Ultilizo o Linux mint em dual boot ja faz um ano aproximandamente, mas sempre tive pouco espaço no disco reservado para o linux e isso estava me dando alguns problemas, então apaguei o linux e dei uma limpa no meu windows, formatei e etc e agora tenho 400GB livres e faria de novo o dualboot. O problema é que quando eu tento criar uma partição, só é liberado 40GB, que é exatamente o que eu usava antes para linux, como se não houvesse mais espaço para ceder. Tentei usar o desfragmentador do próprio Windows e não funciona.
Você tem que esvaziar a lixeira.
Instale o Linux em um SSD separado, será bem melhor. Pode até ser um SSD externo. E não faça desfragmentação do Windows em um SSD. Se for um HD mecânico, tudo bem, mas em um SSD, não é recomendável.
Não utilizo SSD e ter o linux em um disco separado não é uma opção
Poderia mandar um print do disk manager do Widows, por favor? Talvez você precise mesclar essa partição que era do Linux Mint com o Windows e reduzir novamente o disco para o espaço desejado
Quando é Windows tem que desfragmentar antes de redimensionar, parece que não mas a lógica do SSD é a mesma do mecânico, imagina uma fita métrica de 3cm, se todos os dados estiverem alocados nos setores 1 e 2 você redimensionar vai catar o setor 3 para ser excluído da partição, já se o setor 1 e 3 estiver ocupado pq não desfragmento e tentar redimensionar o setor 3 é que vai ser excluído da partição só que ele esta ocupado. O redimensionamento é feito em setores e não em MB, isso é formatação física.
Olha ai os setores que eu te falei, em SSD também tem disso.
Então, como eu disse lá em cima, eu tentei usar o desfragmentador próprio do Windows para tentar particionar, mas não adiantou em nada. To tentando agora com Defraggler, tentei usar um tal de Ultradefrag, mas ele travou e não saia do lugar
Nao precisa fazer defrag. e as vezes nem adianta por ter arquivo q n pode mover.
no propio livecd redimensione a particao ntfs.
demora pra caramba, ainda mais num hd mecanico, mas e a unica maneira.
faca backup dos dados importantes antes, pq é meio perigoso o processo.
Os arquivos que não pode mover são os de restauração do sistema, é so desativar ou deletar que esses arquivos some.