Sempre que abro a Steam e peço para ativar o modo Big Picture tela cheia, ele fica muito lento. Já ativei e desativei a opções GPU Blocklist, desativei e ativei aceleração por GPU e são raras as vezes que funciona de maneira normal podemos assim dizer.
Estou usando o Fedora Workstation 41 - Gnome
Linux 6.12.6-200.fc41.x86_64
Driver Nvidia 565.77
Rodando na opção Wayland
Cara, eu sofro com isso no Linux faz anos e nunca achei solução, simplesmente convivo com o problema. Acontecia na minha antiga GTX1070, numa RX550 e na RX6600. Eu realmente não sei o que ocorre, e é só quando uso o Steam no Linux. Vou marcar presença caso alguém saiba como resolver.
Atualmente uso o Fedora 41, mas no POP OS e no Mint, que foram distros que usei recentemente apresentavam esse mesmo comportamento, uma pena, pois as vezes o que quero é abrir um jogo, avaçar um tanto, voltar ao modo tela cheia e escolher outro, enfim é se contentar com o modo padrão.
Uma solução temporária que o pessoal achou, é iniciar a Steam diretamente no modo Big Picture:
Digitando “steam -bigpicture” no terminal
ou
Entrando no modo Big Picture (lagado mesmo), indo no Menu → Ligar/Desligar → Trocar Conta e selecionando a mesma conta. Isso vai reiniciar a Steam no modo Big Picture
Funciona comigo, mas se vc sair e voltar do Big Picture, o problema volta e tem que reiniciar novamente. É bem chato ter que fazer isso, espero que arrumem
@rafaeldio , beleza?
Testarei por aqui. Uma coisa que as vezes funciona eu desativo e ativo a opção de aceleração 3D e funciona, mas é reiniciar a máquina ou algo do tipo e a boa e velha lentidão volta.
Tomara que encontrem uma solução, pois além de alguns jogos parecerem rodar melhor no Linux (carece de dados esse meu comentário ), nada como simplesmente plugar o controle, navegar em tela cheia, escolher um jogo e boa.
Na minha experiencia o big picture da steam só funciona bem mesmo quando em sessao dedicada (gamescope-session) na qual ele foi projetado para funcionar, usado no Steamdeck. Foi no Bazzite (clone do steamOS baseado no Fedora Silverblue) que usei e uso a sessao “game mode” da steam e percebi que funciona bem, pelo menos com a rx580.
@fastos2016 , beleza? vou pesquisar, pois nunca ouvi falar desse modo, no Windows é selecionar oBig Picture e boa. Estou usando o Fedora 41, espero que seja tranquilo ativar esssa opção. Obrigado e abraço.
Após instalar o Gamescope e mandar iniciar já em tela cheia, parece que por enquanto a lentidão foi encerrada. Achei interessante compartilhar com vocês. Abraço.