Lentidão em todas as distros

Olá pessoal, sou novo no mundo linux, estou usando há três semanas e estou gostando muito, mas estou enfrentando um problema que está me incomodando. Tenho um notebook da lenovo core i3-6100U CPU @ 2.30GHz e o vídeo instalado Intel Corporation Skylake GT2 [HD Graphics 520] (rev 07), 8gb de memória ram DDR4 e 1tb de hd, roda o windows 10 muito liso, porém eu percebi uns travamentos nas distros que testei, Mint, Elementary OS, Ubuntu, Manjaro, Fedora, Zorin OS (nem consegui usar, muito lento - pena que gostei muito do visual dele), Kubuntu, testei todas essas distros, o sistema roda liso, com exceção do Zorion OS que dá umas travadinhas, mas as outras ao copiar um arquivo do HD Externo para o HD do notebook o sistema fica todo lagado, se for criar um pen drive bootável também o sistema fica lagado, coisa que no windows 10 não acontecia, poderia está copiando qualquer coisa que dava para trabalhar normalmente no notebook. O que poderia ser isso?

Já testou o xfce…
Acho que o gnome , cinnamon pode estar pesado apesar de ser uma boa configuração.

Já tentou desativar animações…?

O travar acontece quando tenta fazer alguma coisa ou não?

1 curtida

Cara, ainda não testei o xfce estou com ele aqui no pen drive pronto para instalar, estava pesquisando e vi muita gente dizendo que ele é muito leve e que conseguirei personalizar numa boa, então estou pensando em testá-lo. Estou com o cinnamon instalado, mas penso em colocar o xfce agora. Desativei as animações.

O travamento acontece quando eu estou fazendo uma simples cópia para um pen drive ou hd externo, pronto, se eu for fazer isso não consegui mexer mais no sistem, pois fica com lentidão, trava tudo, eu não consigo fazer nada mais. Vou testar o xfce.

Como é que está o seu uso de CPU?

outra coisa, qual é o kernel que você está utilizando no seu SO?
OBS.: Para visualizar o kernel que está executando rode o comando abaixo no terminal:

uname -r

pois esse problema pode estar relacionado ao kernel, tem algumas versões não LTS que se dão bem com alguns hardwares e outros que ficam dando o tempo todo kernel panic. Se for um usuário novato no linux recomendo que use um kernel LTS que a sua distro dê suporte

1 curtida

O uso de CPU está normal, de memória também. Vou olhar o kernel que estou utilizando. Como faço para utilizar Kernel LTS?

Cara tem duas soluções talvez funcione

Uma é colocar na linha do kernel

transparent_hugepage=madvise

Para isso adicione no /etc/default/grub

Depois do quiet

É execute

sudo update-grub

A outra solução é utilizar o escalonador bfq…

Eu teria que ver como faz está mudança no ubuntu ou mint

Estou no celular…

Vou ver depois caso a primeira opção não funcione euvadiciono aqui

Olha, tem muitas variáveis que podem acarretar a isso. Como você disse, és novato certo? Mas mesmo assim eu acharia interessante, talvez, que experimentasse o arch Linux. Com esse poderás instalar os pacotes que escolher. No meu notebook com hardware bastante modesto, eu instalei o arch com o KDE e desde então roda bastante liso. Mas é muito interessante você olhas os Logs do sistema, para ver o que pode estar dando errado.
Um exemplo que ocorreu comigo, foi o Pasma usando um dos cores do processador travado em 100%, e analisando os logs e conversando com o pessoal eu percebi que era um problema de atualização. Em outras palavras eu tinha atualizado o Plasma, mas nao tinha atualizado o Xorg, isso causou inúmeros problemas no meu computador. Mas é sempre interessante vc dar uma olhada mais a fundo sobre o que pode vir a causar os travamentos.

Minhas HD Graphics 520 nunca se deram muito bem com a maioria das distros, inclusive foi a fonte das minhas reclamações do Ubuntu :joy:

Pode se conformar, alguns lags são do processador e ocorre inclusive no Windows, mas lentidão não é normal. Você pode colocar qualquer interface que em algum momento o touch vai ficar travando, eu fiz uma instalação do Windows 10 faz algum tempo para conferir e apresentou o mesmo problema.

Pessoal boa noite, venho responder a todos que tiraram minha dúvida. Não consegui responder antes por que estava enfrando um problema com minha internet (descobri que estavam limitando). Mas aproveitei o fim de semana e mexi bastante no sistema e aparentemente está de boa, fiz tanta coisa que não sei dizer ao certo o que fez funcionar. Mas irei estudar mais sobre isso rsrsrs, mas creio que seja algo como os amigos falaram acima sobre a placa gráfica ou processador. Mas muito obrigado a todos.