Libreoffice 25.8 mais veloz, chiquetoso e compatível com o MSOffice

Artigo publicado no It’sFoss destaca as novidades da versão 25.8 do LibreOffice, 38% mais veloz na abertura de arquivos e gestão de memória aprimorada, garantindo um desempenho mais fluido, especialmente em desktops virtuais e thin clients.

Outro foco importante é a melhoria na compatibilidade com os formatos de arquivo do MS Office. O processamento desses documentos está mais preciso, reduzindo os problemas de formatação e tornando a colaboração entre plataformas mais confiável.

Mas isso não é tudo. Outras melhorias específicas incluem a revisão completa da hifenização e espaçamento das palavras, melhor gestão de fontes no Impress e a inclusão de novas funções no Calc.

O diálogo “Bem-vindo/O que há de novo” foi atualizado, faciltando os novos usuários e os que retornam a se familiarizarem com o programa, com acesso mais rápido ao seletor de interface do usuário e às configurações de aparência, possibilitando configurar o visual sem problemas.

A atualização também traz outras mudanças importantes, como o suporte ao formato PDF 2.0, a exibição das margens das páginas no Draw (editor de desenho), além de um reforço no suporte a leitores de tela e melhorias na navegação por teclado, tornando o software mais acessível.

O LibreOffice continua a ser uma opção popular de código aberto, com atualizações regulares e uma comunidade ativa. Além disso, a equipe de desenvolvedores deixa claro que, embora existam extensões de terceiros com recursos de IA, eles não têm planos de integrar inteligência artificial ao LibreOffice.

Teje avisado!

4 curtidas

Eu usei o Libreoffice durante minha graduação, em resumo; o Impress é bem menos “fácil” e faltam templates realmente bons para que facilite o uso e migração. Quanto ao Writer ele é bom, apesar do visual arcaico e desconexo com os sistemas. Quanto a compatibilidade, se as pessoas salvassem em formatos abertos e não em doc ou docx boa parte da compatibilidade seria resolvida.

Entretanto não dá pra acreditar que no ambiente escolar o Libre um dia se tornará o padrão, porque a facilidade em utilizar o Google Documentos e a edição colaborativa é um ponto crucial hoje.

De qualquer forma tenho instalado o Libre, e continuarei utilizando-o.

7 curtidas

compartilho de sua visão. pra mim, a adoção do LO no serviço público nunca se dará. eu o uso mas para enviar documentos somente como pdf.

2 curtidas

Aqui migrei totalmente ao libre. Porém uso só o writrer (uso muito). Acho que a maior dificuldade é para quem usa o Excel e outros apps do office.

1 curtida

Sou do setor público e temos duas grandes barreiras na implementação do LO ou qualquer outra plataforma que não seja da MS, mas eu daria foco ao “legado”, arquivos importantes e cuja reedição em um formato compatível seria extremamente trabalhosa (eu mesmo já recriei documentos do zero usando o GoogleDocs - meu órgão tem a plataforma contratada)

4 curtidas