Boa noite, pessoal. Queria relatar algo que esta acontecendo por aqui.
De uns tempos para cá, tenho notado que a velocidade de carregamento do meu smartphone, caiu de maneira substancial e de um dia para o outro. Algo como levar mais de 30-40 minutos para carregar 10-15%.
Pela lógica, troquei carregador, mas não mudou nada. Testei em várias tomadas, e o problema continuou. Ativei e desativei carregamento rápido; reiniciei celular; testei tomadas de outras localidades, mas continua na mesma.
Ai percebi que os smartphones da minha mãe e do meu pai estavam com o mesmo problema. Ao conversar com um amigo, ele relatou a mesma coisa, inclusive com os smartphones dos pais dele.
E são celulares de marcas diferentes. Os nossos são Samsung (S20 Fe, A54 e A34) e os deles, Xiaomi.
Alguém notou alguma alteração a cerca dessa questão nos últimos dias. Poderia ser alguma atualização/bug do Android? Eu observei alguns relatos similares na internet sobre isso, mas pode ser uma impressão minha.
Tenho um m23 e do nada ele parou de carregar. Depois voltou o carregamento mas sem o turbo e ago o turbo voltou. Engraçado que só começou quando eu fui mexer nas configurações de carregamento, acho q alterei pra um perfil adaptativo. Foi estranho mas aparentemente o meu conector tava ruim, mas foi bem estranho comecar justo quando mexi nessa config.
Talvez possa ser algum update no Android. Tenta carregar com os Smartphones desligados, caso não tenha feito assim mas antes eu tentaria, de novo:
1 Verifica e instala updates e depois reinicia os Smartphones (não é desligar pois se o Android se comportar como o Windows, desligar tem efeitos diferente de reiniciar);
2 Depois que os Smartphones forem reiniciados, loga com a senha para eles carregarem o sistema (o Android costuma não carregar completamente o sistema se não logar nele depois de ligar ou reiniciar). Aguarda uns minutos para todos os updates entrarem em ação;
3 Desligue os Smartphones e recarregue eles com eles desligados. Assim nenhum update, apps, irão interferir no recarregamento dos Smartphones;
4 Após uns 15 mins de uma olhada de como está a carga nos Smartphones. Eu aguardaria atingir 100% com eles desligados e só depois ligar-los;
Pode ser algum update que esteja drenando a bateria e precise de reiniciar os Smartphones para poder funcionar corretamente.
O Android tem um procedimento que reduz a performance dos smartphones quando a bateria está baixa, 15% se não me engano e as companhias, Samsung, Xiaomi, Motorola, etc, alteram isso com formas de gerenciamento de energia proprietário. Então um palpite seria que ao conectar o carregador algum app defeituoso detecta a performance e começa a funcionar a “todo vapor” de bobeira.
Persistindo o problema limpa o cache de todos os apps e tenta repetir os procedimentos do 1 ao 4. Tem apps que fazem isso de maneira segura e automática. Eu uso o Avast Cleanup por exemplo (dá dor de cabeça limpar o cache de um a um ).
Tive um Samsung o qual tive problemas com carregador, acabei usando um carregador com problema e não importava qual carregador eu usasse, ele demorava para carregar.
Somente trocando a placa do conector USB, a qual possuía o circuito responsável por carregar o celular, que resolvi.
Pois é, até cogitei ser o conector, mas por acontecer em 6 celulares diferentes, essa teoria meio que cai por terra, já que o problema aconteceu quase que simultaneamente entre eles. Inclusive eu fiz uma boa limpeza nos celulares dos meus pais e no meu esses tempos atrás, e tava tudo bem.
Mas aí do nada, ficou tudo ruim. E nem fiz alterações nas configurações.
Aqui é tudo carregador original e tudo relativamente novo (exceto o meu, que tá com uns 3 anos). Mas espero que não seja nada de placa. Fica caro para arrumar e quase nunca fica bom.
Descartando a opção de atualização de sistema, pode ter ocorrido uma sobretensão durante a noite na sua região, quanto todos os carregadores estavam conectados, que danificaram os carregadores. Desse modo eles estão carregando apenas no modo lento.