Libreoffice 7.1.4 Community: Até 20% mais compatível com o MS Office

A Document Foundation anunciou o lançamento de mais uma versão intermediária do LibreOffice, a versão 7.1.4 chega trazendo mais de 80 bugs corrigidos, aumentando a compatibilidade com a suite Office da Microsoft.

Mais informações no blog do LibreOffice.

Empresas interessadas em migrar seu fluxo de documentos para um modelo aberto, podem entrar para a iniciativa “LibreOffice Business” cujo objetivo é criar uma estrutura de parceiros e ferramentas, tornando a adoação de formatos abertos mais acessível.

:vulcan_salute:

14 curtidas

Voltado para o aspecto visual, o Libre não me atrai muito, mas é o único (fora o Microsoft Office) que consegue abrir uma planilha .xlsx exportada por um sistema corporativo que uso.

Tentei abrir essa planilha com OnlyOffice, FreeOffice e WPS Office e todos afirmam não serem capaz de abrir.

Realmente a compatibilidade do Libre para com M.O. é bem superior.

7 curtidas

O LibreOffice tem graves problemas que precisam ser concertados e ate agora não foram, que são:

  • A má compatibilidade com o MS Office.

  • Visual feio, principalmente no Windows.

  • Não possuir uma suite office online como o Google Documentos, por exemplo, em pleno 2021, serio isso?

E é justamente por causa desses problemas que não uso e nem penso em usar.

Isso não e culpa do LibreOffice. Pois, o LibreOffice precisa ler um arquivo proprietário da microsoft que foi feito para a suíte da microsoft e apenas.

Sobre Isso eu concordo.

Trecho do texto de quem somos do site do LibreOffice

O LibreOffice é um software desenvolvido e trabalhado por uma comunidade, e é um projeto da organização sem fins lucrativos.

Bom como é dito, é um trabalho comunitário e não um serviço de uma big tech como a Google. Não tem como comparar

10 curtidas

Faz alguns anos que não uso LibreOffice no Windows, então, realmente não sei dizer. Mas mudando o modo dos menus para abas eu penso que fica bastante aceitável. Melhorias sempre serão bem-vindas é lógico.

Apesar de ser algo útil, não parece ser o escopo do projeto no momento. Eles possuem uma ferramenta que permite a criação de algo parecido com uma suite online, mas ainda está nos estágios iniciais.

:vulcan_salute:

4 curtidas

A questão é que rodar apps direto do navegador é muito simples e prático, você não precisa instalar nenhum progama que fica pesando no computador, só abrir o navegador, clicar no icone do app e pronto.

Citei o Google Documentos apenas como exemplo de suite office online.

Sendo culpa deles ou não, é um problema GRAVISSIMO que precisa ser resolvido.

1 curtida

Não me parece que veremos o LibreOffice atacando esse tipo de serviço num futuro próximo, no Desktop eles ainda têm muitos desafios pela frente. E como usuários de Linux ou outros sistemas operacionais abertos, tem diversas outras opções para usar via web.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Prefiro um “Office” que não dependa da internet.
Gosto muito do LibreOffice, por um tempo tive que usar o Free Office por causa da compatibilidade com o MS Word de uns documentos de texto que precisava gerar pra outras pessoas, gostei dele até. Agora isso não está mais rolando e voltei a usar praticamente só o LibreOffice.
Estou usando ele em AppImage pra testar, mas até hoje de tarde ainda não tinham atualizado.

3 curtidas

Mas não é porque a suite de escritório roda direto do navegador que ela depende da internet, o Google Documentos por exemplo, não depende dela, se sua internet cair, você pode continuar usando ele normalmente.

Boa notícia, esse é justamente o ponto que precisa mais melhorar. Por mais que a pessoa utilize formatos abertos e livres, inevitavelmente ela terá que lidar uma hora ou outra com formatos proprietários de escritório da Microsoft.

Normalmente, eu crio meus documentos em formato aberto e quando preciso enviar para alguém, o faço em PDF. No meu caso funciona em mais de 90% das vezes, mas sei que às vezes o documento enviado deve ser editável, aí pode dar problema.

Mas usando uma suíte de office via desktop… também. Eu prefiro utilizar fora da web, aliás, para realização de projetos que demandam mais concentração é até melhor que não seja no navegador para evitar distrações com outras abas e serviços. Definitivamente é algo de gosto que não me parece uma urgência.

1 curtida

Olá Pessoal

Tenho instalado o LibreOffice no Deepin V20.2.1 e, a cada versão, eu atualizo manualmente. Removo e Instalo sempre a versão mais recente. Existe como automatizar isso, pois na verificação de nova versão ele nunca acusa que existe uma nova versão e, consequentemente não atualiza automaticamente. O bom seria que atualizasse apenas as atualizações da nova versão economizando tempo.

No Firefox também a mesma coisa, mas descobri este comando, onde atualiza automaticamente quando há uma nova versão sendo:
chown -R nomedousuario:nomedousuario /opt/firefox-quantum

E no caso do LibreOffice? Qual comando seria?

Desde já obrigado!

1 curtida

legal. eu achei que o only era superior. enganei-me redondamente.

o comando q vc cita “chown -R nomedousuario:nomedousuario /opt/firefox-quantum” não atualiza o firefox. ele simplesmente altera a permissão de acesso à pasta “firefox-quantum”. o proprio browser é que tem uma engenhoca que atualiza automaticamente. mas sem essa permissão de acesso, o pinguim não deixa atualizar.

a atualização do libreoffice deve ser mais complicada, porque o app é compilado pelas distros (como ubuntu, por exemplo) e “picado” em várias partes pelo sistema.

mas o libreoffice tem um PPA que atualiza sempre pra versão mais nova, compatível com ubuntu e derivadas:

#libreoffice PPA
#sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 1378B444
deb h t t p://ppa.launchpad.net/libreoffice/ppa/ubuntu/ focal main

minha versão é “focal”, mas vc pode colocar a sua no lugar.

Não sei como é o suporte do Deepin (e de sua loja) a flatpaks, mas me parece que essa seria a melhor forma de manter o Libre atualizado - desde que, caso necessário, você dê a ele as permissões necessárias (via Flatseal, por exemplo)
Assim deixa de ser necessário isso de desinstalar e reinstalar na mão. Basta instalar a versão Flatpak e atualizar pela loja quando pedido ou via terminal com flatpak update

Tendo uma compatibilidade maior com o VBA, já é um senhor ganho :slight_smile:
Aqui em casa é a única coisa que prende meu pai e eu em VM’s

Obrigado pelo retorno, mas ppa no Deepin não rola legal

Ainda não testei libreoffice com flatpak no Deepin.
Obrigado pela sugestão.

1 curtida

Vc pode tentar a versão Snap que atualiza automaticamente também.