Como vários amigos já devem ter percebido, faço dualboot (ou multiboot?) de até 12 distros – em geral, usando partições “root” de 30 GiB (exceto 50 GiB para openSUSE Tumbleweed e 60 GiB para o Redcore) – e apenas 15 GiB para todas as partições /home, pois centralizo meus “documentos” correntes numa partição “universal” chamada “Warehouse” (acessível a todas as distros que uso).
E monitoro a ocupação de todas essas partições pelo Conky (acima) – para não ser “o último a saber” – evitando, assim, o problema que alguns colegas têm sofrido, de “derrepente” me deparar com um desastre “já acontecido”.
No PCLinuxOS e nas distros “.deb”, simplesmente configuro o “apt” (ou o APT-RPM do PCLinuxOS), via Synaptic, para limpar o cache de pacotes baixados, após cada utilização do Synaptic.
No Arch, Manjaro, Fedora, Void etc., uso comandos manuais para limpar o cache de pacotes baixados, sempre que me sinto incomodado com o aumento do espaço ocupado nas respectivas partições-raiz. – No openSUSE, elimino os “instantâneos” (snapshots) mais antigos, pelo comando snapper (apesar de já ter configurado o snapper para manter o mínimo de snapshots).
Até aí, vai tudo bem.
O que me incomoda, “hoje”, é a partição /home do Arch Linux – cuja ocupação costuma aumentar bastante, por ser a distro que utilizo 99% do tempo, há mais de 1 ano. – Sim! Quanto mais eu uso uma distro, maior a ocupação de sua pasta ou partição /home.
Em outros momentos, “limpei” o excesso de ocupação da /home do Arch Linux, simplesmente deletando trocentos zilhões de Thumbnails que o KDE vai acumulando na pasta ~/.cache/thumbnails/ – mas depois, aprendi a evitar que ela acumule arquivos eternamente:
# crontab
@reboot sleep 900; find ~/.cache/ -type f -atime +365 -delete
Outro “.cache” que já me encheu a partição /home foi o do GoogleEarth – mas bastou 1 limpeza do acúmulo de vários anos, pois não costuma crescer tão rápido.
Hoje, resta o acúmulo de “.cache” do Google Chrome – cujas opções internas de “limpeza” parecem estúpidas e radicais: – Ou limpa tudo (inclusive as senhas dos sites, que ocupam 0,1% do espaço)… ou não limpa quase nada!
Acredito que este problema seja +/- semelhante no Chromium, e em vários derivados dele.
Alguém tem dicas de como despejar esses 4 GiB de “espaço ocupado” pelas configurações do Google Chrome (e similares) – sem deletar as senhas e cookies de um punhado de sites (Gmail, Diolinux etc.)…?
P.S.: - O uso da /home do Arch Linux estava em 10,4 GiB, h
[ooops… faltou conexão: – “Prezado cliente, estamos enfrentando uma ‘Instabilidade Geral’, por favor não leve a mals”…]
P.S.: - O uso da /home do Arch Linux estava em 10,4 GiB, hoje cedo, e a muito custo consegui reduzir para 9,42 GiB.