Olá pessoal, queria tirar uma dúvida com vocês, estou migrando do Excel para usar o Calc, trabalho em um escritório de Contabilidade e estou tentando migrar para o Calc, minha dúvida é aonde posso encontrar materiais desse software já pesquisei no youtube, google e não achei nada. Infelizmente só acho conteúdo de Excel no no youtube, mas de Libreoffice acho pouca coisa. Espero também conseguir substituir o Excel no meu trabalho para usar o Libreoffice Calc.
Pergunta de um milhão de “Dolores”: tu usa planilhas xlsm e/ou xlsb? Se sim, infelizmente o Calc não será uma boa alternativa. Dito isso, você baixou as fontes MS já? Só para garantir de ter compatibilidade com as fontes que possam vir das planilhas do seu serviço e você mandar para eles. Better safe than sorry.
Uso os dois tipos, embora eu estaria disposto a mudar todas as minhas planilhas do zero mesmo, a minha questão seria mesmo conteúdo.
Hoje em dia a maioria das coisas fazemos em Softwares contábil, uma coisa ou outro usamos excel, por isso estou disposto a aprender a usar o Calc, eu já uso o Pop Os em casa.
Visto que eatou começando a usar Python, então acho que iria me ajudar muito tbm combinar Python com Libreoffice Calc ou qualquer outra ferramenta.
Acho que fica mais fácil conseguir ajuda se especificar qual tipo de material vc busca.
Vc procura tutoriais básicos de interface, uso de fórmulas ou de uso de macros?
Se já domina o excel, acho que é simples fazer a mudança. Não trabalho com contabilidade, mas quando decidi migrar no começo quebrei um pouco a cabeça com a interface. Para ter sucesso na migração eu fui refazendo minhas planilhas e documentos um a um no calc e no writer. E assim fui aprendendo a mexer, aquilo que não sabia ia no forum ask do libreoffice, (apartir de agosto vai migrar pro discord). Acho que é a melhor maneira.
Acho que vc precisa entender que o libreoffice foi pensado para trabalhar com estilos de formatação. Essa é a primeira mudança de paradigma. Até a orientação das páginas deve ser definida por estilos. Não é igual no MS Office que basta apenas deixar uma página como retrato e outra como paisagem no mesmo documento. No libreoffice vc precisar criar um estilo retrato (padrão) e outro estilo de página paisagem, e só então aplicar esses estilos em cada umas das folhas/planilhas.
Tenha em mente que o calc é inferior ao excel, no calc não existe a opção de inserir tabela igual no excel. Isso é o que faz mais falta para o usuário comum. E algumas fórmulas que estão no excel não existem no calc.
para macros em python sugiro esses videos do Mauricio, estão em espanhol, está facil de entender pois ele não fala muito rápido.
Ele dispersa bastante nas oficinas, mas tem muito conhecimento de macros, vale muito a pena assistir todos apesar de alguns serem muito avançados.
Esse é um tutorial excelente de python no libreoffice, mas não usa a extensão APSO. Ele embute o script python manualmente no documento do libreoffice, a extensão APSO embute de forma automática.
siga esse tutorial acima e já vai ter uma boa idéia inicial de como são as macros em python.
Quando já estiver mais avançado pode usar o py3o.template, é um módulo python que insere conteúdo em um documenot libreoffice preexistnete (template) pode usar direto pelo python ou através de uma macro python em outro documento libreoffice (via ZAZpip).
Exemplo pode ter uma planinha do calc que exporta alguns valores para um documento do writer, tipo uma mala direta.
Aqui um video de como usar a extensão APSO, que é responsável por embutir a macro no documento do libreoffice:
obs: usei o VS Code como editor de python
obs2: usei um código template com as funções mais comuns, assim sempre que crio uma macro já insere esse template no meu arquivo
obs3: para usar uma macro em python é igual em basic, ex: escreve sua macro no editor externo, depois insere um botão e adiciona a macro no evento do clique do mouse
Fiz um arquivo de exemplo para vc estudar com as operações básicas de macros em pyhton no calc:
obs: Quando vai trabalhar no calc, o conteúdo das planilhas é uma matriz multidimensional - é uma tupla de tuplas. Onde cada linha do CALC é uma tupla separada e cada item dessa tupla se refere a uma coluna dessa linha do CALC
Acho que faltou eu mostrar como executa a macro em python. Fiz dois videos mostrando duas possibilidades, não tenho microfone então vai sem voz mesmo.
No primeiro video executo a macro diretamente pelo organizador de macros:
Existe um problema, só as macros sem argumentos podem ser executadas.
Ao executar a macro ‘abrir_documentos()’ exibe erro pois não é possível passar o argumento ‘caminho_arquivo’, é passado apenas via código.
Ao executar a macro ‘mostrar_infos()’ ocorre tudo bem pois ela não tem argumentos mas mesmo assim é obrigatorio informar ‘*args’ → ‘def mostrar_infos(*args)’ ao escrever macro.
No segundo video executo a macro através de um botão:
No organizador de macros pyhton (shift+alt+F11) eu edito o arquivo de macros e adiciono uma função nova → ‘def manipular_msg(*args)’
Salvo o arquivo e fecho o Vs code.
Mudo o documento para o modo de edição ativando o botão ‘Alternar modo de edição’
Insiro um botão novo
Nas propriedades do botão, adiciono a macro ‘manipular_msg’ no evento ‘botão do mouse liberado’
Desativo o modo de edição
Salvo o documento
clico no botão mas exibe o erro, pois o arquivo precisa ser aberto novamente para entender que a macro ‘manipular_msg’ existe.
Fecho e reabro o arquivo
Clico no botão e agora sim a macro funciona normalmente.
Muito obrigado, vou assistir os vídeos. Apesar de trabalhar com contabilidade, hoje em dia há muitos softwares que não precisamos usar Excel como antes, acho que nunca foi uma necessidade e sim mais marketing dessa ferramenta, não digo que é uma ferramenta ruim, mas não quero manter o Windows 10 em dual boot com o Pop OS só por causa do Excel.