Laptop Gigabyte G5 KD (i5 11400H, RTX 3060 6GB): boa opção para Linux?

Olá, pessoal!

Tenho um desktop antigo (Core i5 4670K e GTX 1070Ti 8GB) que ainda me atende bem na maioria das situações, mas deixa a desejar nos jogos CPU bound mais atuais. Ao mesmo tempo, tenho um estilo de vida movimentado, e sinto falta da mobilidade que um laptop gamer poderia me proporcionar. É possível, também, que eu precise passar algum tempo (em torno de um ano e meio) fora nos próximos anos, e um laptop seria fácil de transportar.

Enfim, ando avaliando a possibilidade de adquirir um laptop gamer, e encontrei este Gigabyte G5 KD (i5 11400H, RTX 3060 6GB) por bom preço (R$ 6.599,90): https://www.pichau.com.br/notebook-gamer-gigabyte-g5-kd-intel-i5-11400h-15-6-fhd-144hz-16gb-ddr4-ssd-512gb-m-2-rtx-3060-6gb-kd-52br123sd

A principal dúvida seria… Será que vai funcionar bem com Linux (atualmente estou usando o Manjaro)? É boa opção de compra no momento atual? Eu conseguiria o dinheiro referente à licença do Windows de volta de alguma forma (preferencialmente sem precisar abrir processo), já que não tenho interesse em usá-lo?

Eu conheço a “novela” da Nvidia com o Linux e convivo com ela faz tempo. Então os problemas relacionados a isso acabam não sendo novidade para mim… Minha preocupação gira mais em torno de algum bloqueio de BIOS ou incompatibilidade de componente central (como teclado ou touchpad).

Infelizmente quase não existem laptops para jogos com placas dedicadas da AMD à venda, então por isso estou optando por Nvidia novamente. Eu não gostaria de comprar um equipamento que tenha poder gráfico inferior ao que minha GTX 1070Ti já proporciona.

O orçamento ficaria em torno do limite de R$ 8.000,00, mas eu gostaria de manter o mais baixo possível, preferencialmente nessa faixa de preço do Gigabyte. Acima disso começa a ficar pesado.

Por sinal, será que conseguiria controlar a iluminação do teclado por meio de algum software no Linux?

Desde já, agradeço pelas respostas. :slight_smile:

Um tópico no fórum oficial do Archlinux um usuário teve um problema com o touchpad, mas relata que conseguiu resolver e funciona bem, indicando que não teve maiores problemas com esse modelo…

Touchpad settings keep resetting on reboot / Laptop Issues / Arch Linux Forums

Então já sabe :joy:

No tópico abaixo no subreddit do Archlinux, o OP relata bloqueios nas configurações da BIOS…

Outro tópico relatando a experiencia com Ubuntu
https://askubuntu.com/questions/1409557/how-can-i-control-the-keyboardbacklight

Não saberia informar se o OpenRGB te ajudaria :thinking:

Confere Laptop Dell G15 por R$ 6.449,00, onde em sua versão com RTX 3050, tem a opção de vir com Ubuntu 20.04. * Não é uma recomendação.

1 curtida

Put@ de um notebook. Recomendo pelo preço que agora tá muito mais barato que quando eu estava comprando meu PC no inicio do ano ( eu estava pesquisando preço de pc/notebook de várias marcas e configurações). Esse notebook com os 16gb já vindo, 512 ssd e essa tela 144hz ips saíria num valor em torno de 9k fácil.

Eu possuo essa placa só que de computador e meu processador é um pouco mais antigo (i5-10400f). Até agora não consegui fazer outra versão da NVIDIA funcionar nessa placa sem ser a 510 no kernel 6 do linux (uso o debian testing), tentei já instalar o 515 e 520 e até agora não parece que está funcionando.

O orçamento ficaria em torno do limite de R$ 8.000,00

Tenta olhar os notebook da Avell também que possuem uma configuração boa (não sei se tá tendo promoção) e a refrigeração dele pelo que vi de um amigo é muito boa mesmo

Com relação a isso aqui:

BIOS ou incompatibilidade de componente central (como teclado ou touchpad)

Nunca vi nas marcas dos notebooks que já formatei ter esse problema (linhas gamers): lenovo, dell, acer e avell. Tudo funcionava sem problema e o cara pediu para instalar o windows. Talvez tenha até alguém no fórum com esse notebook para lhe informar, aí seria muito bom tirar a dúvida.

Eu não compraria com a rtx 3050 se não fosse por um preço muito inferior que isso.

1 curtida

Obrigado pelas respostas, pessoal! :slight_smile:

@null Obrigado por ter indicado essas referências. Vou pesquisar mais um pouco para ver se o OpenRGB resolveria a situação do teclado. Ou mesmo se esse modelo tem teclas dedicadas para alterar isso sem depender de um software (meu teclado do desktop, por exemplo, tem essa função).

Esse modelo da Dell passa bastante confiança por ter uma opção com Linux. Contudo, a RTX 3050 de laptop acaba tendo uma diferença muito grande em relação à RTX 3050 de desktop, e por isso ela seria consideravelmente mais fraca que minha atual GTX 1070Ti, além de ter apenas 4GB de VRAM. Por esse motivo estou considerando apenas a RTX 3060 (apesar de 6GB de VRAM também serem downgrade em relação à minha placa atual).

@unnamed_name Esse preço parece bem bom mesmo. Em alguns reviews vi um pessoal comentando que chegou aqui na faixa dos R$ 9.000,00 a R$ 11.000,00 (o que seria totalmente inviável). Agora o mercado de hardware está menos caótico, mas mesmo assim esse modelo parece estar bem mais barato que outros concorrentes.

O Core i5 11400H parece ser ligeiramente - bem pouco - inferior ao Core i5 11400F de desktop, enquanto a RTX 3060 é um pouco - notavelmente - mais fraca que a versão de desktop, mas ainda acima da minha atual GTX 1070Ti.

Dei uma olhada nos modelos A70 MOB e A70 HYB da Avell. Pelo que vi em reviews, o acabamento, em alumínio, é absurdamente melhor que a carcaça plástica desse Gigabyte, mas ao mesmo tempo gera um problema: os teclados desses modelos ficam muito quentes em carga alta (nos reviews, o pessoal comenta que chega a ponto de ficar inviável usar). Além disso, o preço é bem mais alto (embora o processador Core i7 seja superior) e não há a disponibilidade de uma baia de 2.5’', algo que me agradou bastante nesse Gigabyte (embora não seja exatamente indispensável, possibilitaria que eu tivesse três discos).

Com relação ao que você comentou sobre o driver 520 da Nvidia, testou com a versão proprietária ou (parcialmente) open source? A versão (parcialmente) open source parece ser problemática e a proprietária tem uns bugs entre os kernels 5.15 LTS e 6.0. Para você ter ideia, meu desktop não conseguia desligar ou reiniciar. Precisei usar o kernel experimental no Manjaro (6.1.0rc2-1) para resolver. Isso aconteceu com os drivers 510 e 515 também.

Com essa configuração vai ser dificil não ter um jogo que não rode no HD, eu já acho esse match de i5-10th ~ rtx 3060 muito bom. Se botar mais processador o gargalo vai ser a placa e se botar mais placa o gargalo vai ser o processador pela minha experiência usando.

Realmente compensaria pelo que tou vendo se fosse usar um teclado externo, você chegou a ver video review no youtube de algum Gigabyte?

Eu baixei por aqui: Unix Drivers | NVIDIA
E segui esses passos: How to Install NVIDIA Drivers on Debian

Eu tava usando a versão 520 com o kernel 5.19, mas assim que atualizou mês passado para versão 6 (atualmente estou usando a versão 6.0.3) ele quebrou e tive que rodar um: $ apt install nvidia-driver e ele instalou a versão 510 que não deu problema ainda. Mas assim eu acho muito dificil mesmo você encontrar notebook sem nvidia para ser sincero, ainda mais no Brasil.

1 curtida

Sem duvidas! A 'indicação do modelo Dell", foi mais ao fato de ter uma possível maior compatibilidade com Linux, contudo não foi a intensão indicar o modelo com RTX 3050, e sim o com RTX 3060, mesmo este só estando disponível com Windows, fazendo o preço subir R$ 699,00 do limite à qual passou, ficando precisamente R$ 8.699,00 * Possivelmente a Licença do Windows, o qual talvez poderá pedir o reembolso o qual citou… Enfim sorte com sua escolha :vulcan_salute:

1 curtida

@unnamed_name Esse i5 11400 com a RTX 3060 deve ser um hardware bem massa mesmo. Em termos gráficos, minha placa atual do desktop (GTX 1070Ti 8GB), que é claramente inferior à RTX 3060, ainda atende super bem na resolução que eu jogo (2560x1080p @ 75 Hz).

O problema tem sido o processador: como é um quad core sem hyperthreading, em jogos como Cyberpunk 2077 ele passa aperto, e outros como Battlefield 2042 sequer são jogáveis. Contudo, isso só ocorre em alguns jogos, a maioria eu ainda consigo jogar bem (Star Wars Jedi: Fallen Order, God of War e Red Dead Redemption 2, por exemplo, rodam de forma aceitável nesse tipo de hardware).

Vi alguns reviews sobre esse Gigabyte. O superaquecimento parece ser o padrão para esse modelo e outros que vi (processador a 90ºC, placa de vídeo a 80ºC), incluindo os Avell (com exceção do Storm Two, que é beeeem mais caro - e feio). O principal problema dele, contudo, parece ser no acabamento da carcaça mesmo. Em um vídeo que vi comentaram que dá para ver que é de baixo custo (o que explica, em parte, o preço mais baixo).

Por sinal, esse Gigabyte não é um Gigabyte, e sim um Clevo renomeado, rs.

@null Tranquilo, agradeço! O problema é que aí fica mais salgado mesmo, rs. Mas a qualidade do equipamento deve ser melhor, principalmente nesse ponto do acabamento.

Ainda estou refletindo sobre todos esses pontos.

A conclusão que cheguei depois de passar semanas pesquisando e ouvindo relatos é que para notebook não tem jeito, vai esquentar. O que ajuda bastante é fazer o básico de simplesmente não deixar ele na mesa sem um apoio para elevar ele, tem esse video do adrenaline de 3 anos atrás que fala sobre Base para notebook faz diferença? E como melhorar o desempenho sem gastar nada! (disclaimer: não curto esse canal, acho que é um dos poucos videos que foram úteis)

Acredito que com essas configurações consiga rodar esses jogos até em hd com 60 fps estável. Teria que vê benchmark. Também tem a tecnologia do DLSS que vem nessas placas rtx. O battlefield 2042 ele tá funcionando no linux de boas? achava que os anti cheat de todos os bfs barravam.

Mas acredito que um bom notebook para seu caso e acho que não vai ter problema de incompatibilidade de hardware (talvez não vá conseguir ajustar as cores do teclado que acho bem provável e esses tipos de luxos). E NVIDIA você já sabe como é kkkkkk meio que de lua funcionar sem problema, se lançassem um notebook no preço legal aqui completo AMD eu compraria sem dúvida.

1 curtida

O Battlefield 2042 está quebrado no Linux (por conta do anti-cheat). Ele eu não tenho - até porque é um jogo ruim, rs -, apenas vi testes usando o meu processador.

O Battlefield 3 eu sei que tem uns probleminhas por conta da necessidade de usar o Battlelog no navegador. O Battlefield 4 e o Battlefield 1 funcionam super bem, eu joguei um bocado e continuo jogando multiplayer. O Battlefield V parece funcionar bem também, mas não comprei ainda (e nem sei se vou, porque o 1 parece ser superior, tanto que é o jogo mais jogado da série até hoje).

1 curtida

Ei, pessoal! Acabei de encontrar esta notícia:

Tomei a decisão de esperar um pouco… Esse i5 12500H é muito mais rápido que o i5 11400H. Além disso, há chance das novas RTX 4000 serem lançadas em janeiro do ano que vem (estou na esperança da RTX 4050 compensar e ter 8GB de VRAM).

Muito obrigado pelas respostas. :slight_smile:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.