Então, instalei recentemente o Lutris pra conseguir jogar league of legends, fiz todo o processo de instalação que nem recomendo, entrentanto começou a dar erro 256, olhei na Internet e consegui uma solução, porem logo depois apareceu outro problema, agora aparece esse problema de “Erro de programa” e a aba que era pra ser o cliente do lol, fica preta.
Ja desinstalei o Lutris e o jogo em questão, mas continua dando o mesmo problema, tentei achar na net mais ninguém falava sobre, então se alguém souber como me ajudar agradeço.
Obs: sou meio leigo nesse assunto, entao se puderem deixar o mais explicado possível eu agradeceria
Sabe o que a Riot poderia fazer, ela poderia lançar o proprio fork do dela do Wine. Assim como faz a Valve. Mas os meninos tem conseguido achar solução paras os pau que o lol da a anos.
Fica de olho no WineHQ, Lutris.
Eu jogo lol no arch linux. Tem alguns detalhes na instalação…
Quando instala o jogo e abre aquela parte para logar na conta vc não pode fazer o login pq ainda tá rolando instalação do lutris no background. Vc só precisa clicar no download esperar baixar e fecha o launcher da Riot.
Outra coisa, para jogar o lol precisa alterar o valor do /proc/sys/abi/vsyscall32 para 0 (zero), sendo que o padrão é 1. Não sei oque esse arquivo em específico faz, não sei se quebra a segurança do sistema etc.
Quando eu usava o pop os, assim que eu clicava em iniciar o lol aparecia uma janela (acho que é uma caixa de diálogo do zenity) para mudar o arquivo citado acima e vc tinha opções para mudar permanentemente ou para mudar somente na sessão atual.
Hoje não aparece a caixa de diálogo para fazer a alteração no arquivo, ou seja preciso mudar manualmente mesmo tendo o zenity instalado.
Mais uma vez eu ressalto: Não sei o que a alteração desse arquivo pode causar. Se alguém souber podia explicar para nós? =)
a riot la que fazer nada disso, o meu lol esse dias tava dano problema ai eles fala " não damos suporte para linux pois e um sistema de codigo aberto e qualquer um pode modificar os arquivos, por esse motivo nos so damos suporte a sistemas fechado " sendo que um monte de jogo que ta saindo hj em dia tem suporte pra linux e não reclama disso, ate antichet os caras consegue coloca pra roda no linux melhor que o do windows.
chatGPT diz:
O arquivo “/proc/sys/abi/vsyscall32” no Linux controla a forma como o sistema operacional lida com as chamadas do sistema em aplicativos de 32 bits. Por padrão, as chamadas do sistema para aplicativos de 32 bits são tratadas por meio de uma interface especial chamada “vsyscall” que é implementada diretamente no kernel do Linux. Essa abordagem tem um desempenho melhor do que a alternativa de emulação de chamadas do sistema, mas também pode apresentar vulnerabilidades de segurança.
Alterar o valor deste arquivo de 1 para 0 desabilita a interface “vsyscall” e faz com que as chamadas do sistema sejam emuladas para aplicativos de 32 bits. Isso pode ser útil em ambientes onde a segurança é uma preocupação, já que as vulnerabilidades que afetam a interface “vsyscall” não afetarão mais os aplicativos de 32 bits.
No entanto, essa mudança pode ter um impacto negativo no desempenho do sistema, já que a emulação de chamadas do sistema é mais lenta do que o uso da interface “vsyscall”. Por isso, é importante avaliar cuidadosamente os prós e contras antes de realizar essa alteração e considerar se ela é adequada para sua situação específica.