Librem 5, Purism Mobile.... "Telefone Livre"

O telefone “Livre”… O que vocês acham do projeto ? [Link do Projeto]

2 curtidas

Eu até compraria se tivesse dinheiro pra apoiar o projeto. Mas não espero tanto do celular. Acredito que esse tipo de tecnologia começaria a ficar interessante no momento me fosse possível rodar aplicações de Android no Linux com eficiência.

4 curtidas

Se eu tivesse dinheiro eu comprava :thinking:
Nem que fosse só pra testar, ver como é e tals

1 curtida

Gosto da ideia, tenho um pouco de indisposição com a execução. Acho legal ter um sistema livre do Google e da Apple, usando código aberto e pensando em segurança de dados e até em alguma modularidade.

Mas a razão preço/funcionalidade foi posta tão em segundo plano que acaba não fazendo sentido ter um celular desses. Pelo preço que eles propõem começo a pensar em um telefone com uma tela com boa resolução, um processador potente ou algo como um sensor digital por exemplo. Enfim, qualquer coisa que justificasse o preço. As especificações são desanimadoras, ainda mais se pensando em US $699 como preço.

1 curtida

querendo ver um review desse aparelho.

1 curtida

Eu acho engraçado esses projetos, porque na realidade eles vendem o sistema e suas funções.

Porque como dito acima, pela especificação do aparelho nao condiz com o valor cobrado, visto que com esse valor você compra coisa muito melhor.

O que leva a entender que o celular é somente uma carapaça para o que eles realmente vendem, o sistema sem rastreio, seguro e que mantém sua privacidade intocável.

Eles até terão mercado, mas para pessoas que realmente precisam a todo custo dessas features, mas talvez não seja o suficiente para manter o projeto de pé.

Eles estão fazendo algo parecido com a system76, criaram um distribuição para seus produtos, so que com um N a mais, que é o mobile

2 curtidas

Eu acho a idia interessante, mas a realização é um problema. Se não me engano, este telefone está atrasado em quase um ano já. O projeto de um telefone é caro e é um ecosistema complexo, não é a toa que a Canonical não conseguiu botar o dela pra frente. Diacho, a Microsoft que botou vários caminhões de dinheiro nos projetos mobile (inclusive tinha o slogan mobile first) não conseguiu um sucesso por falta de apps.
Se fosse para investir em um telefone livre, acho que eu iria preferir o Fairphone. É uma ideia similiar (mas com foco na reparabilidade e na sustentabilidade ambiental e social do produto) e já está imediatamente disponível. O hardware certamente não é dos melhores, mas seria uma opção interessante para usar como um celular básico. Eu não me importaria de ganhar um :smile:

Acho que se não melhorarem no marketing pode “morrer” como aconteceu com outras tentativas parecidas…

1 curtida

You can preorder the phone at $699 USD

Liberdade custa caro.

1 curtida

Você tem razão com o custo benefício. Mas tem que considerar que esse celular é fruto de uma empresa pequena que está adaptando o software quase que sozinha e ele vai ser produzido em baixíssima escala. Fica impossível eles competirem em custo beneficio com os modelos de grandes empresas.

Esse celular seria um produto mais para entusiastas.

Sim, eu reconheço o esforço. Justamente por não competir no hardware que eu acho que eles deveriam ter feito uma tentativa inicial somente via software, otimiza o sistema, e lança uma segunda versão mais robusta num celular próprio se desse certo. Potencializaria o projeto inclusive.

Creio que apenas pelo preço eles já afastam um grande público. Não me importaria de perder certos aplicativos para ter um celular mais livre. Mas poxa, custa mais caro que o celular mais top de linha.

3 curtidas

Uma atualização, primeira vista, achei um pouco lento. Bonita interface…

Bom ta mais morto que o ubuntu phone kkkkk ja o purism ainda ta indo… bem devagar atras do meizu

Que coisa mais munita, queremos uma ROM customizada com esse GNOME aí.

700 dol em um telefone com essas especificações é complicado
ainda mais que quando o Pure OS mobile sair, pode ser instalado em outro Smartphone compatível
não acho que vá valer a pena

1 curtida

1 curtida

@Diolinux rola uma review ?

TinkPhone: KDE Plasma Mobile em um Raspberry Pi

https://www.tinker.sh/kde-plamo-rpi/

2 curtidas