Kernel Mailing List anunciando a chegada do Kernel Linux 5.14. Talvez a maior mudança seja a remoção do suporte legado para Parallel ATA (ATA Paralelo, ou PATA), também conhecido como ATAm ou IDE.

IDE é um conector que por muito tempo serviu de base para computadores IBM, que posteriormente se transformaram em PCs. É um tipo de conector usado para conectar unidades de disco rígido, unidades de disquete e unidades de disco óptico em computadores. Com o surgimento de protocolos mais avançados, o IDE tornou-se irrelevante para a maioria dos desenvolvedores de PCs nos últimos anos, tendo sido substituído pelo conector SATA em PCs modernos.

À medida que o Kernel Linux continua avançando, o suporte ao código para dispositivos legados se torna cada vez mais difícil, enquanto a necessidade se torna cada vez menor. É por isso que o Kernel Linux está oficialmente descartando o suporte e removendo o código IDE de seus repositórios.

A partir de agora, todo o suporte IDE será baseado em libATA, uma biblioteca usada para fornecer suporte para controladores de host ATA e dispositivos. Essa mudança mudará do suporte interno do Kernel para uma biblioteca que é implementada apenas quando necessário.

De acordo com Torvalds, a remoção do IDE do Kernel Linux estava atrasada:

“O que é um pouco menos comum é como há muitas linhas _removals_ lá, com a velha camada IDE finalmente tendo encontrado seu desaparecimento há muito tempo, e todo o nosso suporte IDE agora é baseado em libATA.
Claro, o fato de removermos todo o código IDE legado não significa que tivemos uma redução de linhas no geral: algumas dezenas de milhares de linhas de código legado estão longe de equilibrar o crescimento normal do Kernel. Mas ainda é uma coisa boa ver a limpeza.” - Linus Torvalds.

Referência: Linux Kernel Nixes IDE Support In the Latest 5.14 Release Candidate | Tom's Hardware

12 curtidas