Pessoal, boa noite.
Tenho um SSD no qual reside o sistema operacional, Fedora 40, recém instalado, o caminho é:
/home/herlimenezes/
O HD externo tem o seguinte endereço:
/mnt/8a2135a6-7123-4a03-94dd-26e7ce663204/herlimenezes/
Como faço para criar um link entre essas duas pastas de modo que o default para downloads, documentos, imagens etc estejam no hd interno (1 TB) e não no interno que tem 120GB e lota com facilidade?
Renomeie a pasta de Downloads no disco de 120GB e depois crie o link simbólico:
ln -s /caminho/diretório/disco1tb/Downloads /caminho/diretorio/disco120gb/Downloads
O sistema não deve, em tese, diferenciar o link simbólico do diretório.
Deve funcionar. Abraço.
Obrigado,
quero fazer isso para todos os folders padrão.
No ssd tenho
/home/herlimenezes
no hd
/mnt/8a2135a6-7123-4a03-94dd-26e7ce663204/herlimenezes
Preciso que o /home/herlimenezes apontasse para /mnt/8a2135a6-7123-4a03-94dd-26e7ce663204/herlimenezes
Ou seja que o /home/ aponte para /mnt/8a2135a6-7123-4a03-94dd-26e7ce663204/herlimenezes
Mais precisamente:
ln - s /mnt/8a2135a6-7123-4a03-94dd-26e7ce663204/herlimenezes /home/herlimenezes
onde crio este link, no .config?
será que funciona?
O bom era vc montar esse HD fora do /mnt por causa das permissoes
O comando que o @ian passou vai criar o atalho pra pasta onde vc quer que os novos conteudos tem que ir, vc pode direcionar os programas pra la tbm por forma de não salvar no SSD e sim direto no HD
Obrigado. Duas perguntas de um iniciante nessas particularidades do Linux.
- onde e como posso montar o hd sem ser no mnt? (estou tendo frequentes problemas de permissão)
- onde este link é criado, no .config?
- como direcionar os programas para o HD e não no SSD?
1- /media ou /run/media
2- link simbólico creio que não gera configurações, no máximo uma pasta destino, pra substituir na home seria necessário mexer no xdg
3- vc teria que montar pastas como /usr, /bin, /opt pro disco mas não e recomendado pq pode causar problemas gerais (nem no windows e recomendado separar os programas da program files)
Não fica mais fácil instalar esse hd externo como interno, já que vai usar nas pastas padrão para downloads etc? Se vc apenas criar o link simbólico, o sistema pode não funcionar adequadamente enquanto o hd externo não estiver conectado.
ln -s /mnt/8a2135a6-7123-4a03-94dd-26e7ce663204/herlimenezes/ /home/herlimenezes/
FIz isso hoje, do meu /home para o meu raid
Posso ter me enganado, mas o meu HD é interno.
Obrigado @Leonam_Cruz, pareceu-me ser A solução. Vou tentar e digo como foi.
Outra questão: o gnome disks montou o HD interno automaticamente no mnt. Posso mudar o ponto de montagem e usar o /media?
Pode, você monta através do terminal.
Da um sudo fdisk -l para você verificar os discos e partições que você tem.
Se já estiver montado desmonta com o sudo umount (coloca aqui o ponto de montagem que vocÊ viu no outro comando.)
Você cria uma pasta onde quer montar, vamos supor que é no /media/euodeiobatatadoce
sudo mkdir -p /media/euodeiobatatadoce
sudo mount (o seu disco ou particao que quer montar vai aqui) /media/euodeiobatatadoce
E aproveita e coloca no fstab, que fica no /etc
sudo nano /etc/fstab
E coloca essa gambiarra lá
/dev/sdXN /media/euodeiobatatadoce tipo_de_sistema_de_arquivos defaults 0 2
(no lugar do /dev/sdXN coloca o que vc viu lá no primeiro comando)
Link simbólico resolve o problema. A título de curiosidade gostaria de falar da opção ‘bind’ do mount, que pode ser usada também no ‘fstab’. Dá para montar um diretório em outro, duplicando a localização dos arquivos. Isso é bem útil pois não precisa usar o link simbólico, a montagem fica transparente e a configuração fica toda no mesmo lugar.
Exemplo do fstab:
PARTLABEL=Jogos /media/jogos btrfs noatime 0 2
/media/jogos/rodSteam /home/rod/.local/share/Steam none defaults,bind 0 0
/media/jogos/rodHeroic /home/rod/Games/Heroic none defaults,bind 0 0
O ideia é montar primeiro a partição onde vão ficar os jogos em ‘/media/jogos’. Daí a pasta ‘/media/jogos/rodSteam’ é montada onde fica toda a catraiada do Steam. Da mesma forma a do Heroic. Qualquer alteração em uma pasta é refletida imediatamente na outra.
Eu fiz dessa maneira pois a home está criptografada, mas os jogos não precisam estar. Além do mais dá para controlar melhor os espaço pros jogos sem afetar os dados pessoais, que contam com snapshots (obviamente não quero fazer snapshots dos jogos). Anteriormente minha home não era criptografada, mas tinham snapshots. As pastas dos jogos ficavam em subvolumes para não entrarem no esquema.
Maravilha! Obrigado @Leonam_Cruz ! Estou fora de casa, amanhã cedo, quando chegar, vou montar o HD interno em outro ponto e crio um link simbólico para trabalhar no HD deixando o SSD livre, só com o SO, programas e aplicativos.
Basicamente uso Phython e alguns dos seus pacotes, notadamente o Jupyter Notebook e pacotes de redes neurais e processamento de Linguagem Natural.