Olá, pessoal!
Tenho um desktop antigo (Core i5 4670K e GTX 1070Ti 8GB) que ainda me atende bem na maioria das situações, mas deixa a desejar nos jogos CPU bound mais atuais. Ao mesmo tempo, tenho um estilo de vida movimentado, e sinto falta da mobilidade que um laptop gamer poderia me proporcionar. É possível, também, que eu precise passar algum tempo (em torno de um ano e meio) fora nos próximos anos, e um laptop seria fácil de transportar.
Enfim, ando avaliando a possibilidade de adquirir um laptop gamer, e encontrei este Gigabyte G5 KD (i5 11400H, RTX 3060 6GB) por bom preço (R$ 6.599,90): https://www.pichau.com.br/notebook-gamer-gigabyte-g5-kd-intel-i5-11400h-15-6-fhd-144hz-16gb-ddr4-ssd-512gb-m-2-rtx-3060-6gb-kd-52br123sd
A principal dúvida seria… Será que vai funcionar bem com Linux (atualmente estou usando o Manjaro)? É boa opção de compra no momento atual? Eu conseguiria o dinheiro referente à licença do Windows de volta de alguma forma (preferencialmente sem precisar abrir processo), já que não tenho interesse em usá-lo?
Eu conheço a “novela” da Nvidia com o Linux e convivo com ela faz tempo. Então os problemas relacionados a isso acabam não sendo novidade para mim… Minha preocupação gira mais em torno de algum bloqueio de BIOS ou incompatibilidade de componente central (como teclado ou touchpad).
Infelizmente quase não existem laptops para jogos com placas dedicadas da AMD à venda, então por isso estou optando por Nvidia novamente. Eu não gostaria de comprar um equipamento que tenha poder gráfico inferior ao que minha GTX 1070Ti já proporciona.
O orçamento ficaria em torno do limite de R$ 8.000,00, mas eu gostaria de manter o mais baixo possível, preferencialmente nessa faixa de preço do Gigabyte. Acima disso começa a ficar pesado.
Por sinal, será que conseguiria controlar a iluminação do teclado por meio de algum software no Linux?
Desde já, agradeço pelas respostas.