Boa tarde pessoal, não sei o que se passa com o meu Mint, APENAS os arquivos .ods estão com ícone branco, se tiver um arquivo xls ou xlsx aparece normal.
Não sei o que pode ser, já mudei tema de ícones, etc e nada.
Alguém pode ajudar?
Boa tarde pessoal, não sei o que se passa com o meu Mint, APENAS os arquivos .ods estão com ícone branco, se tiver um arquivo xls ou xlsx aparece normal.
Não sei o que pode ser, já mudei tema de ícones, etc e nada.
Alguém pode ajudar?
Olá. ![]()
Pra confirmar, é isso…
…? Você estava com a espectativa de ver no gerenciador nemo algo como o ícone que aparece em cima na imagem (retângulo vertical com símbolo de planilha), mas se deparou com o ícone que aparece em baixo na imagem (retângulo vertical com miniatura da primeira página do documento)?
Se for esse o caso, pelo que eu lembro esse fenômeno acontecia no Windows também, quando o aplicativo padrão era o LibreOffice…
(ah! parece que acontecia mesmo, dessa vez minha memória estava correta ^^')
Não sei como resolver isso, mas conheço uma gambiarra. A gambiarra é assim:
Abra o gerenciador de arquivos, clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo *.ods, então clique no símbolo do ícone que aparece na nova janela (a parte indicada no círculo vermelho da imagem abaixo), e escolha o ícone de planilha do libre office calc.
Pronto! Gambiarra feita. ![]()
Daí a partir de agora você tem duas opções:
1- Sempre que for criar um arquivo *.ods copie e cole esse arquivo com ícone modificado. Apague o conteúdo dessa cópia e faça o conteúdo novo; OU
2- Sempre que for criar um arquivo *.ods faça esse procedimento de alterar ícone.
“E como faço com arquivos já criados? Vou ter que alterar ícone por ícone, documento por documento?” você talvez pergunte…
… Bem… Eu disse que não é uma solução, é uma gambiarra. Por esse motivo, aliás, peço que não marque isso como solução. Pode ser que alguém saiba como resolver, resolver mesmo, esse problema.
Até mais! ![]()
Não é icone, é a miniatura, quer fazer um teste interessante? Cole uma imagem na folha padrão e estique ela até encher as primeiras colunas, vai ver que a miniatura muda
Não é miniatura… e só um ícone branco… as planilhas são preenchidas.
Apaga a pasta .cache/thumbnails e abre a pasta de novo
Você poderia postar um print, ou uma foto, disso aí que está aparecendo na sua tela…?
(Se pá a gente pode estar falando de coisas diferentes… E o sistema do fórum não registrou nenhum acesso à primeira imagem do meu post acima).
(edit: Minto! Agora registrou, sim. Mas pode ter sido por causa do acesso que acabei de fazer
)
sudo update-desktop-database
Eu não me lembro se tem que executar sem ser root também
update-desktop-database
Estou no celular, depois vejo isso
Se não funcionar
sudo apt-get install --reinstall libreoffice-core libreoffice-common
Se for esta versão
Depois disso apague a pasta .cache
E aí, conseguiu resolver? Ou nada sugerido até aqui resultou em algo satisfatório - tanto a minha sugestão de gambiarra (na minha máquina funcionou(!)
- apesar de não ter sido o problema que você mencionou, como as imagens mostraram) como as sugestões de solução das outras pessoas?
Bom, vamos ao feedback.
Tentei todos os comandos aqui passados, até um que achei no fórum do Mint
sudo apt purge --autoremove libgsf-bin
rm -r ~/.cache/thubnails
sudo nemo -q
E nada.
Uma coisa que eu na minha desatenção não mencionei era que estava usando uma pasta no google drive, usando a conexão nativa do Mint, mas o ícone de arquivos .odt tem o ícone, mas os .ods não. Bom trouxe a pasta para o computador, deixei local e aí o ícone apareceu. Não me pergute porque não aparece na pasta do drive que eu não sei, ela continua sem aparecer.