Lentidão na escrita de disco formatado em NTFS

Boa noite.

Eu uso o openSUSE Tumbleweed e notei que para escrever muitos arquivos( pequenos, coisa de MB cada arquivo) em um disco formatado em NTFS ocorre uma demora imensa. O mesmo não ocorre se eu apenas ler.

Em outros termos

Se eu quiser copiar do meu computador para o HD externo, digamos 3.000 arquivos, totalizando uns 28 GB passa mais de 3 horas e ainda não consegue terminar. Quando eu passo esse mesmo conjunto de arquivos do HD externo para o computador, é bem mais rápido, coisa de uns 10 min.

Já testei isso em dois HDs externos diferentes e não é do HD.

Existe alguma explicação para isso?

Obrigado.

já tentou formatar o HD externo em exFAT ??? pois tenho um HD externo que estava tambem com mesmo problemas ai eu formatei em exFAT e nunca mais tive esse problema.

1 curtida

Não tentei mas esse HD eu também uso em computadores Windows. Dessa forma eu perderia a compatibilidade, não?

Quando eu usava Ubuntu era tranquilo…

Eu uso Ubuntu com xfce como meu sistema principal e sempre atendo clientes que usam Windows , e o meu HD externo abre de boa em exFAT , mas como eu disse , “em sistemas atuais” , só não garanto em sistemas mais atingos que Windows10

Nem precisa ser tão atual assim, o Windows 7 já vem com exFAT pré-instalado e o Windows XP e Vista receberam atualizações que adicionam suporte.

O exFAT foi desenvolvido originalmente no Windows, aliás.

1 curtida

Eu sou do tipo que faz muitos testes, e notei a uns 2 anos o que vc está falando, a uma grande diferença mesmo na escrita, acontece que há diferenças entre o NTFS formatado pelo Windows e formatado pelo Linux, nunca encontrei uma boa explicação técnica sobre isso, mas basta um teste sério para ver que é um fato.

1 curtida

Eu também notei isso aqui no openSUSE. O estranho é que quando utilizava Ubuntu não acontecia isso. A velocidade era a mesma para os dois.

A única diferença para mim é que o Ubuntu estava em ext4 e o openSUSE em btrfs.

Alguém com alguma explicação?

Estranho. Aqui no meu Ubuntu 20.04 em btrfs, minha escrita para um HD externo em NTFS é bem mais rápido do q quando eu usava ext4.

Eu fiquei intrigado também. O HD que uso é um 3.0. Não deveria ser tão demorado para um backup de 40 GB. Demorou quase 5 horas para finalizar.

Talvez ajude

I have founded a solution: I’ve changed the sync to async in this /etc/fstab