Laptop Intel Core i7-6500

Boa Noite,
Gostaria de saber se alguem pudesse me indicar uma Distro que aproveitasse o maximo possivel do meu Laptop Intel CGb de Memoria e 512 Gb nvme .
Estou usando o Fedora 41 e nao gostei muito dele … Acredito que uma Distro que tenha base Debian/Ubuntu seria bom.
Grato,
Luis Ferreira

Boa tarde. Tudo bem?
O que voce nao gostou no Fedora?
Nao entendi bem o tanto de RAM que seu computador tem. Poderia especificar ou mandar uma foto do comando free -h no terminal, ou mesmo das configuracoes do computador no aplicativo de definicoes?

Fedora Linux 41.20241029.0 (Silverblue)
HP HP EliteBook 850 G3
Intel® Core™ i7-6500U × 4
RAM 8,0 GiB
NVME 512,1 GB

Sugiro o Linux Mint LMDE:

Seu computador deve rodar qualquer distro muito bem, mas eu nao sei se usar Silverblue/Kinoite seja uma boa ideia. Essas sao um tipo de distro chamadas imutaveis, mas elas introduzem algumas dificuldades no seu uso, e minha experiencia com elas foi que elas sao muito lerdas pra atualizar e instalar pacotes, principalmente sem repositorios em territorio nacional.

Na verdade, nao tem muita diferenca entre os sistemas Linux, salvo se voce precisa dos arquivos mais recentes por conta de uma placa de video novissima no mercado ou algo do tipo. O Fedora eh uma distro muito boa, mas recomendo voce usar a versao Workstation. Ela traz a interface de Desktop chamada GNOME, mas existem outras diferentes caso queria algo mais parecido com o Windows, como o KDE Plasma, por exemplo, que eh um remix (spin) do Fedora.

edit: mas se voce quiser usar Debian/Ubuntu, pode baixar o Ubuntu 24.04 que eh sucesso, ou mesmo pegar um “sabor” (flavor) do Ubuntu com outra interface de desktop, como o Kubuntu (traz a interface KDE Plasma).

Ubuntu: https://ubuntu.com/download
Kubuntu: https://kubuntu.org/

Baseado no Ubuntu, eu iria de Pop!_OS ou de Mint. Fora dessa base eu escolheria o Manjaro.

Da uma olha nesse topico pra ter uma ideia melhor sobre o desempenho de algumas distros.

Boa Noite, muito obrigado pela ajuda :slight_smile: … muitos anos atraz vi um site que se configurava os dados do seu Hardware e ele mostrava as opcoes de Distros que era mais compativel com ele… mas nunca mais achei o site… :frowning:

1 curtida

muito longo;nao li: use o Ubuntu 24.10.

[Leitura explicativa abaixo]

Amigo, sendo bem sincero, escolher uma distro pode ser simples ou complicado, mas no final acaba continuando simples. Deixa eu explicar.

Se voce ficar procurando o sistema perfeito da forma errada, vai ficar girando e girando ate acabar em algum lugar ou voltando pro sistema que usava antes, seja Linux ou nao.

Se voce definir o que precisa em termos de hardware, o que gosta ou precisa em termos de atualizacao do sistema (precisa de versoes mais recentes, ou pode lidar com versoes mais antigas em troco de maior estabilidade), e o tipo de interface que gosta (antiga, moderna mas similar ao windows, completamente diferente do windows), ai tudo sera mais simples.

Por exemplo: eu uso o computador pra jogar, pra trabalhar com edicao de texto, video, e audio. Ou seja, minha maquina eh uma maquina de producao, e nao posso ficar lidando com consertar problema toda hora, algo que eh comum em distros bleeding edge (que trazem os pacotes nas suas versoes mais recentes). Entao eu preciso de algo estavel, mas tambem nao muito antigo. A interface que eu gosto eh Gnome ou KDE Plasma, entao precisa ser alguma com essas duas. Fedora e uma base bem recente, mas tem tambem o Void Linux (apesar de que esse eh mais DIY e nao vem prontinho), e tem o Open SUSE Tumbleweed, que eh rolling release mas sem quebrar tanto e ainda vem prontinho pra usar (precisa mudar uma coisa aqui ou ali por conta dos codecs de audio video proprietarios em sites como youtube ou Twitch, mas eh isso).

Entao as opcoes pra mim sao: Fedora Workstation 41 (Gnome), Fedora KDE Spin 41 (KDE Plasma), OpenSUSE Tumbleweed (KDE Plasma ou Gnome), Void Linux (KDE Plasma ou Gnome). Todas atendem o que eu preciso, e se alguma nao atender, ainda tenho opcoes como o Artix Linux que traz acesso ao AUR, onde posso compilar eu mesmo pacotes que eu preciso direto do Github.

No seu caso, voce gosta de Ubuntu/Debian. Debian 12 traz pacotes antigos, mas vai rodar tranquilo na sua maquina. Eu recomendo o Ubuntu 24.10 por que eh o mais recente que saiu, e o Debian 12 ja ta ficando mais antiguinho nos pacotes (ta com Gnome 43 e a versao recente ta no 47). Entao, use o Ubuntu 24.10 ou alguma versao dele com outra interface de desktop (DE ou desktop environment) que goste (KDE, Xfce, LXQT, Cinnamon… a lista vai longe).

1 curtida

Rapaz, não sei se vc sabe, mas a Intel tem um sistema operacional Linux, que segundo eles é otimizado para computadores Intel, veja o que eles dizem:

Intel Optimized
Highly tuned for Intel platforms where all optimization is turned on by default. 

segue o link do site da distro:
https://www.clearlinux.org/

Se vc rolar no site ate o final vc vai perceber escrito:

© 2024 Intel Corporation. All Rights Reserved.
*Other names and brands may be claimed as the property of others.

Ou seja é da Intel mesmo, a Intel que fabrica processadores.