Linhas horizontais na tela

Olá,

Está aparecendo algumas linhas horizontais na tela, linhas brancas e curtas que aparecem e desaparecem rapidamente, principalmente quando algum vídeo está em execução. Inclusive quando troca a resolução da tela continua aparecendo, só que apenas no campo de visão do sistema e não nas bordas escuras.

Todos os drivers estão atualizados pelo windows update e também tentei com drivers do fabricante e até mesmo conectando a um monitor externo.

Algo interessante é que na tela de BIOS não aparece essas “linhas”…

Outra tentativa foi instalar o Ubuntu, imaginei que poderia ser o sistema operacional, mas para minha surpresa o problema se agravou, pois no ambiente linux as linhas começou aparecer com muito mais frequência. Tentei várias outras distribuições, atualizei drivers, utilizei o opensource, proprietário, etc.

Fiz algumas pesquisas e cheguei a pensar que seria “screen tearing”, mas é diferente. Não são cortes na tela, mesmo assim fiz alguns procedimentos e não resolveu, então de volta a origem.

Aparece como o exemplo da imagem abaixo, mas são em posições aleatórias e tamanhos diferentes, algumas maiores e outras menores e desaparecem no mesmo instante. Dependendo do que está sendo exibido na tela pode aparecer com mais frequência.
3el5h4td7w1s

O notebook é um Acer A515-52G-577T, Intel Core i5 8265U 15,6" 12GB GeForce MX130

Foi adicionado apenas um SSD no lugar do HD e mais uma memória de 4GB totalizando os 12GB

No momento está com todos os drivers e Windows 10 atualizado.

Tudo leva a crer que é problema de hardware na tela.

Como é apenas uma linha, acredito que seja interno ao monitor. A correção é a substituição da tela.

Se fosse a imagem toda pulando, mudando de cor ou apagando exatamente no momento que vc move a tampa, poderia ser problema no cabo flat de vídeo.

Como já apresentou problemas em mais de um sistema operacional, aumenta o grau de certeza de ser problema de hardware interno do painel de lcd.

Se possível, tente usar taxas de atualização diferente ou resolução diferente, pode ser que o problema seja mitigado.

Olá, boa tarde.

Se puder, tente conectar um monitor externo e ver se a linha desaparece no monitor conectado. A probabilidade de ser a tela é muito alta, mas puder faça esse teste.

Boa sorte.

Se após as dicas dos amigos acima, a linha persistir…

1 - Compre uma ventosa de 5cm
2 - Efetue uma limpeza da tela com um pano de microfibra levemente umedecido
3 - Com a tela completamente seca, faça pressão com a ventosa (pressione e puxe) em toda a extensão da linha e veja se ela desaparece

As chances são mínimas, mas ja resolvi esse problema em monitores com este método

Quando movimenta a tela não tem nenhuma influência sobre o problema, permanece como está. E só aparece após a inicialização do sistema, na BIOS fica normal o que me leva acreditar que pode não ser hardware. Já tentei alterar a resolução e taxa de atualização, as linhas aparecem somente dentro do campo de visão do sistema.
E como são em posições aleatórias e tamanhos diferentes fica ainda mais difícil saber.

Tentei em um monitor externo e permanece o problema.

No Ubuntu percebi que o problema aparece em uma frequência maior. Então instalei o Manjaro e depois Pop OS, então reduziu um pouco, assim como no Windows.

Se tem listra no monitor externo então é pior ainda…

Pode ser defeito de hardware na placa de vídeo que fica na placa mãe (caso o problema só apareça quando está em uso a MX130). Daí faz sentido dar problema tanto na tela do notebook quanto monitor externo, bem como piorar quando usar aplicações que demandam maior processamento de vídeo. Tente desativar a MX130 e usar o vídeo intel. Se tiver opção na BIOS pra desativar, melhor ainda. Veja se dá problema. O ruim é que vai cair a performance do computador no ambiente gráfico e jogos…

Mas se já estiver em uso o vídeo integrado, tente usar apenas a MX130 e ver se o problema some. Se tiver opção na BIOS melhor ainda. O ruim é que vai aumentar o consumo de energia e aquecimento do computador mesmo em tarefas simples.

Entendo. Fiz um outro teste, apareceu na tela de BIOS e também usando somente os gráficos integrados ou vice-versa. De qualquer forma vou ver se ainda está na garantia. Agradeço pela ajuda