Bom dia,
Estou tentando abandonar o Windows, porém encontro dificuldades para assinar digitalmente os documentos elaborados pela LibreOffice, faço a exportação para PDF e quando vou colocar a assinatura digital não dá acesso a leitora Omnikey para leitura do Certificado. Tentei importar o certificado para o PC onde é criado um arquivo tipo “.crt” e na hora da exportação dá como incompatível.
Ainda tenho o Windows 10 instalado lá acesso o LibreOffice e assino normalmente os documentos com reconhecimento do token sem nenhum problema.
A leitora Onmikey está instalada corretamente com acesso em Banco e Site da Receita Federal ECAC.
Ajudou sim, consegui acessar o certificado e colocar o PIN, porém dá o erro:
“A assinatura está correta, mas não foi possível validar o certificado.”
Creio que seja problema no caminho do certificado ou até mesmo a configuração de usuário durante a instalação da leitora foi indicado um grupo “GROUPSCARD”, e parece que o LibreOffice acessa o certificado através do thunderbird, que por sinal tentei configurar o email para certificação e também dá erro aceita o PIN mas não assina digitalmente.
Estou tentando contornar, até agora não consegui nada.
Obrigado pela indicação, mas fazendo os passo indicados pelo colega [swatquest] e depois autorizando as Autoridades Certificadoras pelo Thunderbird está funcionando perfeito.