Lentidão em todas as distros

Olá pessoal, sou novo no mundo linux, estou usando há três semanas e estou gostando muito, mas estou enfrentando um problema que está me incomodando. Tenho um notebook da lenovo core i3-6100U CPU @ 2.30GHz e o vídeo instalado Intel Corporation Skylake GT2 [HD Graphics 520] (rev 07), 8gb de memória ram DDR4 e 1tb de hd, roda o windows 10 muito liso, porém eu percebi uns travamentos nas distros que testei, Mint, Elementary OS, Ubuntu, Manjaro, Fedora, Zorin OS (nem consegui usar, muito lento - pena que gostei muito do visual dele), Kubuntu, testei todas essas distros, o sistema roda liso, com exceção do Zorion OS que dá umas travadinhas, mas as outras ao copiar um arquivo do HD Externo para o HD do notebook o sistema fica todo lagado, se for criar um pen drive bootável também o sistema fica lagado, coisa que no windows 10 não acontecia, poderia está copiando qualquer coisa que dava para trabalhar normalmente no notebook. O que poderia ser isso?

Já testou o xfce…
Acho que o gnome , cinnamon pode estar pesado apesar de ser uma boa configuração.

Já tentou desativar animações…?

O travar acontece quando tenta fazer alguma coisa ou não?

1 curtida

Cara, ainda não testei o xfce estou com ele aqui no pen drive pronto para instalar, estava pesquisando e vi muita gente dizendo que ele é muito leve e que conseguirei personalizar numa boa, então estou pensando em testá-lo. Estou com o cinnamon instalado, mas penso em colocar o xfce agora. Desativei as animações.

O travamento acontece quando eu estou fazendo uma simples cópia para um pen drive ou hd externo, pronto, se eu for fazer isso não consegui mexer mais no sistem, pois fica com lentidão, trava tudo, eu não consigo fazer nada mais. Vou testar o xfce.

Como é que está o seu uso de CPU?

outra coisa, qual é o kernel que você está utilizando no seu SO?
OBS.: Para visualizar o kernel que está executando rode o comando abaixo no terminal:

uname -r