Lineage OS. Oque vocês acham dele?

Fala pessoal. Eu vi uma distro linux para celular cujo nome é lineage os. Gostaria de saber se é melhor que o android. Pois me veio a mente a ideia de instalá-lo no meu xiaomi e talz. mas me deem suas opiniões.

2 curtidas

Lineage é android… Utilizei por um bom tempo, geralmente é mais leve e atualizado que o de fabrica.

2 curtidas

estou usando alguma coisa com esse nome no meu smartphone.

O Lineage OS é o Android AOSP, gostaria de instalar no meu smartpthone, mas infelizmente ele não é compatível.

1 curtida

você teria uma nova interface em relação a sua atual (MIUI) ja sobre o desempenho creio que só pesquisando mais a fundo sobre o seu modelo de smart e quão bom ficaria rodando a mesma
dica: procure por uma versão estável :smiley:

Literalmente estou usando agora!
Enfim. Como o meu bom povo já disse aqui, Lineage OS é Android. É baseado no Android Open Source Project (acho que é isso) e roda igual (se não igual, muitíssimo parecido) ao Android puro, o que vem direto da Google.
Nos meus testes, num Galaxy J3 de 2016, ele é mais leve que o sistema original. Mais fluido, responsivo, consome menos RAM, até porque ele não vem com muitos aplicativos pré-instalados.

Se você quer instalar ele, aqui vão as minhas dicas, baseado na minha experiência:

  • Faça um backup. É o elefante na sala. Tenha um backup do sistema base antes de qualquer coisa para o eventual caso de dar ruim.

  • Fique de olho na garantia. A massiva maioria dos métodos de instalação requerem root (Vídeo do Dio: Por que eu não faço Root no meu Android? - YouTube). Se você têm garantia, é melhor esperar ela acabar, ou dar adeus a ela.

  • Instale o OpenGApps. OpenGApps é um projeto open source que visa disponibilizar os aplicativos da Google (como Google Play) para esses sistemas… “não oficiais”. Se você quer uma experiência mais conveniente, e não quer ficar catando arquivos .apk mundo a fora, recomendo a instalação.

  • Pesquise e aprenda. Antes de fazer qualquer coisa, pesquise o melhor método de instalar (eu, por exemplo, utilizei um aplicativo chamado TWRP), como fazê-lo, se é compatível com seu aparelho (instale ele num celular incompatível e: adeus celular!), limitações de versão (por exemplo, num J3 não há versões com um sistema com versão superior à 7.1.2 do Android), etc.

Se você vai a fundo com isso, tenha MUITO CUIDADO AO INSTALAR, e boa sorte.

1 curtida

Em celulares mais modernos eu nunca testei, então não posso falar sobre o desempenho.
Mas já usei o ViperOS pra ressuscitar um Moto G1 meu, ele só tinha suporte pro Android 5/6, não lembro agora, e agora to rodando Android 7 nele e está super rápido.

Eu tenho ele instalado em um Xperia SP, é excelente, ele deu uma sobrevida ao aparelho, ele vinha originalmente com com o Android 4.3 e agora está com o Android 8.1 com o lowram ativado, acho que ele é o Android modificado na medida certa. Mas vá com calma não é todo aparelho que roda bem, varia dependendo do port que é feito da rom para o aparelho, pesquise sobre a compatibilidade do aparelho com a rom, no XDA developers sempre tem algo ou na própria pagina da lineageOS pois existem ports oficiais e não oficiais.

Edit: como foi dito anteriormente a LineageOS é baseado no Android, LineageOS 15 é baseado no Android 8, LineageOS 16 é baseado no Android 9 e assim vai

LineageOS é o android, só que “puro”. Sem apps de operadora e bloatware. LineageOS é somente uma das custom roms do android, existem várias outras, muitas delas baseadas no próprio LineageOS.

Algumas outras custom roms vem com bastante funcionalidades extras, fazendo não ser mais tão puro assim, dá uma olhada na Bootleggers pra ter uma idéia.

1 curtida

Lineage é o projeto que deu “continuidade” ao mais famoso dos mundos Cyanogen Mod, popularmente conhecido como CM. Eu particularmente nunca fui tão entusiasta de ambas, mas já usei muitas versões nos mais diversos aparelhos que possuí, inclusive estava utilizando a LOS 16 no Samsung A7 2017. Infelizmente o meu aparelho não está entre os favoritos da comunidade de desenvolvedores de custom roms.

Como citado por você, se não estou enganado o seu aparelho é um Xiaomi e ele nas suas mais variadas versões existe uma comunidade muito ativa. Tive dois aparelhos da Xiaomi e eles possuem um repertório enorme de roms e uma comunidade bastante dedicada e ativa aos projetos. E o mais bacana é que, o desbloqueio de Bootloader (necessário para se instalar custom recovery e custom roms) possui suporte oficial da Xiaomi, basta se cadastrar no site e seguir os passos descritos por eles (e esse procedimento não perde a garantia). No YouTube existe uma lista de tutoriais que ensinam como fazer isso sem erro. Se precisar acionar a garantia, basta trancar o Bootloader via terminal com comandos básicos e enviar com a stock rom da Miui.

Busque roms oficiais, as não-oficiais costumam carregar todas as atualizações disponibilizadas pela comunidade, mas não tem o suporte oficial dos desenvolvedores.

Pesquise por roms Pixel Experience, Los, AOKP, Arrow, RR, AICP, Omni que são as mais conhecidas e normalmente tem suporte oficial. Se quiser se manter ainda no mundo Miui, sugiro testar as roms da xiaomi.eu - comunidade européia bastante ativa e conceituada.

Boa sorte e bem vindo ao mundo custom do Android :wink::wink::wink::wink:

PS: minha primeira custom foi na versao CM 9, com Android 4 (Ice Cream) no meu Samsung W, conhecido lá fora como Mini S1.

1 curtida