Lentidão para carregar smartphone com sistema Android

Boa noite, pessoal. Queria relatar algo que esta acontecendo por aqui.

De uns tempos para cá, tenho notado que a velocidade de carregamento do meu smartphone, caiu de maneira substancial e de um dia para o outro. Algo como levar mais de 30-40 minutos para carregar 10-15%.

Pela lógica, troquei carregador, mas não mudou nada. Testei em várias tomadas, e o problema continuou. Ativei e desativei carregamento rápido; reiniciei celular; testei tomadas de outras localidades, mas continua na mesma.

Ai percebi que os smartphones da minha mãe e do meu pai estavam com o mesmo problema. Ao conversar com um amigo, ele relatou a mesma coisa, inclusive com os smartphones dos pais dele.

E são celulares de marcas diferentes. Os nossos são Samsung (S20 Fe, A54 e A34) e os deles, Xiaomi.

Alguém notou alguma alteração a cerca dessa questão nos últimos dias. Poderia ser alguma atualização/bug do Android? Eu observei alguns relatos similares na internet sobre isso, mas pode ser uma impressão minha.

Tenho um m23 e do nada ele parou de carregar. Depois voltou o carregamento mas sem o turbo e ago o turbo voltou. Engraçado que só começou quando eu fui mexer nas configurações de carregamento, acho q alterei pra um perfil adaptativo. Foi estranho mas aparentemente o meu conector tava ruim, mas foi bem estranho comecar justo quando mexi nessa config.

1 curtida

:vulcan_salute:

Talvez possa ser algum update no Android. Tenta carregar com os Smartphones desligados, caso não tenha feito assim mas antes eu tentaria, de novo:

1 Verifica e instala updates e depois reinicia os Smartphones (não é desligar pois se o Android se comportar como o Windows, desligar tem efeitos diferente de reiniciar);

2 Depois que os Smartphones forem reiniciados, loga com a senha para eles carregarem o sistema (o Android costuma não carregar completamente o sistema se não logar nele depois de ligar ou reiniciar). Aguarda uns minutos para todos os updates entrarem em ação;

3 Desligue os Smartphones e recarregue eles com eles desligados. Assim nenhum update, apps, irão interferir no recarregamento dos Smartphones;

4 Após uns 15 mins de uma olhada de como está a carga nos Smartphones. Eu aguardaria atingir 100% com eles desligados e só depois ligar-los;

Pode ser algum update que esteja drenando a bateria e precise de reiniciar os Smartphones para poder funcionar corretamente.

O Android tem um procedimento que reduz a performance dos smartphones quando a bateria está baixa, 15% se não me engano e as companhias, Samsung, Xiaomi, Motorola, etc, alteram isso com formas de gerenciamento de energia proprietário. Então um palpite seria que ao conectar o carregador algum app defeituoso detecta a performance e começa a funcionar a “todo vapor” de bobeira.

Persistindo o problema limpa o cache de todos os apps e tenta repetir os procedimentos do 1 ao 4. Tem apps que fazem isso de maneira segura e automática. Eu uso o Avast Cleanup por exemplo (dá dor de cabeça limpar o cache de um a um :joy:).

:wave:

1 curtida

Tive um Samsung o qual tive problemas com carregador, acabei usando um carregador com problema e não importava qual carregador eu usasse, ele demorava para carregar.

Somente trocando a placa do conector USB, a qual possuía o circuito responsável por carregar o celular, que resolvi.

Sempre utilize carregadores de marcas confiáveis!

1 curtida

Coincidência ou não, teve uma postagem no reddit do LineageOS com um problema parecido 6 horas atrás.
https://www.reddit.com/r/LineageOS/comments/1izcchv/inconsistent_behavior_in_charging_los_21_s10e/

1 curtida

Pois é, até cogitei ser o conector, mas por acontecer em 6 celulares diferentes, essa teoria meio que cai por terra, já que o problema aconteceu quase que simultaneamente entre eles. Inclusive eu fiz uma boa limpeza nos celulares dos meus pais e no meu esses tempos atrás, e tava tudo bem.

Mas aí do nada, ficou tudo ruim. E nem fiz alterações nas configurações.

Valeu, vou tentar (embora já tenha tentado algumas dessas coisa, mas não nessa ordem).

Mas fiquei intrigada hehehe Pois acabou com a performance de carregamento, aff.

1 curtida

Aqui é tudo carregador original e tudo relativamente novo (exceto o meu, que tá com uns 3 anos). Mas espero que não seja nada de placa. Fica caro para arrumar e quase nunca fica bom.

Eita, a bruxa tá solta rs

Foi num desse estragado que aconteceu o BO

Descartando a opção de atualização de sistema, pode ter ocorrido uma sobretensão durante a noite na sua região, quanto todos os carregadores estavam conectados, que danificaram os carregadores. Desse modo eles estão carregando apenas no modo lento.