LibreOffice 24.2 marca um novo ciclo à suíte office aberta

O LibreOffice é um dos projetos de código aberto mais populares, presente por padrão em diversas distros e utilizado por diversos usuários, mas também servindo como base para outros softwares do tipo, chegou a um ponto onde grandes novidades já não são tão frequentes, com atualizações focando sobretudo e ajustes. Ele adotou um novo formato de numeração de versão, similar ao do Ubuntu, com menos diferenças entre lançamentos maiores ou menores.

Agora referenciado pelo ano e mês de lançamento, o LibreOffice 24.2 chegou em estágio alpha, se adaptando automaticamente ao esquema de cor padrão do sistema, trazendo um medidor de força durante a criação de senha em arquivos protegidos, assim como melhorias no sistema de salvamento automático, para evitar perdas de dados em falhas que causam o desligamento automático.

Ademais, temos:

  • A implementação de abas flutuantes no LibreOffice Writer;
  • Um novo campo de buscas na barra lateral do LibreOffice calc;
  • Small Caps no LibreOffice Impress.

Conforme a agenda de lançamento, a primeira beta deverá ser publicada em 4 de dezembro, enquanto a versão final está programada para até 4 de fevereiro de 2024.

5 curtidas

Não sou um usuário avançado de suítes offices, mas toda vez que recomendei o LibreOffice a terceiros, além do visual datado, a queixa principal é quanto a pouca quantidade e qualidade dos templates, se comparado ao Power Point. É tanto que a maioria ao invés de usar a suíte office do LibreOffice, vai nos Onlyoffice da vida, até mesmo WPS Office.