LibreOffice V 6.3 Assinatura Digital Token Cartão A3 - OAB

Bom dia,
Estou tentando abandonar o Windows, porém encontro dificuldades para assinar digitalmente os documentos elaborados pela LibreOffice, faço a exportação para PDF e quando vou colocar a assinatura digital não dá acesso a leitora Omnikey para leitura do Certificado. Tentei importar o certificado para o PC onde é criado um arquivo tipo “.crt” e na hora da exportação dá como incompatível.
Ainda tenho o Windows 10 instalado lá acesso o LibreOffice e assino normalmente os documentos com reconhecimento do token sem nenhum problema.

A leitora Onmikey está instalada corretamente com acesso em Banco e Site da Receita Federal ECAC.

Grato por ajudar.
ats
alam.alam

não sei se vai ajudar, mas tem um tutorial no vivaolinux

Caro Amigo,

Ajudou sim, consegui acessar o certificado e colocar o PIN, porém dá o erro:

“A assinatura está correta, mas não foi possível validar o certificado.”

Creio que seja problema no caminho do certificado ou até mesmo a configuração de usuário durante a instalação da leitora foi indicado um grupo “GROUPSCARD”, e parece que o LibreOffice acessa o certificado através do thunderbird, que por sinal tentei configurar o email para certificação e também dá erro aceita o PIN mas não assina digitalmente.

Estou tentando contornar, até agora não consegui nada.

Como suspeitava era problema de configurações, retornei no thunderbird e com a ajudar deste link Assinando e-mails enviados com certificado digital no Thunderbird - Linux Kamarada, fiz as configurações das Autoridades Certificadoras no Thunderbird ICP Brasil e marcando como confiáveis, e pronto agora está perfeito.

Mais uma vez agradeço.

Grato

Dá uma olhada aqui, no fim da página…
https://rauldipeas.github.io/Unity-XP

Caro Raul,

Obrigado pela indicação, mas fazendo os passo indicados pelo colega [swatquest] e depois autorizando as Autoridades Certificadoras pelo Thunderbird está funcionando perfeito.

Valeu. Obrigadoo.

Boa, eu só citei, porque fiz esse passo-a-passo pra um outro usuário esses dias e coloquei no GitHub.

Valeu.
Grato pela indicação, vou coloca-lá como favorita.

1 curtida