Lenovo aumenta a sua oferta de PCs com Ubuntu pré instalado

Nos últimos meses, a Lenovo vem tentando “apagar” uma imagem de desgaste com relação ao Linux, imagem essa desgastada por causa de políticas de administrações anteriores. Mas pelo visto, isso tem mudado.

No começo do ano (2020) fizemos duas reportagens mostrando o porquê do investimento da Lenovo no Linux e assim se juntando a Dell, e também mostrando os primeiros laptops vindo com o Fedora já pré-instalado. Agora parece que a Lenovo vai aumentar mais a gama de PCs oferecidos.

Em anuncio feito nesta quarta-feira (dia 23/09/2020) em seu blog oficial, a Lenovo anuncio o aumento do seu portfólio de PCs com Linux, dando continuidade ao programa inicializado em Junho, e que agora será incluso o Ubuntu LTS nos computadores pré instalados.

Antes sendo possível a compra somente para empresas, agora os quase 30 modelos com Ubuntu poderão ser comprados por qualquer um. Foram incluídos 13 modelos do ThinkStation™ e ThinkPad™ P Series Workstations, e mais 14 modelos das linhas ThinkPad T, X, X1 e a série L para laptops. Esses modelos virão já pré carregado com o Ubuntu 20.04 LTS e Ubuntu 18.04 LTS respectivamente.

O Vice Presidente para PCSD Software & Cloud na Lenovo, Igor Bergman, deu a seguinte declaração:

Lenovo’s vision of enabling smarter technology for all really does mean ‘for all’. Our announcement of device certification in June was a step in the right direction to enable customers to more easily install Linux on their own. Our goal is to remove the complexity and provide the Linux community with the premium experience that our customers know us for. This is why we have taken this next step to offer Linux-ready devices right out of the box,

“A visão da Lenovo de possibilitar tecnologia mais inteligente para todos realmente significa ‘para todos’. Nosso anúncio da certificação para dispositivo em junho foi um passo na direção certa para permitir que os clientes instalem mais facilmente o Linux por conta própria. Nosso objetivo é remover a complexidade e fornecer à comunidade Linux a experiência premium pela qual nossos clientes nos conhecem. É por isso que demos o próximo passo para oferecer dispositivos prontos para Linux direto da caixa, ”

Também tivemos o pronunciamento da Canonical, através do seu VP of Engineering, Dean Henrichsmeyer, que disse o seguinte:

“Lenovo’s expansion of Ubuntu certified devices shows great commitment to open source and the Linux community. With data scientists and developers increasingly needing Linux for emerging workloads, this collaboration enables enterprises to equip their employees with the assurance of long-term stability, added security and simplified IT management,”

“A expansão da Lenovo com dispositivos certificados Ubuntu mostra um grande compromisso com o código aberto e com a comunidade Linux. Com cientistas de dados e desenvolvedores precisando cada vez mais do Linux para cargas de trabalho emergentes, esta colaboração permite que as empresas possam equipar os seus funcionários com a garantia de estabilidade a longo prazo, segurança adicional e o gerenciamento de TI simplificado ”.

Os modelos que vão começar a receber o Ubuntu pré instalado e que estarão disponíveis ainda neste mês de setembro de 2020, e que serão lançados em fases em 2021 são:

• ThinkPad T14 (Intel e AMD)

• ThinkPad T14s (Intel e AMD)

• ThinkPad T15p

• ThinkPad T15

• ThinkPad X13 (Intel e AMD)

• ThinkPad X13 Yoga

• ThinkPad X1 Extreme Gen 3

• ThinkPad X1 Carbon Gen 8

• ThinkPad X1 Yoga Gen 5

• ThinkPad L14

• ThinkPad L15

• ThinkPad P15s

• ThinkPad P15v

• ThinkPad P15

• ThinkPad P17

• ThinkPad P14s

• ThinkPad P1 Gen 3

• ThinkStation P340

• ThinkStation P340 Tiny

• ThinkStation P520c

• ThinkStation P520

• ThinkStation P720

• ThinkStation P920

• ThinkStation P620

Para conferir o anuncio na íntegra, você pode acessá-lo aqui.

Acho muito importante que grandes empresas comecem a oferecer o Linux já pré instalado e assim “cortando” a necessidade dos usuários instalar o sistema por conta próprio, pois uma grande maioria que não é da comunidade Linux, quer somente ligar o seu PC e sair usando e não ter que aprender “Como Formatar o seu PC com X distro”. Espero que essa “onda” de vender Linux pré instalado atinja outras empresas com mais frequência, como Acer, Samsung e por aí vai.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 curtidas

Olha, e é a excelente série Thinkpad herdada da IBM. Pena que esses “tanques” são tão caros.

2 curtidas

A linha ThinkPad é uma das que mais te compatibilidade com o Linux, visto que a Lenovo é a marca “base” para empresas como RedHat, IBM e outras… porém eu sinto falta de uma maior “fluidez” no Linux quando instalado nessas máquinas, seja por culpa da Distro ou mesmo por culpa de drivers…

1 curtida

Cara, nem fale… sou fã da linha TP, tô doido pra comprar um… no meu trabalho me deram um t480s… muito bom… e eu to vendo um t490… porém o preço tá beem salgado… principalmente pelo processador que vem…

Pois é, é como se os notebook dessa linha fossem Macbooks só que no mundo PCs…
O valor deles não é referente só ao hardware em si, mas, a robustez, experiência, história e talvez até um pouco de status agregado. Estimo que uma máquina da linha Thinkpad custe cerca de 60% a mais que um laptop equivalente “comum”.

Lenovo é uma super marca mesmo, eu decidi que todo notebook meu vai ser lenovo a algum tempo.

Em uma viajem pros eua eu acabei comprando um notebook da lenovo e fiquei pasmo quando descobri que podia pagar mais barato por ele vir sem windows, nunca vi coisa parecida no BR.

Ano passado comprei um notebook mais humilde pra ficar levando na rua (quem mora no RJ sabe como a coisa é feia por aqui, ainda mais que ando de busão) e acabei comprando um lenovo thinkpad modelo t440, é um notebook de 2016 com uma bateria nuclear (aliás ele tem 2 baterias, nunca vi isso na vida, uma interna e outra externa que pode ser trocada) e o bicho com um SSD + qq distro linux voa baixo, faz tudo que preciso e sobra desempenho.