Artigo publicado no It’sFoss destaca as novidades da versão 25.8 do LibreOffice, 38% mais veloz na abertura de arquivos e gestão de memória aprimorada, garantindo um desempenho mais fluido, especialmente em desktops virtuais e thin clients.
Outro foco importante é a melhoria na compatibilidade com os formatos de arquivo do MS Office. O processamento desses documentos está mais preciso, reduzindo os problemas de formatação e tornando a colaboração entre plataformas mais confiável.
Mas isso não é tudo. Outras melhorias específicas incluem a revisão completa da hifenização e espaçamento das palavras, melhor gestão de fontes no Impress e a inclusão de novas funções no Calc.
O diálogo “Bem-vindo/O que há de novo” foi atualizado, faciltando os novos usuários e os que retornam a se familiarizarem com o programa, com acesso mais rápido ao seletor de interface do usuário e às configurações de aparência, possibilitando configurar o visual sem problemas.
A atualização também traz outras mudanças importantes, como o suporte ao formato PDF 2.0, a exibição das margens das páginas no Draw (editor de desenho), além de um reforço no suporte a leitores de tela e melhorias na navegação por teclado, tornando o software mais acessível.
O LibreOffice continua a ser uma opção popular de código aberto, com atualizações regulares e uma comunidade ativa. Além disso, a equipe de desenvolvedores deixa claro que, embora existam extensões de terceiros com recursos de IA, eles não têm planos de integrar inteligência artificial ao LibreOffice.
Teje avisado!