Olá, tenho tido um problema de lentidão ao carregar diversos sites aleatorios como Reddit, Github, Discord, WebWhatsapp, Gnome-Look entre outros, esse problema pelo menos na primeira vez que eu abro o site em questão após fechar o navegador, ou toda vez que eu fecho e abro uma nova do site como é no caso do Github e Gnome-Look. Também percebo essa lentidão em programas que utilizam web integrada, como por exemplo o discord, demora ao carregar conteudos ao trocar de pagina/server, imagens, emojis e envio de mensagens.
Esse problema também notei em diversas distros linux que já testei, Pop_OS, Ubuntu, Fedora, Mint, e na mais recente que estou utilizando atualmente é Arch, unica distro que eu não percebi esse problema foi no Debian 12, e no Windows também não há esse problema.
Acredito que não seja problema com o provedor, tenho 2 notebooks conectados a rede via Wifi que estão ambos utilizando Linux Mint e não há nenhum sinal dessa problema com eles.
Aqui vai alguns informações que acredito que sejam uteis:
Estou utlizando internet cabeada, meu gerenciador de internet no Arch é o NetworkManager;
Ao digitar lspci | grep net
o Ethernet Controller é retornado como Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8211/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 0c)
;
Utilizando o comando find /etc/systemd -type l -exec test -f {} \; -print | awk -F'/' '{ printf ("%-40s | %s\n", $(NF-0), $(NF-1)) }' | sort -f
é retornado:
dbus-org.freedesktop.nm-dispatcher.service | system
dbus-org.freedesktop.timesync1.service | system
display-manager.service | system
getty@tty1.service | getty.target.wants
NetworkManager.service | multi-user.target.wants
NetworkManager-wait-online.service | network-online.target.wants
nvidia-hibernate.service | systemd-hibernate.service.wants
nvidia-resume.service | systemd-hibernate.service.wants
nvidia-resume.service | systemd-suspend.service.wants
nvidia-resume.service | systemd-suspend-then-hibernate.service.wants
nvidia-suspend.service | systemd-suspend.service.wants
p11-kit-server.socket | sockets.target.wants
pipewire-pulse.socket | sockets.target.wants
pipewire-session-manager.service | user
pipewire.socket | sockets.target.wants
remote-fs.target | multi-user.target.wants
systemd-timesyncd.service | sysinit.target.wants
systemd-userdbd.socket | sockets.target.wants
wireplumber.service | pipewire.service.wants
xdg-user-dirs-update.service | default.target.wants
Observações: note que somente o carregamento de sites de conteudo web está lento, não a velocidade da internet em si, mas estranhamente utilizando o site fast.com para verificar a conexão ele fica oscilando conexão entre 40 a 2.5 Mbps e no final diz que não foi possivel encontrar um servidor. Já utilizando o speedtest.net ele consegue encontrar um servidor rapidamente e puxar completamente a velocidade da minha conexão que é de 400Download/200Upload mas com ping extremamente alto, oq já não acontece quando utilizo o Debian 12 ou Windows, a conexão/verificação é instantânea sem pings altos e igualmente nos 2 notebooks mencionados anteriormente (conectados na rede 5Ghz)
Rodando ping google.com
com 100 pings é retornado com 0% de packet loss, mas curiosamente os primeiros 20 pings deram um MS extremamente alto e variado entre 160 a 800 e depois estabilizou entre 5 e 15 mas novamente nos ultimos pings voltou a ter um MS extremamente alto.
Não faço ideia do que é isso ou como resolver, estou desesperado por uma solução, caso alguem tenha alguma ideia pfv me ajude!